segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ser idoso em Portugal...


Vi o filme, com JAVIER BARDEN, “ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS”.

Longe de mim imaginar que poderia recorrer a este título, para falar de PORTUGAL.

As “cenas dos últimos capítulos” do que se refere à velhice no nosso país, tocou nas raias do meu HUMANISMO e não me conformo com a falta de políticas de ajuda aos idosos, numa “democracia” socratista, que os esqueceu, completamente, excepto quando se trata de lhes roubar as magras reformas com que o poder instalado pretende que paguemos os desmandos dos corruptos e surripiadores dos dinheiros públicos, que eles fazem chegar ,”em paz e segurança”, aos paraísos fiscais!

Muitos são, nos últimos tempos, as notícias sobre idosos “desaparecidos” que, afinal, se encontram mortos, em casa, há anos, sem que ninguém, nem mesmo os vizinhos, se tenham apercebido dessas tragédias. MUNDO CÃO em que vivemos!

Morrer sozinho!!! Haverá maior tristeza do que esta?

Nas sociedades ancestrais, os idosos eram tratados como uma riqueza de saberes adquirida, respeitados, amados e acompanhados, como exemplos de vida e de experiências, que transmitiam valores, de todos os géneros, de geração em geração.

Lembro-me dos serões, à lareira, em que a minha avó (que não me deixou saudades!) nos ensinava as orações e nos contava histórias mágicas, que, recordo, tinham sempre a ver com exemplos de valores a seguir!

Se é verdade que o domínio da escrita permite a alguém manobrar as PALAVRAS, exprimir MENSAGENS com base nos conhecimentos e aptidões que possui, nesse campo, eu, hoje, sinto com obrigação moral, que devo referir-me a este tema…porque não ando bem com a minha consciência, se não falar desta situação amarga, de que a nossa imprensa se tem feito eco, nos últimos 15 dias.

A CIÊNCIA estuda a velhice…Que riso! Como pode a ciência prever o desumanismo das sociedades hodiernas, em que as famílias não têm tempo para se preocuparem com os seus velhos, “porque é preciso trabalhar”?E como poderia a Ciência prever as “crises” dos ricos, o fecho de instituições de ajuda social, de Centros de Saúde, de Hospitais…?

É só reparar no afã com que o DESGOVERNO, a imbecilidade e a falta de Humanismo dos seguidores de Sócrates têm demonstrado, numa atitude de “AMANHEM-SE COM OS VOSSOS VELHOS”…

Os últimos ministros da Saúde tudo lhes têm roubado, numa de “poupar” dinheiro…muitos filhos e familiares abandonam-nos nos “lares” e hospitais, com o mesmo tipo de desumanidade…os jovens, ai ,os jovens!olham-nos como empecilhos, sem respeito ou consideração, valores que deveriam ser adquiridos no seio das famílias e não o são!

Minha avó dizia: “FILHO ÉS…PAI SERÁS!”

Perdoem os meus habituais leitores, se este texto não obedece a uma , habitual em mim, estruturação do texto e das ideias…escrevi de improviso, revoltada comigo própria, pois pertenço a esta sociedade, e ainda hoje soube doutro caso ,aqui perto de minha casa!

Não quis fazer um discurso intelectual com clareza, exactidão, adequação, pertinência, coerência, etc…Preferi deixar que as minhas ideias escorressem pela pena, com ideias ditadas pela Emoção, para que eu própria me martirize com esta falta de VIDA, de ALEGRIA, de Solidariedade social, de que são vítimas os nossos “poços de saber”…os nossos velhos!

Já repararam nos apartamentos das cidades e nas janelas das casas por onde passamos?

Vejam a cara dos nossos idosos…Vejam a SOLIDÃO…Sintam a tristeza de quem está à espera do fatal momento…

JURO! Serei diferente, a partir de agora…apesar de ajudar no tratamento de velhinhos, na minha ASSOCIAÇÃO, há tanto tempo…

16 comentários:

  1. Olá Maria
    Infelizmente essa a realidade de muitos idosos , em vários países. Só são valorizados enquanto têm forças para produzir, caso contrário, são abandonados à própria sorte. Muito triste.
    Bjux

    ResponderEliminar
  2. AMIGO WANDERLEY: Eu sei que o problema é de todas as sociedades modernas...Mas os governos devem investir, com humanismo, em quem investiu na grandiosidade dos seus países! Sabes, em 15 dias, foram encontradas mortas, em casa, há anos e há meses, 9 pessoas... e isto arrazou-me...
    BEIJINHO ELIAN

    ResponderEliminar
  3. Encarno

    O grande nada!
    O não ser!
    O subconjunto vazio,
    Do conjunto universo,
    Dos seres que DEUS criou...

    ...A sua imagem e semelhança!

    Que se faça de novo,
    O homem,
    Pensar no homem.

    Beijos
    Tácito

    ResponderEliminar
  4. MEu querido PAULO: vês por que me custa crer em DEUS? FEITOS à sua imagem e semelhança?
    COMO, se dizem que Ele não envelhece ,nao morre?
    BEIJOS
    LISA

    ResponderEliminar
  5. Lisa,

    Pois é... Deus está na mó de cima e tem a prerrogativa de ser eterno!

    Estou a lembrar-me daquele título "A Velhice do Padre Eterno".

    Recordo também que como os governantes terrenos, usa a política do sacudir a água do capote: quando alguma coisa grave acontece, seria suposto obter alguma ajuda de valor acrescentado! Mas não... atira-nos à cara com o «Livre Arbítrio"!

    O livre arbítrio está, agora, desde há momentos, na Nova Zelândia com mais um terramoto!

    Soube isto através do Tweeter quando há pouco lá fui pôr um texto, que acabei à pressa, de um blogue.

    Estou a ver que o Face vai ser a vergonha da minha cara! Não tenho tempo para me dedicar um pouco melhor, a estas tarefas!

    Bjos.
    César

    ResponderEliminar
  6. César: não te preocupes nem entres em stress...Vais fazendo o que podes, amigo!E se estas coisas te fazem feliz...não deixes...reparte!
    por mim, fico feliz por ver que vieste ,mesmo que só deixes o teu nome...
    Beijs e bom descanso.
    Ouvi a notícia do sismo, agora mesmo.
    LISA

    ResponderEliminar
  7. Cara Maria Ribeiro
    Antes de mais agradecer a sua visita ao meu blogue.
    Gostei muito do que aqui vi e se me permite vou ficar.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. folha seca: bem vindo!É um prazer receber-te ,no meu cantinho!Volta sempre!
    BEIJINHO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  9. LISA,

    Há a mania, de que os homens não choram!

    "Inconcebível" em mim... antigo guerreiro colonial da terra, do mar e dos ares...!!

    Isto tudo, por estar ansioso que faças um novo post... porque fico comovido com a expressão da cara da senhora que ilustra este texto: é um misto de dor, angústia e paixão! Tristemente Bela!

    Pensava que era de dureza diamante; afinal, sou xistoso!

    Sinto vergonha do que se passa e tenho um choro interior por me sentir impotente na solução; sinto-me estúpido pelo que escrevo, pois esconder a cara da idosa não acaba o problema!

    Um segredo: copiei a foto para os m/s momentos de reflexão.

    Beijos, Lisa

    César

    ResponderEliminar
  10. César: fiquei feliz por te ver voltar...por te "ver" chorar...por ver que esperas um novo post...por te ter feito abrir um pouco, esse coração que parece tão duro e desprendido...por teres levado a foto da bela velhinha ,que tocou os-teu e meu-corações!
    Ainda hoje vi um homem com as lágrimas nos olhos...que um homem não chora? é um mito...
    BEIJO-TE, César
    LISA

    ResponderEliminar
  11. LISA,

    Vim aqui de novo para confirmar a nomenclatura do teu blog, para o linkar num post que montei com a fotografia da nossa velhinha.

    Não escondamos a cara dela,... nem as suas rugas.

    Em vez de fugir ao que representa aquele rosto... enfrento-o, e tento que os outros o encarem!

    Juntei-a com António Nobre, no Poema «SÓ».

    Isto aparece no "MUNHO do Alfobre" ...

    Beijos
    César

    ResponderEliminar
  12. Bebi esse texto e assino por baixo com as minhas lágrimas. Adorei. Também publiquei á pouco tempo um poema com o titulo "ACORDEM" para ver se as pessoas acordam ou querem fingir dormir. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  13. Voltei para fazer uma correção. O meu poema tem como titulo DESPERTEM. A minha confusão é que eu antes tinha pensado como titulo ACORDEM, mas depois achei que DESPERTEM é realmente o titulo certo. Peço desculpa pelo engano. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  14. Meu querido César: adorei vê-la lá...adorei que lhe chamasses "a nossa velhinha"...adorei ver publicado o poema SÓ"...adorei ver-te ,outra vez...
    Andei pelos teus blogs...não comentei, porque( perdoa!) estou a estudar-te...a ver os teus gostos.
    Estou já a escrever um post sobre o ROMANTISMO,
    para poder entrar na obra de GARRETT. DEPOIS...GUERRA JUNQUEIRO!
    MAS PRECISO DE TEMPO...
    BEIJO
    LISA

    ResponderEliminar
  15. Rosa BRANCA: obrigada pela tua correcção e por teres gostado deste tema.
    VEM SEMPRE, AMIGA!
    ESTOU A VISITAR OS TANTOS SEGUIDORES QUE TENHO, para além dos da lista de favoritos...CHEGAREI A TI, NUM INSTANTINHO!
    BEIJOS DE
    LISA

    ResponderEliminar