A secretária de Oskar Schindler, Mimi Reinhardt, que escreveu a famosa lista do industrial alemão que salvou mais de mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial, morreu em Israel aos 107 anos, informou fonte da família.
"A minha querida e única avó acaba de falecer aos 107 anos. Descanse em paz", escreveu a neta Nina em hebraico a familiares, numa mensagem vista pela AFP.
De origem austríaca e judia, Mimi Reinhardt viveu em Cracóvia, na Polónia, antes da Segunda Guerra Mundial e foi contratada por Oskar Schindler, para quem trabalhou até 1945.
Durante a guerra, compilou as listas de funcionários judeus salvos do campos de concentração e câmaras de gás nazis pelo empresário, cuja história foi popularizada pelo filme do realizador Steven Spielberg "A Lista de Schindler", premiado com sete Óscares e dezenas de prémios internacionais.
Depois da guerra, Reinhardt viveu em Nova Iorque, mas aos 92 anos, em 2007, fez a aliás, a imigração para Israel, para se juntar ao filho único, professor de sociologia da Universidade de Telavive, e netos.
"Sinto-me em casa", explicou timidamente aos jornalistas que a receberam no aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv.
Mimi Reinhardt já tinha revelado ter conhecido Steven Spielberg, embora admitisse ter levado anos antes de poder assistir ao filme.
Sem comentários:
Enviar um comentário