quinta-feira, 27 de maio de 2010

OSCAR WILDE


FOTOS GOOGLE


Recordar OSCAR WILDE (1854-1900)

Oscar wilde (O.W.), escritor, pensador, poeta, ensaísta do SÉCULO XIX, nascido na IRLANDA, de boa e estruturada família, que afirmou,”gostar só de si próprio” ou então”que é muito fácil de se contentar, porque só gosta do melhor”, sofreu, em vida, as consequências do seu doentio narcisismo, que os farisaicos, vitorianos, hipócritas, de língua inglesa, nunca perdoaram, por ele ser diferente… ser, realmente, melhor.
São célebres as suas frases de profundo pensador, que se projectaram na cultura ocidental, para sempre, desde que a sua obra começou a ser famosa e devidamente estudada.
Sua mãe, uma grande poetisa e seu pai, famoso cirurgião, nomeado CAVALEIRO DO REINO (SIR), deram-lhe uma educação esmerada, nas melhores instituições de Ensino, ao que ele correspondeu sendo um aluno brilhante, em todas as áreas; mas a genética puxava para as Letras e Estudos humanísticos e ei-lo, aos poucos, a fazer jus a essas capacidades.
Privou com escritores de renome como GEORGE BERNARD SHAW, WALT WHITMAN (poeta americano), WORDSWORTH LONGFELLOW (americano) e outros vultos literários de que me não recordo.
Escreveu obras em prosa e em verso, que ainda hoje lemos com um gosto “tocado, quer pelo Romantismo, quer pelo Realista; mais românticos os versos, mais realistas as obras em prosa.
Quem não leu “O Retrato de Dorian Grey”?”Um Marido Infiel”?”O Leque de Lady Windermere”? E quem não leu, está sempre a tempo de ler, pois o acesso a estas obras, é hoje, fácil.E foi em “O Retrato de Dorian Grey”, que talvez tenham começado os grandes problemas da sua vida… A sociedade britânica invejava-lhe quer o talento, quer a “figura” e o modo de viver. Ecoavam boatos sobre a sua sexualidade… Nesta obra literária ele tratou o tema da homossexualidade. Teve a coragem de o fazer! A inveja olhava para aquela pessoa que se arranjava demasiado bem e que, como tipo humano, dava nas vistas, por ser lindo, rico, bem apresentado! (Não se admirem, amigos,porque hoje, séculoXXI a inveja continua a ser o pior dos defeitos, nomeadamente na nossa sociedade, no emprego, na vida…)
Além de lindo era inteligente: aluno de notas elevadas em todas as matérias, ganhou imensos prémios literários, tendo sido o primeiro o “OXFORD NEWDIGATE PRIZE”,pelo seu poema “RAVENNA”(1878), dedicado a esta histórica cidade italiana, perto da qual vivi três anos, sem ter conseguido ver todos os monumentos!Nesse poema ,alude a várias figuras da cultura transalpina, nomeadamente a DANTE, que lá está enterrado, a LORD BYRON que por lá andou espalhando os seus encantos nas muitas mulheres que amou. Tenho nos meus apontamentos, amarelinhos, do tempo da FACULDADE, um pequeno extracto desse poema que trata a influência do Luar nos sentimentos humanos, matéria que me é tão querida em tantos dos meus poemas. E transcrevo:
(…)
“Adieu! Adieu! you silver lamp, the moon,
Which turns our midnight into perfect noon.
Doth surely thy towers, guarding well
Where DANTE sleeps, where BYRON loved to dwell.(…)
Portanto, uma parte dos efeitos do luar na vida de RAVENNA…

Casado e com dois filhos, sua mulher pediu o divórcio, assim que se espalharam abertamente as vozes do seu romance de amor com ALFRED DOUGLAS(“BOSIE”), 9º marquês de Queensberry, cujo pai odiou o poeta até lhe dar cabo da vida, por exercer “más” influências sobre o seu “pobre filhinho”…OSCAR WILDE foi julgado ,em tribunal, considerado culpado e teve que cumprir mais de dois anos de prisão. Isto abalou-o de tal modo que, como disse atrás , foi o princípio do seu fim. Foi viver para PARIS , continuou a escrever mas o sucesso, esse desapareceu. Foi um grande pensador, como também já disse. Gosto de muitos dos seus pensamentos, dos quais destaco :”Um homem pode ser feliz com qualquer mulher…desde que a não ame!” ou então: “A América é o único país que passou da barbárie à decadência, sem ter tido, pelo meio, qualquer laivo de civilização!”

OSCAR WILDE

16 comentários:

  1. Oscar Wilde está entre minhas preferências e pretendo fazer uma postagem sobre alguns de seus livros que li e achei fantástico. Adorei estar aqui e voltarei, com certeza. Esse blog tem muitas coisas interessantes. Parabéns. Beijo grande.

    ResponderEliminar
  2. Bravo! Maria Elisa.
    Grande homem, que se recusava desnudar sua alma aos olhos superficiais e hipócritas da sociedade.

    Um gênio que foi porta-voz da corrente esteticista não sá da Inglaterra mas de muitos outros países.

    Criador de frases afiadíssimas que são transcritas a todos os momentos.

    Amei!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. *****

    As pessoas realmente frívolas são as que só amam uma vez na vida. O que elas chamam lealdade ou fidelidade, chamo eu letargia do hábito ou falta de imaginação. A fidelidade representa na vida emocional o mesmo que a coerência na vida do intelecto, apenas uma confissão de impotência. A fidelidade! Tenho de a analisar um destes dias. Está intimamente associada à paixão da propriedade. Há muitas coisas que atiraríamos fora se não receássemos que outros as apanhassem.

    Oscar Wilde, in 'O Retrato de Dorian Gray'

    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Cara amiga.

    Que alegria receber a sua visita,
    e que presente colher palavras
    tão ricas de significados,
    nesta visita ao
    seu espaço de sentimentos.

    Agora é cuidar da semente da amizade,
    para que ela cresça
    e se transforme em fruto precioso.

    Que haja sempre em
    teu coração espaço
    para os sonhos.

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante

    esta evocação grande homem de letras!

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Vieira Calado: obrigada por ter passado por aqui...É na verdade um grande homem das Letras, que teve a pouca sorte de ter nascido antes do TEMPO.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Aluísio Cavalcante Jr: obrigada por tuas palavras...E sim, vamos cultivar a amizade para darmos o nosso contributo para um mundo melhor.
    ABRAÇO
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. Manuel Marques: de Oscar wilde, é "O Retrato..." a obra que mais me marcou, talvez porque o dei na FACULDADE, em "LITERATURA DE LÍNGUA INGLESAIII...
    BEIJOS
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. MALU: foi ,para além do seu valor literário, um infeliz senhor que nasceu fora do tempo, em que devia ter nascido.
    Leste a resposta ao teu mail?O que achas?
    BEIJINHOS DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  10. MARLIBORGES: muito feliz por te conhecer! Tem muito mais apontamentos de Literatura em datas anteriores, no meu blog. Beijinho e obrigada por tuas lindas palavras
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Como sempre, Maria Elisa, momentos de cultura sempre muito valiosos, estes que nos proporciona! E Óscar Wilde não podia ser mais bem escolhido, neste tempo de "revisão" de tantos preconceitos que nos têm atado a visões ainda tão medievais de construção da sociedade - já para não falar dessa chaga de todos os tempos que é a inveja!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. QUICAS: foi esse o motivo, além de gostar do autor, desde os tempos da FACULDADE!
    BEIJO, QUICAS E bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. AO NELSON BARICELLI:
    AMIGO, LI ,HOJE, UM COMENTÀRIO SEU AOS MEUS POEMAS. FICO-LHE MUITO GRATA, MAS NÂO CONSIGO ENCONTRAR O COMENTÁRIO, PARA LHE RESPONDER.
    SE ,POR ACASO, ALGUM DOS MEUS AMIGOS E/OU SEGUIDORES SOUBER QUAL É O BLOG DESTE AMIGO, SE PUDER , POR FAVOR, DIGA-ME,SIM?
    OBRIGADA
    Mª ELISA (LUSIBERO)

    ResponderEliminar
  14. Olá, Maria Elisa, boa noite! Voltei porque penso que tenho o endereço que procura, se é o Nilson Barcelli: http://nimbypolis.blogspot.com/
    Beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  15. Maria Elisa,
    O Oscar Wilde sofreu por ter a coragem de se mostrar "diferente". Infelizmente, hoje, ainda há muito discriminação e as pessoas não respeitam ou aceitam as diferenças.
    Veja se é o blog do Nilson Barceli que está procurando: http://nimbypolis.blogspot.com/
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. QUICAS E Mª LÚCIA: obrigada por se terem preocupado com o meu recado ao NILSON BARCELLI!o maroto fez um comentário e ,como se referia a um texto já um pouco distante, eu não o conseguia encontrar e gosto muito de saber com quem falo.
    BEIJOS de bom Domingo

    ResponderEliminar