terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Poema:
PENSO-ME
Inicio a minha viagem. Penso-Me.
Penso-Me e fixo o mar, neste entardecer estelar.
Penso-Me, de pé, na areia seca, longe da maré,
__________ e deito-me de braços abertos, quando os sentidos
_______despertos me pedem para ver o infinito-finito-de-Mim.
As estrelas estão longe, neste verão quase no fim.
Leio-as, porque as quero saber vivas no poema
que sou levada a escrever, quando me pensar…
_________________As minhas palavras têm memórias
____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso
_________o momento do mistério inquietante de me escrever
______ao ver-me, por dentro, em imagens fixas
____ que pertencem às eternidades e não às memórias…
Penso-Me com os movimentos da minha imaginação,
que é um universo que vai de horizonte em horizonte,
como água em busca de uma fonte-redenção.
As eternidades perderam-se, decerto, ao viajar pelo
meio do cintilar de cristal, que o firmamento tem para nos dar...
Quando me penso, renasço um pouco…revivo cada momento louco
em que fui…em que Aconteci…/
e creio numa ligação entre mim e as coisas mais distantes que foram
forjando a rocha de onde nasci./
Rocha------sol-----luz-----noite e sombras na escuridão de que vim…
¨São milénios inexplicáveis, os tempos que me atiraram com uma rajada de vento contra todos os elementos, que me circundam e onde abundo.
Num acto de Iniciação, investi-me-de-Mim, de uma Verdade onde a sensibilidade afirma a minha presença no mundo.
Fechei círculos que se foram abrindo, ao caminhar para a eternidade, na procura do meu Graal… mística e indefinível grandiosidade, estranha e inimaginável, como a noção de realidade que dela me acerca.
Penso-Me. Não Me sei.
______E do que sei, não sei nada!
______No Tudo, sou Nada,
___________porque sou tão só a evidência de que aconteci num horizonte
_________de possibilidades, que sempre Me-desconheci…
Sou, portanto, toda a causa do meu combate por mim…
Olho o cimo da montanha,
e cá de baixo prevejo uma escalada mística…estranha…
Maria Elisa Ribeiro
OUT/014
Foto Google sem autoria identificada

Sem comentários:

Enviar um comentário