sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

REFLEXÃO DE NATAL

 REFLEXÃO:A Minha Mensagem de Natal, para os amigos de todo o Mundo, que me visitam

Hoje , no mundo cristão, festeja-se a véspera de Natal, com uma noite especial a que se chama "Noite de Consoada".
As famílias comemoram o Nascimento de Jesus com um jantar mais ao menos rico em torno da lareira, e na alegria de todos poderem estar juntos.
É uma noite de alegria, para quem não tem problemas! É uma noite de tristeza, para quem não tem nada ou tem tão pouco que a noite é igual a todas as outras.
E dou comigo a pensar, que nem todos nascemos iguais, como diz a doutrina que se prega nas Igrejas.
Penso nos "gordos" de dinheiro fácil, obtido por "vias travessas", a maior parte das vezes roubado aos pobres e aos trabalhadores. Penso nos que, por errarem, cumprem penas de longos anos entre as grades de uma prisão, para pagarem as suas dívidas à sociedade; penso nos que não têm casa e vivem com a chuva e com a miséria, por companhia.
Penso nas pobres mulheres; sem liberdade; que não são levadas a um médico...a um hospital,,,para serem tratadas ou para darem à luz, num leito digno; (E recordo Timor!)Recordo os Orientes para onde partimos à procura das canelas, das pimentas, dos ouros e das pérolas.
Penso nas crianças....( que) não podem ir à escola para desenvolver conhecimentos, que valorizem o seu mundo e todas as sociedades do mundo...
Cristo pregou a Igualdade, a Fraternidade, a Justiça...
O Mundo está "de pernas para o ar", porque o Homem, na sua ganância. não quer "entraves" de sermão, aos ódios que espalha pelo pobre Universo!
E os sem abrigo de todo o mundo, que os países não deixam ver aos outros?
E as consciências podres que vivem muitas vezes ao nosso lado e se servem dos outros, para ir trepando como heras pelas paredes alheias?
Dizia Rousseau, filósofo francês, que o mundo era naturalmente bom...mas que as sociedades o estragam. As sociedades são o mundo, com os seus bens e os seus males!
Tenho tanto para vos dizer, amigos...Mas hoje é Natal e quero que as nossas consciências não sejam afectadas, que a hipocrisia dos pequenos mundos não seja incomodada com mais um ponto de vista anti-Natal comercial!
Maria Elisa Rodrigues Ribeiro
24 de Dezembro
Mealhada-PORTUGAL
Licéria Lobo, Maria Jose Marques Simões e 22 outras pessoas
8 comentários
Partilhar

Sem comentários:

Enviar um comentário