domingo, 30 de maio de 2010

POEMA :"MISTÉRIO..."


fotos google


“MISTÉRIO…”


Figura intrigante…
Coberta pelo negro manto da noite
serena ,nos ruídos que não há,
andar oscilante
quase titubeante,
naturalmente a vaguear, errante,
intriga aquela figura inquietante,
imersa nas interrogações do seu EXISTIR…

Adivinha-se um corpo insinuante de jovem mulher
no transparente véu que a cobre,
protegendo-a dos cúpidos olhos do MAR…

“Que tormento interior te faz perscrutar o horizonte nocturno,
saturado da respiração do monstro de ÁGUA,
em forma de nevoeiro denso e brumoso?
Serás princesa reinante ou mulher ferida por esse oceano
inquietante,
que te deixou assim, ferida…?

Nem me mexo…
Observo o ar alucinado daquele corpo inquieto,
tal EU,
quando me perco de MIM
à procura da OUTRA que devo ser…

De repente, o mistério adensa-se.
Aves marinhas, gaivotas desconsoladas,
acercam-se do vulto belo!
Acordaram ao som dos gemidos, que soltava
a figura da bela criatura!
(teceram um círculo à volta dela?!)
Ali ficaram, por horas, como que rezando
os soluços que já conheciam…
Não dormiam…Não falavam…ESTAVAM!

Tempestades calmas de LUAR
abrem as nuvens , de quando em vez…

No silêncio das rochas, batidas pela maresia,
confortadas com as ondas que lhes batem todo o dia,
deixei de ver a figura esguia!

Regressei ao meu refúgio…
Pouco depois, já dormia…

C8H- (mis)- 10/48- MAIO/10

17 comentários:

  1. Lindas palavras! Que inspiração... Gostei de cá voltar.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  2. LUÍSA: venha sempre ,minha querida! Eu vou imensas vezes ver os seus belos pratos, mas fico desmoralizada, porque, apesar de adorar cozinhar, não faço nada que me possa fazer perder a linha... Que tonta! eu sei...
    Obrigada por gostar do poema . BEIJINHOS
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  3. Lindos versos.
    A gente se perde procurando a nos mesmas.
    Muito bonito
    beijos

    ResponderEliminar
  4. minha querida amiga
    Quanta inspiração neste belo poema,lindo e diz tanto.

    Nem me mexo…
    Observo o ar alucinado daquele corpo inquieto,
    tal EU,
    quando me perco de MIM
    à procura da OUTRA que devo ser…

    Quantas vezes procuramos o nosso EU, perdido algures pela vida.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  5. Um caminho de procuras e de mistérios tão bem traçado, como um labirinto grego, Maria!!!
    Quanta inspiração apossou-se de ti para que chegastes a tudo isto.
    Amei!
    Grande beijo

    ResponderEliminar
  6. Angela:obrigada pelas palavras; a intenção do poema é mesmo essa...
    Beijinhos
    Lusibero

    ResponderEliminar
  7. Malu querida: eu acho que a inspiração reside no amor pela POESIA. Tenho alturas em que me saem 10 e mais poemas, num só dia...
    Mas , quando não gostares diz , com toda a sinceridade que usamos uma com a outra...
    Beijinhos de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. SONHADORA: estamos sempre, como essa figura misteriosa, a carpir os nossos dramas... Depois, temos que procurar refúgio para dormir...Obrigada e boa noite, minha amiga
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. Obrigada, mais uma vez, pelas palavras simpáticas e imerecidas de minha parte.
    Irei passar, também, mais vezes por aqui.
    Um forte abraço,
    Clara

    ResponderEliminar
  10. Clarinha. podes crer que as palavras são merecidas, senão eu não voltaria...
    BEIJO GRANDE de
    Lusibero

    ResponderEliminar
  11. Imersa nas interrogações do existir, lindo local para lavar a alma.

    um beijo

    ResponderEliminar
  12. É bom nos estendermos assim num poema mais longe e deixar que a imaginação assuma o poema!

    Gostei.

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Suas palavras traduziram ternamente nossa busca maior! Nosso encontro sempre planejado conosco, em meio a rezas e soluços do entorno.
    Lindo poema, Maria.
    Bjos

    ResponderEliminar
  14. Partilha de Silêncios: nós temos que "lavar" a alma ,com frequência... e em qualquer lugar...
    Beijito e obrigada pela tua visita.
    Lusibero

    ResponderEliminar
  15. Maria Teresa: grata pelas tuas palavras...
    Temos que fazer o nosso encontro connosco, frequentemente, para purgar dores, sonhos perdidos... possíveis ambições...
    Beijito de
    Lusibero

    ResponderEliminar
  16. VIEIRA CALADO: palavras sábias! Obrigada por compreenderes a Mensagem, de modo tão Humanista!
    BEIJITO DE
    Lusibero

    ResponderEliminar
  17. Mariazitamiga

    Em boa hora te descobri, através do magnífico Veredas do nosso Pedrão Luso de Carvalho. Gostei muito do cumentário, com o, que lá deixaste sobre a ausência escandalosa que se verifica cá pelo burgo, no que concerne a muitos autores brasileiros - importantes. Concordo e assino por baixo.

    Vim, assim, até aqui e deixa-me dizer-te que gostei, gosto e gostarei deste excelente Lusibero. E acho o aspecto gráfico muito bom. Um aparte: já leccionei em duas universidades Jornalismo Gráfico. Claro que estou um tanto desactualizado, porque já sou um «ancião» a caminho dos 69, mas parece-me que continuo vivo da costa...

    Agora, a pedinchice própria dos tugas (não se trata de €€€€€, juro pela minha virgindade, três filhos, mas da colheita de 41, Setembro, 20...): dá um pulinho até à minha Travessa e deixa cumentários, com o. E como o amor com amor se paga... inscreve-te como minha (per)seguidora. 'tagardecido.

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    ResponderEliminar