terça-feira, 10 de agosto de 2010

"CRETA...


“CRETA…”



Luxuriantes, perigosas, sombrias,
belas avenidas da vida amazónica,
centrais do ar que respiro e suspiro.

No meio dos pantanais,
perdido por bandas inóspitas,
passaste, “Imperador da LÍNGUA PORTUGUESA”,
por lodaçais incógnitos, dos índios em defesa…

Minha Amazónia, pulmão do meu Planeta!

És a minha CRETA onde, em suaves ondas,
viajam as anacondas!

O mundo novo, em estertor,
trata-te com desamor.

Amo-te, Natureza viva, nos mais recônditos milésimos
das palavras do douto senhor, do “Sermão da Sexagésima”.

Amo-te, vida natural, no que tens
de mais brutal, seja homem ou animal!

Perco-me, nessa floresta…
Respiro com o jaguar;
Solto do papagaio o pio;
Penso nas feras do Mundo
e tremo, de horror, com frio…

“Vejo” os peixes do rio,
cabecitas fora de água,
atentos e magoados, ante a dor do missionário,
que, por levar paz às almas,
teve que andar arredio…
Invejo tudo o que ouvistes,
no “SERMÃO de SANTO ANTÓNIO”…




C6F -144/15 –SET/09

24 comentários:

  1. Maravilha....Poema lindíssimo e
    passagens conseguidas.
    Não sei os termos certos,para
    comentar direito....me desculpe
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. "O mundo novo, em estertor,
    trata-te com desamor."

    Palavras para quê.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Lindo poema! Nem o calor lhe tira a inspiração...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Menina linda poesia e linda paisagem Pois Santo António não fazia só sermões aos peixes.
    Um beijo
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  5. Andradarte: disseste tudo, meu querido...
    BEIJOS de
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  6. Luísa: tenho estado a passar os poemas todos para o PC...
    DEPOIS , querida, é só copiar...
    BEIJOS Mª ELISA

    ResponderEliminar
  7. Santa CRUZ: é tão bom ser menina...
    Obrigada pelas tuas gentis palavras....
    BEIJOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  8. MANUEL MARQUES: vais AO FACEBOOK?
    ESpero por ti...

    ResponderEliminar
  9. Minha querida amiga, adoro seus poemas e poesias, você sempre agregando valores, falando muito da nossa querida Amazônia, valor que talvez nos brasileiros não tenhamos nem idéia, e muito menos nossos "queridos" governantes que apenas viajam, viajam....Beijocas

    ResponderEliminar
  10. "A esperança é cheia de confiança. É algo maravilhoso e belo, uma lâmpada iluminada em nosso coração. É o motor da vida. É uma luz na direção do futuro."

    (Conrad de Meester)

    Boa Noite....Beijocas mil!

    ResponderEliminar
  11. E mais, Maria Elisa, e muito mais... Bela ode. UM beijinho

    ResponderEliminar
  12. Elisa,

    Espero que esteja a passar umas boas férias, e a recuperar energia para o início das aulas. Bem precisamos dela.

    Beijos

    ResponderEliminar
  13. lindo poema e imagens, parabéns!

    querida, estou com um poema novo, se quiser opinar ficarei feliz, veja um trecho:

    Com as forças sobrenaturais
    invadiste, tomaste meu corpo
    antes que eu algo balbuciasse
    sagaz, minha boca silenciaste.

    ResponderEliminar
  14. MARILU: alguém que ame, tem de falar... e eu não calarei a voz ,sobre um sítio que amo, sem conhecer...
    BEIJOS, querida!
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  15. DANIEL CÂNDIDO: muito...muito mais! Tu conheces como eu penso ...
    ADORO-TE, de amigo...
    BEIJOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  16. Valter MONTANI: já lá vou, meu amigo...

    ResponderEliminar
  17. LEVY: pensava que estivesses zangado comigo...Bem sei que é difícil ser "NEUTRAL"...
    Beijos de
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  18. PARTILHA DE SILÊNCIOS: obrigada pelas tuas palavras singelas, que dizem tudo...
    BEIJOS
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  19. registro e agradeço por seu comentário em meu blog, bjs e boa tarde/noite

    ResponderEliminar
  20. CAMINHOS POÉTICOS: Lindo PENSAMENTO, AMIGA!
    BJS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  21. Valter MONTANI:Acho teu poema lindíssimo!Há nele qualquercoisa que "anima", que desperta o desejo...Este teu poema é a prova viva de que o amor integral é espiritual e físico!
    FEliz a MULHER que o vai viver contigo, meu querido, pois o poema "fala" desse grande AMOR...
    UM poeta português do sécXIX, ALMEIDA GARRETT refere-se a esse verdadeiro amor, no poema "CINCO SENTIDOS" e diz, quase no fim..."e os meus sentidos/ todos num confundidos..."

    É uma bebedeira de sentidos, o teu lindo poema1
    Posso dizer-te uma coisa?... TENHO INVEJA DESSA MULHER...


    BJS
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  22. Zangado eu?? Não!!! Venho cá quase todos os dias... ando é a comentar pouco. bj

    ResponderEliminar