"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Comunicar e viver em sociedade-Artigo de reflexão
Dizia Umberto Eco:"O conceito de texto não pode ser reservado apenas a uma análise em termos de sistema de significação,pois trata-se já de um problema de comunicação."(In NET)
A vida em sociedade confia que uma pessoa saiba ser capaz de se exprimir e comunicar.
Temos necessidade de identificar e avaliar fenómenos de compreensão e de expressão oral ou escrita.
Não tendo essas competências, não sabemos responder à comunicação.
É ,por conseguinte, necessário e importante, saber ouvir, falar, ler e escrever.
Conhecer bem como analisar e saber aplicar a linguagem e o mundo que ela nos oferece, são condições primordiais para que a comunicação se possa realizar.
Por esse motivo há por vezes modificações na sociedade que requerem uma modificação, lenta e progressiva, numa Língua, como aconteceu em finais do século XX e que obrigaram a transformações, quer no Léxico(as palavras) ,quer na Sintaxe(regras gramaticais e estrutura morfo ssintáctica.
Graças à capacidade de comunicação, o homem consegue desenvolver-se e fazer progredir o mundo, construir mensagens e transmitir pensamentos,sentimentos,emoções e acções.
Aprender a língua materna, que no nosso caso é o Português, não pode limitar-se a dominar palavras que nos permitam falar e ouvir, mas adquirir conhecimentos que nos garanta compreendermo-nos bem e de um modo perfeito e proveitoso.
Maria Elisa Rodrigues Ribeiro
Licenciada em Estudos Portugueses
Fev/019
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário