quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Comunicar e viver em sociedade-Artigo de reflexão


Dizia Umberto Eco:"O conceito de texto não pode ser reservado apenas a uma análise em termos de sistema de significação,pois trata-se já de um problema de comunicação."(In NET)




A vida em sociedade confia que uma pessoa saiba ser capaz de se exprimir e comunicar.
Temos necessidade de identificar e avaliar fenómenos de compreensão e de expressão oral ou escrita.
Não tendo essas competências, não sabemos responder à comunicação.

É ,por conseguinte, necessário e importante, saber ouvir, falar, ler e escrever.
Conhecer bem como analisar e saber aplicar a linguagem e o mundo que ela nos oferece, são condições primordiais para que a comunicação se possa realizar.

Por esse motivo há por vezes modificações na sociedade que requerem uma modificação, lenta e progressiva, numa Língua, como aconteceu em finais do século XX e que obrigaram a transformações, quer no Léxico(as palavras) ,quer na Sintaxe(regras gramaticais e estrutura morfo ssintáctica.

Graças à capacidade de comunicação, o homem consegue desenvolver-se e fazer progredir o mundo, construir mensagens e transmitir pensamentos,sentimentos,emoções e acções.

Aprender a língua materna, que no nosso caso é o Português, não pode limitar-se a dominar palavras que nos permitam falar e ouvir, mas adquirir conhecimentos que nos garanta compreendermo-nos bem e de um modo perfeito e proveitoso.


Maria Elisa Rodrigues Ribeiro
Licenciada em Estudos Portugueses
Fev/019

Sem comentários:

Enviar um comentário