quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A situação portuguesa...

Através do blog : http:// filhosdeumdeusmenor.blogspot

A PREVISÃO DA IMPUNIDADE...

A situação politica e social em Portugal permito-nos fazer previsões no que concerne à impunidade. Poderá acontecer que, minados embora os alicerces morais e da civilidade do estado social, este se mantenha, por algum tempo, na base do receio das punições estaduais, que tentarão garantir um certo mínimo ético, definido pelo poder. Mas, para isso, era preciso que as sua dureza ou solidez da rede preventiva estabelecida, as sanções legais fossem, efectivamente, temidas. A verdade é que, infelizmente, não é assim.
Agigantaram-se as previsão de que as infracções ficarão impunes e, por isso, o alargamento da esfera da marginalidade tende alargar-se no interior do Estado.
E, por autodefesa contra os marginais, ou por natural propensão dos homens para claudicarem, lesando o seu semelhante e renunciando ao próprio aperfeiçoamento, alastrará a convicção de que tudo é permitido. Os últimos acontecimentos demonstraram que a "voz de Deus", - ouvida desde as ilhas selvagens - não teve eco a 1000 quilómetros de distância. Agora a desobediência à voz de "Deus" - que foi tão apelativa - o próprio Estado há-de ser tentado a renunciar às suas funções, duvidando da legitimidade, do fundamento, para exercê-las. Também não me parece que hajam castigos humanos pois os maiores responsáveis já estão senis ou abandonaram o "barco".
Agora que "Deus" esta mais próximo, não tardará que alguém lhe rogue para que não de demore a satisfazer o pedido pendente: remodelar o Governo ! Como se isso fosse decisivo para a "salvação nacional".
Porém, a convicção de que tudo é permitido há-de passar. Até, mais que não seja, pelo instinto de conservação dos homens, que terá influenciado a construção de Hobbes. Ainda assim, haverá muitos que tentarão, tudo por tudo, para manter o "caos" para que assim, possam "brilhar" na sua "loucura"...

Paulo
Postado por Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário