quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Sobre a filosofia de Theodor Adorno

 

Theodor Adorno

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Max Horkheimer (na frente à esquerda), Theodor Adorno (frente à direita)
Theodor Adorno
Theodor Adorno em outros projetos:

Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (11 de setembro de 1903, Frankfurt, Alemanha - 6 de agosto de 1969). Filósofo, sociólogo, musicologista e compositor.


  • "O humano estabelece-se na imitação: um homem torna-se um homem apenas imitando outros homens."
Fonte: "Minima Moralia, II"
  • "O amor é a capacidade de perceber o semelhante no dessemelhante."
Fonte: "Minima Moralia, II"
  • "A própria sociabilidade é participação na injustiça, porquanto dá a um mundo frio a aparência de um mundo em que ainda se pode dialogar, e a palavra solta, cortês, contribui para perpetuar o silêncio, pois, pelas concessões feitas ao endereçado, este é ainda humilhado [na mente] do falante."
- "Fonte: "Minima Moralia"
  • "Para o intelectual, a solidão inviolável é a única forma em que ainda se pode verificar a solidariedade. Toda a participação, toda a humanidade do trato e da partilha são simples máscara da tácita aceitação do inumano."
- "Fonte: "Minima Moralia"
  • "Os que expressam os seus pensamentos na forma de juízo livre, distanciado e desinteressado são os que não foram capazes de assumir nessa forma a experiência da violência, o que torna inútil tal pensamento. O problema, quase insolúvel, consiste aqui em não se deixar imbecilizar nem pelo poder dos outros nem pela impotência própria."
- "Fonte: "Minima Moralia"
  • "Nenhuma teoria escapa mais ao mercado: cada uma é oferecida como possível dentre as opiniões concorrentes, tudo pode ser escolhido, tudo é absorvido. Ainda que o pensamento não possa colocar antolhos para defender-se; ainda que a convicção honesta de que a própria teoria está isenta desse destino certamente acabe por se degenerar em uma auto exaltação, ainda assim a dialética não deve emudecer diante de tal repreensão e da repreensão com ela conectada referente à sua superfluidade, à arbitrariedade de um método aplicado de fora."
- "Fonte: "Dialética Negativa"
  • "A dialética opõe-se tão bruscamente ao relativismo quanto ao absolutismo; não é na medida em que busca uma posição mais intermediária entre os dois, mas atravessando os extremos, partindo de sua própria ideia, que ela procura mostrar sua não-verdade."
- "Fonte: "Dialética Negativa"
  • "De maneira análoga, seria preciso que a filosofia não fosse reduzida a categorias, mas, em certo sentido, primeiro compusesse a si mesma. No curso de sua progressão, ela precisa se renovar incessantemente, a partir de sua própria força do mesmo modo que a partir do atrito com aquilo com o que se mede; é aquilo que se passa nela que decide, não uma tese ou posição; o tecido, não o curso de via única dedutivo ou indutivo do pensamento."
- "Fonte: "Dialética Negativa"
  • "Para a felicidade se aplica o mesmo que para a verdade. Alguém não a tem, mas está nela."
citado em "Frases Geniais" - Página 13, de PAULO BUCHSBAUM - Editora Ediouro Publicações, ISBN 8500015330, 9788500015335
  • "Há alguma evidência de que a dignidade da arte depende do tamanho do interesse dos que admiram".
manches spricht dafür, daß die Dignität der Kunstwerke abhängt von der Größe des Interesses, dem sie abgezwungen sind
Ästheische Theorie - Página 24, Theodor W. Adorno, Suhrkamp, 1970

Sem comentários:

Enviar um comentário