segunda-feira, 1 de junho de 2009

FESTA DO ESPÍRITO SANTO EM VILARINHO








AINDA SE MANTÉM A TRADIÇÃO DA FESTA ANUAL,EM HONRA DO SANTO PROTECTOR,NAS ALDEIAS DO NOSSO INTERIOR.É PRETEXTO PARA A UNIÃO E REUNIÃO DAS FAMÍLIAS.ESTIVE,ONTEM,EM CASA DE UMA PRIMA E CAPTEI ALGUNS MOMENTOS DA FESTA RELIGIOSA. HÁ SEMPRE FIGURAS TÍPICAS...FOI EM VILARINHO DO BAIRRO,CONCELHO DE ANADIA; TERRA DE VINHO DA BAIRRADA, ABUNDANTE E GENEROSO. É SEMPRE UMA ALEGRIA VER CHEGAR O "PESSOAL", QUE VEM DE TODAS AS PARTES DO MUNDO ,PARA OS FESTEJOS DA SUA TERRA!

9 comentários:

  1. Nunca deixa de ser interessante como um culto tão iminentemente pagão tem raízes tão profundas na nossa cultura religiosa de matriz cristã. Esta festa do Espírito Santo (bem como todas as outras festas com o mesmo nome) tem origens bem mais obscuras do que parece...

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria tens um selo lá no meu blogue.Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Maria de Fátima:és uma jóia de ser humano!Obrigada!Assim que eu for capaz de o fazer, criarei um ,também, para os meus grandes amigos deste espaço. MUUUUUUUito obrigada!
    Beijinho de lusibero

    ResponderEliminar
  4. Cirrus, fale-me disso...Eu ,ali, vejo apenas e tão só, não religiosidade ,mas a quase obrigação de juntar famílias.
    Abraço de lusibero

    ResponderEliminar
  5. Maria

    Segundo o nosso estimado historiador Paulo Loução, as festas de Espírito Santo atingem o zénite nos Açores, em Ponta Delgada, sendo que Portugal é praticamente o único país que celebra o Espírito Santo desta forma. A festa em si foi sempre tomada como católica, mas as motivações por detrás da efeméride vão muito além disso.

    Como por certo deve saber, Portugal deve grande parte da expansão marítima a uma Ordem religiosa, a Ordem de Cristo, com sede em Tomar. Curiosamente, esta Ordem sucedeu temporalmente à infame Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecida como Ordem do Templo ou dos Templários, que encontrou em Portugal e em Tomar o seu último refúgio depois da Sexta Feira Negra ordenada por Filipe, o Belo, e pelo Papa de então, salvo erro, Clemente VI, também francês.

    Ora esta ordem foi quem instituiu o culto do Espírito Santo, em contraposição a Roma, mais interessada nas Cruzadas e Indulgências e no culto dos Santos. Sabe-se que a Ordem dos Templários não era uma Ordem estritamente cristã, aceitava como igualmente válidos os argumentos de outras religiões, mormente o islamismo e o judaísmo. Aproveitando uma série de festividades pagãs, cuja origem se perde nas origens do tempo conhecido, os Templários instituíram o Culto do Espírito Santo, que deve ser encarado muito mais como uma festa simbolizando o panteísmo e a união dos diversos credos do que uma simples romaria cristã ou católica.

    O seu sentido é muito mais profundo do que pode parecer à primeira vista.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, CIRRUS!Sou uma leitoda atenta da obra de Paulo Loução ,do qual tenho TODA a obra.Mas não me passava pela cabeça que o "Cirrus" estivesse a pensar nesse aspecto da questão!Ainda hoje, se bem pensar nisso, as grandes questões geo-políticas estão inter-relacionadas com o tronco comum das três grandes religiões...Sabe que o povo simples é alheio a estes nossos temas de conversa...
    UM ABRAÇO E UM MUiTO OBRIGADA DE LUSIBERO (com toda a sinceridade!)

    ResponderEliminar
  7. A nossa matriz cultural tem elementos das três religiões. E isso é bem explorado pelo Paulo Loução, na minha opinião, no Terra de Mistérios, por exemplo. Bem como a nossa muito especial pré-história religiosa (ibérica).

    O povo simples sabe de muitas destas coisas, através das suas tradições e experiências, porém não lhes dá o devido valor. É pena, de facto,

    ResponderEliminar
  8. Obrigado por ter partilhado as fotos. Sabe o que gosto? das tradições. Independentemente do valor religiosos, cultural ou meramente simbólico que tenham...

    beijinho amigo

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, Daniel, pelas palavras e pelo "sentir"...Foi essa, realmente, a minha intenção, ao mostrar aqui, com humildade, as minhas fotos."VEJO" o que o "cirrus" pretende dizer e respeito ,também com humildade prenhe de sinceridade, a sua opinião...Mas eu só queria dar um enfoque às nossas, ainda vivas, tradições.
    Beijo amigo de LUSIBER

    ResponderEliminar