quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"Quero voltar a FEZ..."




FOTOS GOOGLE



E que sucede, quando, de repente,nos dá para questionarmos os horizontes de que fizemos parte?
Momentos de reflexão!- recurso inevitável às memórias da vida!- viagens que aconteceram no nosso"perder países, sendo outro, constantemente..."( PESSOA)

O Tempo é uma noção muito relativa...Passamos, por vezes, a barreira dos nossos limitados recursos e pomo-nos a caminho, numa incessante "Peregrinação" a "SANTIAGOS de COMPOSTELA", espalhados pelo Universo...
O que é "um dia passado"...é coisa que não tem o mesmo significado para os diferentes viventes...
Passei, ao longo da vida, por sítios onde permaneci para o Eterno...Estou lá!- e de lá desaparecerei, quando for cumprida a minha vontade derradeira de ser lançada ao MAR... que se estende por todo um MUNDO, na pessoa dos Oceanos e das Barragens do YANG-TSÉ, no GOLFO DO PANAMÁ, nas vielas de água de VENEZA...na pessoa de uma estrela que vai nadando ...nadando...nadando...

Tenho aprendido tanto... que se revela tão pouco no momento da VERDADE!
Enriqueço-me conhecendo seres humanos, crenças, religiões, usos, costumes e tradições...e continuo a entender que, com quem menos aprendo é com a hipocrisia e a maldade ignorante do povo do meu país...Há tanta gente tão má!...

Não esqueço- porque ainda lá estou!-o misterioso místico do cheiro árabe de MARROCOS...mais precisamente, de FEZ...

Outros se terão encantado com a moderníssima AGADIR...a fabulosa RABAT... a "perdição" de MARRAQUEXE...
Eu perdi-me no encantamento dos cheiros exóticos e do sabor a mundo secreto do deserto...da FRENTE POLISÁRIO de LIBERTAÇÃO DO POVO SARAUÍ...Perdi-me no odor da prisão onde morreu o INFANTE...outra história que a HISTÓRIA não sabe contar...

Povo que se esconde no ar livre dos mercados "orientais"...turbantes negros de perdição ...olhos mouros verdes do ar do mar e dos desertos ,a um passo de camelo...
Homens de sonho e pesadelo...calças negras como a dureza do viver atormentado por um ideal...desejados, na beleza do porte ancestral da DIGNIDADE humana!

E tenho o cérebro nas mãos...ansioso por escrever depressa o que tem que desanuviar a minha alma, desfeita em pó de areia...
Na velha Medina, enjoada com a mistura de odores saídos das "vendas", dos restaurantes, das perfumarias e dos curadouros de peles... da multidão nas labirínticas ruelas com seus cheiros naturais, encontrei o meu "MINOTAURO", em forma de uma tal dor de cabeça, que me fez vomitar...
Vi a sensualidade dos que me olhavam, velhos e novos, num tom de adoração pela brancura avermelhada da minha pele...Mulher diferente...irradiando o exotismo da parte ocidental do mundo...acompanhada por um guia do Hotel...Cerimoniosa e respeitosamente, cediam a passagem a este pobre ser, que não via a hora de deixar de ver serpentes, barracas de missangas, de ouro e outras "iguarias", drogas autênticas para os olhos das mulheres...Coisa estranha! nunca senti o perigo de que tanta se fala...E era mais nova...fulgurante no meu orgulho de SER -num-permanente- devir...


A VERDADE da verdade de outros povos passa por mim, fixando-se no meu sangue!


Voltarei a MARROCOS...quero voltar a sentir o AMOR que perdeu a vida dos meus antepassados...no deserto ...em AlCáCER_QUIBIR...

QUERO, AFINAL, O MUNDO NOS TEUS OLHOS, VIDA A SORRIR!

17 comentários:

  1. A foto que tens no topo do blog, é da quinta da regaleira não é? :$

    ResponderEliminar
  2. Não, PEDRO! É do PALACE HOTEL DO BUÇACO; concelho de MEALHADA, DISTRITO DE AVEIRO= MONUMENTO NACIONAL E PATRIMÓNIO UNIVERSAL!

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga, Marrocos parece feito de magia, tudo encanta, desde os distribuidores de água no mercado, até a beleza ímpar dos tuaregues...Sou fascinada pela beleza desse País..Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Esses mundos estranhos, com outros códigos, outras leis, outros cheiros e sabores, mas tão humanos também. Encantam, fascinam,intrigam, amedrontam e nos fazem desejar conhecer mais e melhor como se procurássemos uma parte perdida ou desconhecida de nós mesmos.
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Querida ELISA!
    Ignorante sei que não és!
    Não te posso falar somente em PORTUGUÊS
    NÃO ENTENDERIAS que falar de mim é contar-te
    indecisões que desconheces, buscas em que não te empenhas,paixões que não terias, decepções que não mereces, idéias que não guardas. Problemas que te fariam rir é o que partilharia contigo.
    por isto, falo-te das coisas COMUNS tal que vejas teus sentimentos nas minhas palavras.

    Beijos
    Tácito

    ResponderEliminar
  6. De todos os países onde "fomos"...trouxemos cheiros, costumes e bebemos um pouco ( ou muito...) a alma desses povos ...por isso a nostalgia do Oriente, o mistério das Áfricas e colorido das Américas... Seremos sempre um povo multifacetado... com uma alma do tamanho do mundo...
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  7. QUERIDO T@cito: não sei o que não compreendo...E continuo a não te compreender...
    Fala-me noutra Língua...
    BEIJOS
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  8. GRACINHA: confesso que pensava ter-te desagradado, em qualquer coisa...Não vejo os meus comentários no teu sítio e cheguei a um ponto que, pensando que haveria um qualquer problema com o PC, desisti...
    Pois amiga, todos nós temos no sangue os cheiros a canela... a pimenta...as ostras do RIO YANG -TSÉ...
    BEIJOS DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  9. Angela: há uma concordância tácita entre os nossos pontos de vista...
    BEIJITOS

    ResponderEliminar
  10. Nessa encruzilhada do desejo e da necessidade, não deixes nada: Volta.

    Beijinho minha querida.

    ResponderEliminar
  11. Minha Querida
    Porque ficaria desagradada contigo? NUNCA!
    Embora tenha ficado triste por...em 3 posts seguidos...não ter um teu comentário que tenho sempre muito em conta! Este mês de Agosto foi um pouco lúdico para mim e...decidi "brincar" com as minhas recordações que afinal descobri que são tambem as de muita boa gente...Isso, alegrou-me!
    Não posso estar sempre a contar histórias tristes... porque eu sou a alegria e a tristeza...mas mais da primeira.Beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  12. GRACINHA: leste o que eu escrevi antes?
    Obrigada, querida amiga!
    BEIJITO DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria, passei para apreciar seus belos posts.

    A alguma tempo, nãocomentava, porém não quer dizer que não aparecia.

    Bom final de semana.

    abraço

    ResponderEliminar
  14. J Araújo: que prazer me deu!ACREDITE! Mas sou eu que estou em falta consigo...As férias de Verão trazem-me família, trabalhos... e uma nova paixão, o FACEBOOK...DEPOIS, o tempo falta para certas obrigações. PERDOE-ME!
    BEIJO DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  15. "E tenho o cérebro nas mãos...ansioso por escrever depressa o que tem que desanuviar a minha alma, desfeita em pó de areia..."

    Quantas vezes não atropelo a Língua na ânsia de colocar o sentimento rapidamente, através dos dedos, no papel, ou no ecrã? Mas nunca somos suficientemente rápidos, pois não?
    Sempre algo se perde. E mesmo quando o tempo é suficiente, há sempre pensamentos e sensações que simplesmente me são impossíveis passar para palavras.

    Até.

    ResponderEliminar
  16. Sim, ANDRÉ!
    Adorei ver que me compreendeste...
    Tinha tanto para dizer...mas lembrei-me de que ,nem toda a gente consegue imaginar uma mulher a descrevê-las...
    ATé...sempre!
    Mª ELISA

    ResponderEliminar