quarta-feira, 26 de maio de 2010

POEMA: "ALENTEJO EM DOR...!


Alentejo ardente!
À beira das estradas, o sol queima
sem sequer aquecer!
Árvores sedentas, agonizam lentamente
sob esse sol abrasador.
Choram as poucas lágrimas da seiva
com as quais se vão alimentando,
à espera de novas gotas de água,
que cairão chorando…
…chorando de pena por tanto tardarem
para as alimentar!
Raros sopros de vento fazem oscilar
as ervas e os arbustos, fraquitos,
que procuram fugir a tão tórrido tormento.
Sofro com a dor destes seres
no seu elemento natural ,arfantes e doridos!
Tal como eles, também sofro de sede…
…sede de alegria, de paz, da harmonia das risadas sonoras,
denunciadoras de um espírito sereno.
Quero essa chuva abundante em mim,
quando as minhas nuvens rebentarem…por fim!


C8H-11/AB/09

14 comentários:

  1. Minha querida Maria
    Ando chorona...esse teu belo poema, fez-me voltar ao meu querido Alentejo, quanta saudade de quem eu era.

    Deixo-te este simples poema

    Minha planície dourada
    Meu Alentejo sem mar
    Onde fui criança...fui amada
    Onde as noites tinham luar

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  2. SONHADORA: minha querida, não chores! Vai lá, de vez em quando... verte lágrimas de saudade na terra pura que te viu nascer e que renasce ,de cada vez que choras. Saúda as árvores sedentas... Algumas estão ainda com FLORBELA ESPANCA! EU adoro aquelas terras e nasci no concelho de ANADIA!
    BEIJINHOS, querida!

    ResponderEliminar
  3. Poetisa, também quero essas águas.
    Como que a lavar minha alma um tanto combalida.
    Mas, já as recebo, quando vou às fontes das sagradas letras. Estou em uma delas.
    Um abraço fraterno, beijos.

    ResponderEliminar
  4. Maria.Adorei ler o poema que tão fala do Alentejo,para além de ser lindo,gente afável e trabalhadora,sofreu muito noutras alturas.
    Gostei muito e me sensibilizou,apesar de eu ser do norte.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou de lá, mas gosto de lá.....e
    em homenagem, não dispenso um bom vinho Alentejano....Ahhhh.
    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Lindíssima homenagem a um povo sofredor.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. ANDRADARTE: é assim mesmo, embora eu nunca tenha bebido!
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. AGULHETA: feliz por te ver por aqui, agradeço as tuas palavras e vou ver o teu "sítio" com calma, para poder dizer-te alguma coisa válida.
    BEIJO DE
    LUSIBERO -Mª ELISA

    ResponderEliminar
  9. VOZES DA MINHA'ALMA: obrigada pelas tuas gentis palavras! Também tens sede, como as árvores do nosso ALENTEJO? Mas a tua sede pode mitigar-se... O pior é quando não chove, no Alentejo.
    Gostei muito de te ver por cá.
    ABRAÇO FRATERNO:.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. Lindo poema. Que a chuva venha e o sol aqueça.
    beijos

    ResponderEliminar
  11. Vida bem curta a essas "nuvens", para que alegria e paz diluvianas lhe restituam a serenidade ora ausente!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. QUICAS: acho que não respondi a este seu comentário. Peço perdâo, passou...
    Como sempre, muita ternura nas suas palavras amigas...
    BEIJITO
    LUSIBERO

    ResponderEliminar