sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Filipe I de Espanha, II de Portugal

 No dia 12 de novembro de 1570, Filipe casa-se com Ana da Áustria, sua sobrinha, filha do imperador Maximiliano II da Áustria e da imperatriz Maria da Áustria.

Juntos tiveram três filhos, entre eles, o futuro rei Filipe II de Portugal.

Nesse período, Filipe II organiza nove conselhos: do Estado, de Castela, de Aragão, da Itália, das Índias, da Guerra, da Inquisição, das Ordens e da Fazenda. Organiza seis chancelarias e tribunais privilegiados ou de apelação.

Destrói os núcleos protestantes na península Ibérica (1559-1560), dispersa os mouros de Granada (1568-1571) e vence os turcos na batalha naval de Lepanto (1571) à frente da Santa Liga.

Ana morreu em Badajoz, Espanha no dia 26 de outubro de 1580, quando estava a caminho de Lisboa, vítima de uma gripe. Estava com apenas trinta anos.

Filipe I de Portugal

Em 1580, com a extinção da dinastia de Avis que não deixou descendentes, D. Filipe II da Espanha entra em Portugal e se faz reconhecer rei nas cortes de Tomar, em 1581, como neto do monarca português D. Manuel I.

É o início a Terceira Dinastia da Coroa portuguesa, designada como Filipina, assumindo o título de Filipe I, tinha cinquenta anos e prometeu viver em Portugal e manter os cargos públicos em mãos portuguesas.





Com Filipe I inicia-se um período de dominação espanhola, que só terminou em 1640.

D. Filipe I aproveitou a paz entre os dois reinos para reorganizar o país. Com um vasto território para governar, ficou conhecido como “rey de los papeles”, por estar sempre rodeado deles.

Em 1587, Filipe II, com interesses religiosos e comerciais, resolve lutar contra a Inglaterra e prepara uma força naval, composta de cerca de duzentas embarcações e um exército de vinte mil homens, a que chamou de Armada Invencível.

A derrota imposta pelos ingleses teve um desfecho desastroso, principalmente para Portugal, que viu a maior parte de sua frota naval ser destruída.

Em 1583, o monarca saiu de Portugal, onde nunca mais regressaria. Deixou como vice-rei o cardeal-arquiduque Alberto da Áustria, seu sobrinho, que assegurou o governo até 1598..

Filipe II da Espanha faleceu no palácio El Escorial, Espanha, no dia 13 de setembro de 1598. Foi sucedido por seu filho Filipe II de Portugal e III da Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário