segunda-feira, 23 de outubro de 2017

DE KEN Follett...



Ken Follett in www.hojeacordeicomvontadedeler.com:

Resenha: "Um Lugar Chamado Liberdade" - Ken Follet

Sinopse - "Escócia, 1766. Condenado à miséria e à escravidão nas brutais minas de carvão, Mack McAsh inveja os homens livres, mas nunca teve esperança de ser como eles. Até que um dia ele recebe a carta de um advogado londrino que lhe revela a ilegalidade da escravidão dos mineiros e um novo horizonte se abre aos seus olhos. Porém, para realizar seu sonho, Mack precisará enfrentar todo tipo de opressão das autoridades que não estão acostumadas a serem questionadas. Já na idealizada Londres, ele reencontra uma amiga de infância, Lizzie Hallim, agora casada com Jay Jamisson, membro da família que tanto o atormentara na Escócia. Lizzie não se conforma em viver submetida aos caprichos dos homens e constantemente escandaliza a sociedade com seu comportamento e suas ideias não convencionais. Quando Mack é acusado injustamente de um crime, ela quebra protocolos e sai em sua defesa, mas o amigo é deportado para a América. Mack logo descobre que se trata de uma mera mudança de continente, não de ares sociais, pois a colônia também vive momentos de tensão: se na Inglaterra os trabalhadores não desejam mais ser explorados pela elite, ali os colonos preparam o caminho que os levará à independência do jugo inglês. Nesta saga repleta de suspense e paixão, Ken Follett delineia uma época de revoltas contra a injustiça com uma escrita enérgica e sedutora."


- É impossível ler um livro de Ken Follet e não se emocionar. Em "Um lugar chamado liberdade" , temos um protagonista que fará de tudo para encontrar a sua liberdade. Mack MacAsh nasceu e cresceu no vilarejo de Heugh onde o desde nascimento "pertence" ao dono das minas de carvão Sir George Jamisson. Conforme a sinopse explica, Mack não se conforma por ser uma propriedade e após alguns acontecimentos ele vai para Londres a procura de uma vida melhor. O livro é dividido em três partes, onde cada parte irá se focar em um determinado acontecimento.
Infelizmente Londres não é o paraíso que ele esperava. Lá ele ainda encontra muitas injustiças e guiado pelo seu coração, Mack irá lutar por aquilo que acredita.
Além de se envolver com essas novas lutas, o passado retorna para assombrá-lo: Lizzie Hallim, uma amiga de sua infância casou-se com um Jamisson que fará tudo para conseguir Mack como sua propriedade novamente.
O livro fala sobre diversos tipos de liberdade, mas também fala de amor e de superação. Como sempre a escrita de Ken Follet é excepcional.

"- Eles querem que vocês assustem essas pessoas da camada média com violência e baderna. Isso fará com que elas comecem a se preocupar com a manutenção da ordem e parem de pensar na liberdade de expressão. Assim, quando o Exército marchar pelas ruas, haverá um suspiro de alívio coletivo em vez de um rugido de indignação." (p. 192)

Sem comentários:

Enviar um comentário