12 h ·
Na imagem vemos um Aldeamento indígena nas Grandes Planícies americanas em 1890.
Os Povos Indígenas das Planícies são os povos indígenas que ocuparam as Grandes Planícies da América do Norte .
As Grandes Planícies são um enorme território que fica entre as planícies canadenses e o Golfo do México , entre o Mississippi e as Montanhas Rochosas . Bastante planos e de baixo relevo, eles têm sido o caminho para grandes herbívoros desde os tempos pré-históricos. A região é mais irrigada no leste do que no oeste. Ela experimenta fluxos de ar frio do pólo no inverno e fortes tempestades no verão. Oferece poucos recursos florestais.
Apesar desses povos serem compostos por várias etnias, eles compartilhavam um modo de vida nômade caçador e coletor, baseado principalmente na caça ao búfalo até o final do século XIX.
A introdução do cavalo transforma radicalmente as culturas nas grandes planíces. Alguns dos cavalos trazidos pelos espanhóis fugiram para a natureza dando origem a famosa raça mustang. A adoção do cavalo e o uso de armas de fogo permitiram que os nativos das planícies aumentassem suas capturas e experimentassem um crescimento populacional significativo.
Durante o que ficou conhecida como grande marcha para o oeste, eles lutaram contra a invasão de suas terras pelos imigrantes brancos durante o século XIX, o que favoreceu a criação do estereótipo da “pele vermelha selvagem” veiculado principalmente nos westerns americanos.
Porém, além das armas e dos cavalos, e a invasão de suas terras. Os brancos também trouxeram consigo doenças às quais os nativos americanos não eram imunes: somente a varíola reduziu pela metade a população das planícies em apenas um século de expansão para oeste americano.
6
Sem comentários:
Enviar um comentário