quinta-feira, 28 de abril de 2016

EM PORTUGAL...WWW.publico.pt-----Durante os tempos de passos-portas-cavaco....


Em cinco anos saíram de Portugal mais de 10 mil milhões para offshores


PEDRO CRISÓSTOMO e LUÍS VILLALOBOS

28/04/2016 - 07:04


Só no ano em que a troika chegou a Portugal, saíram para offshores mais de 4000 milhões de euros em transferências. Finanças divulgam dados que estavam por revelar desde 2010.
Hong Kong está no topo da lista dos centros financeiros para onde vão mais transferências de Portugal PHILIPPE LOPEZ/AFP




0







TÓPICOS

Emirados Árabes Unidos
Hong Kong
Bahamas
Panamá
Ministério das Finanças
Fisco
Panama Papers

MAIS
Panama Papers ICIJ divulga a 9 de Maio informações sobre 200 mil empresas
Panama Papers revelam pagamentos ilícitos e chegam à Madeira
Zona franca da Madeira rejeita comparações comPanama Papers
Papéis do Panamá, Cartas da Madeira
"É preciso a desagregação da informação" sobre as transacções
Bloco apresenta nove medidas para combateroffshores


Em apenas cinco anos, de 2010 a 2014, empresas e particulares transferiram de Portugal para offshores localizados em paraísos fiscais 10.200 milhões de euros, de acordo com estatísticas da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a que o PÚBLICO teve acesso.

Até agora sabia-se apenas quanto tinha sido transferido em 2009 para os centros offshore e os chamados territórios de “tributação privilegiada”, mas desde 2010 que esta informação não era divulgada pelas Finanças, o que deverá agora acontecer. Só em 2011, o ano em que a troika chegou a Portugal, saíram para offshores mais de 4000 milhões de euros.

O número exacto das transferências ao longo dos cinco anos foi de 10.221.802.264 euros. A larga maioria deste montante foi enviado para estes territórios por empresas, um total superior a 9500 milhões de euros, enquanto os restantes 675,5 milhões foram transferidos por pessoas singulares.

Os dados foram compilados pela administração fiscal com base em informação reportada pelos bancos, ao abrigo da Declaração Modelo 38, que obriga as instituições financeiras a enviarem ao fisco, por transmissão electrónica, informação sobre estas transferências feitas por pessoas em nome individual e empresas.

Sem comentários:

Enviar um comentário