segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Recordar UM POEMA

 








Maria Elisa Ribeiro
 está com 
Licéria Lobo
 e 36 outras pessoas em 
Moscovo
.

10 de janeiro de 2014 
Conteúdo partilhado com: Público
Público
Poema :
LÁ LONGE- NO- DEVANEIO
Vou pela vida a desistir-num-constante-renascer.
Sou Primavera e Outono, a correr…
Tudo o que sou, junta-se, continuamente, a tudo quanto já fui.
Memórias retornam, a cada momento em que me debruço sobre a folha
de papel onde, como que por magia,
as letras se encadeiam e fazem nascer Poesia.
……………………letras quentes, ansiosas por se revelarem como segredo
[escondido]
…………………..na beleza de pétalas rubras-em-aroma-alegria.
………………..…letras loucas, pedaços de pedras do rio, forçadas a resvalar
…………………..a caminho de um Além, Lá-longe-no-devaneio.
A vida nasce diariamente e espreguiça-se sob os raios brilhantes
[de um sol maior
que se arrasta pela terra a abraçar montanhas serenas, mares revoltados
[flores em germinação plena e
[grãos de trigo, em seara
[ondulante,
[refrescada pelos sonetos de
[Florbela. ]
Tranquilidade-intranquila
a desta pequena península do tamanho da Humanidade
onde os barcos adormeceram tontos,
cansados dos mares revoltos de beijos que sabem a sal…
*Desistir não é viver*
Sigo, então, pela via-do-renascer-nómada,
num livro de viagens que me conduz ao velho continente
[dos rudimentos da Poesia.
Encadeio rotas e rumos nas palavras,
louras algas agitadas em brumas de memórias
sepultadas nas areias de desertos, ensopados de loucuras.
Já fui Restelo de Belém…
Já fui “Ilha dos Amores”…
…fui Alcácer-Quibir, também!
Fui alegria e fui dor!
Nos intervalos-de-mim tento ser poesia-ventre de ouro e sol,
…papoila- vermelho-vivo- a- fugir
de um areal partido ao meio,
por força de um temporal.
Maria Elisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário