quarta-feira, 17 de junho de 2009

Exames de PORTUGUÊS/09

Vai sendo moda ,em alguns jornais diários, dar "setas para cima ou para baixo" a personalidades e a factos, que agradam ou não a quem o faz; ou entao, dão nota "positiva ou negativa"...Ao abrir o "Jornal de Notícias" de hoje, lá dei de caras com a nota positiva à ministra da Educação, porque" tudo correu bem" nos exames nacionais ,desta disciplina. Como Professora de Português que fui, até ao segundo ano desta equipa ministerial, da qual "fugi a sete pés"por não estar pronta a enganar os alunos, os encarregados de Educação e a mim própria, tirei algumas conclusões,com as quais nem pretendo que se condorde, porque são minhas e tiveram por base o meu trabalho digno ,de 37 anos de serviço.
Este foi um ano de luta para os meus colegas;e, concordando todos com um sistema de avaliação, justo, adequado e não fracturante, a verdade é que o ano escolar não decorreu serenamente, por culpa, principalmente, da atitude afrontosa da equipa da "5 de Outubro2 que, à boa maneira do "grande líder", autoritário e soberbo,quis pôr de joelhos os docentes e achincalhá-los, na sua dignidade!Aliás, se bem se recordam, a própria D.lurdes rodrigues reconheceu que nem sempre as coisas correram bem ,entre eles e os professores, numa entrevista, mais ou menos há um mês, a um canal de televisão... Estava ela ,nesse dia, toda berrante, no seu casaquinho vermelho...
Pois bem: os exames de Português deste ano foram tão fáceis, tão contra -natura, que chocaram os bons alunos e os docentes. E porquê? Tenho, cá para mim, que por causa do clima de crispação que se viveu todo o ano, entre os contendores. Sendo os exames fáceis, a ministra pode atirar à cara dos Professores que as manifestações e as greves de nada valeram ,"porque as notas podem vir a ser boas... melhores do que no ano passado"!Fosse o exame deste ano feito de modo mais regular ,de acordo com as exigências próprias de alunos que vão para a Universidade e outro "galo cantaria!
Pudesse a ministra estar agora no princípio do seu "reinado" e vocês veriam como ela arranjaria maneira de culpar os docentes pelo descalabro... afirmando, é claro! que tal se devia aos professores, porque andaram "todo" o ano em guerra com ela!
Mas nada já pega, minha senhora, porque ,como bem dizia ,há pouco tempo, o meu estimado colega SANTANA CASTILHO, a senhora não merece respeito ,porque não respeitou nem se deu ao dito respeito. Talvez não fosse pior voltar a frequentar bancos de escola ,para saber o que é dar aulas com amor e dignidade, como eu sempre fiz!Nâo lhe perdoo ter-me feito deixar a Profissão que eu amo, ainda e sempre!

5 comentários:

  1. "Sendo os exames fáceis, a ministra pode atirar à cara dos Professores que as manifestações e as greves de nada valeram"

    Obviamente existem intenções politicas. So lamento, Lsuibero, que tal como tantos outros colegas seus, tenham deixado de leccionar porque nao concordavam com uma especie de subserviencia subversiva ao alterarem arrogante e unilateralmente apesar de algumas inflexões aqui e ali, todos os parâmetros que até agora existiam da mais elementar sensatez na classificação dos alunos e na amneira como os docentes eram classificados (nunca pela forma como agora se quer)...

    Apesar de ter sido uma decisao dificil que tomou e que lamenta, só mostra que os principios valem mais que muitas outras coisas...

    Outras pessoas fizeram o mesmo, mas neste caso falo de si.

    Um particular beijinho

    ResponderEliminar
  2. Estimada Maria
    Essa foi forte e certeira! Esta na hora de deixarmos de ser politicamente correctos e se CHAMAREM OS BOIS PELOS NOMES. Nem so na sua area se notou o descalabro e a incompetencia deste Governo, mas aqui principalmente as coisas correram muito mal. Pergunto-me muitas vezes se estes Senhores (as) que assumem cragos politicos, se preocupam com a forma como o seu desempenho fica registado na historia. que exemplo e que motivo de orgulho deixam por heranca aos seus descendentes...
    Um beijo terno para si e tomara que o seu sacrificio e o de tantos colegas seus tenha servido de exemplo para as geracoes futuras, mas num pais de curta memoria como o nosso, talvez nao se aplique.

    ResponderEliminar
  3. Daniel(lobinho):um dos valores que sempre me incutiram, foi o de ser leal comigo própria. Dessa lealdade advém, naturalmente, a lealdade para com quem nos rodeia.Comecei a ser Professora aos 18 anos("PRIMÀRIA") depois da licenciatura, fui uma digna Professora de Portugu^s;como pode imaginar, fui penalizada ,em termos monetários, quando, com quase 38 anos de serviço...mas sem idade!
    resolvi optar pela minha saúde mental
    e por não enganar os meus alunos. Estava cansada da incompetência e da maldade daquela equipa!Tenho tanta saudade dos alunos que não voltarei a ter, confiantes na minha severidade leal...Mas, como diz o povo"Vão-se os anéis e fiquem os dedos".Os "anéis", os alunos, continuo a tê-los aqui em casa...Os "dedos", a minha saúde mental, reganhei-a,saindo pela porta principal!

    ResponderEliminar
  4. Francisco:um abraço de boas vindas!Já leu o jornal da Mealhada, desta semana?Ou o de MORTÀGUA E PENACOVA? Eu falo assim aos meus leitores:sempre sem medo, que parece que foi o que os últimos governos têm pretendido, ao retirar apoios aos jornais locais e regionais.Tenho medo é de mim própria ,quando náo me defino...De resto, não, meu amigo. SE não for pedir muito, leia o que disse ao Daniel.
    BEIJO amigo de lusibero

    ResponderEliminar
  5. Quanto a admiro pela sua coragem em ser penalizada (sabemos disso) mas em prol da referida saude mental que, obviamente, neste contexto, tem a ver com os valores e os principios. Se todos tivessem verticalidade, provavelmente nem manifestaçoes havia.

    Professora da primaria quando da licenciatura. Que lindo. As profissoes que mais admiro sao professores da primária porque são as fundações de todo o conhecimento posterior, e os enfermeiros por poderem ter um relacionamento nao meramente tecnico como se pede aos médicos.

    Grande beijinho

    ResponderEliminar