quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"RECORDAR O 25 de NOVEMBRO de 1975...


fotos google


Sei que passou um dia... Mas ,por motivos de trabalho, era-me impossível ter feito este trecho, ontem. Como estamos ainda, "em cima do acontecimento", faço-o,hoje, na plena convicção de que nunca perde actualidade, um tema como este.
Recordar o 25 de Novembro de 1975, passados 34 anos e com uma visão mais madura do "25 de ABRIL", de 1974, na plena consciência de que o nosso País se encontrou ,então,à beira de uma guerra civil,requer uma grande acalmia de espírito, que ontem não tinha e porque, também, não queria ser influenciada pelas referências que a esse acontecimento pudessem fazer, os meios de comunicação social.

O 25 de Novembro ,queiramos ou não, teve uma importância preponderante na continuação da formação do PORTUGAL moderno...MODERNO, infelizmente,em tantos aspectos, que custa falar deles , de ânimo leve:moderno, em tanta coisa má, injusta,em atitudes quase , quase anti- democráticas, na corrupção,no enriquecimento ilícito,nas benfeitorias dos "grandes", na libertação de delinquentes da pior espécie, por um qualquer juiz que talvez e alegadamente, esteja a cumprir o malfadado novo "CÓDIGO PENAL",que o força a mandar embora "alegados" delinquentes, assassinos, assaltantes, violadores de crianças , de mulheres jovens e idosas... e outras "modernices"- tantas!- que não cabem numa cela de prisão para onde o tal devesse ser encerrado.

Com a rapidez de uma flecha, saltou o CORONEL JAIME NEVES, nesse 25 de NOVEMBRO, em defesa de um outro "25", o de ABRIL DE 1974!Ajudado por meia dúzia de valentes, com t...... ,e com a guerra civil em perspectiva,foi reposta a legalidade democrática, possível, naquele momento.

UM PARÊNTESIS , AQUI E AGORA,PARA SAUDAR O CORONEL JAIME NEVES COMO HOMEM ÍMPAR, COM A FIGURA DA PERSONALIDADE QUE SABE, SENTE, O MOMENTO DE SABER-ESTAR À ALTURA DE PORTUGAL!GOSTARIA DE LHE DIZER , PESSOALMENTE, QUE VENERO O PAPEL QUE DESEMPENHOU!

NO jornal da meia- noite, na SIC, ouvi a intervenção de um membro do blog "31 d'armada", dizer que ,hoje só se fala do 25 de NOVEMBRO quando se pretende fazer esquecer o "25 de ABRIL"...Vejam, amigos, se se falou disso ,ontem... Eu não me lembro...mas não estive em casa, nem sequer li o jornal...

O PREC(PERÍODO REVOLUCIONÁRIO EM CURSO)pôs o país, à beira do abismo, situação evitada com a ajuda de JAIME NEVES, dos COMANDOS e de outros HOMENS de letra grande. Imperou, nesse momento, o amor à liberdade, ainda titubeante...
O , então, chamado, CONSELHO DA REVOLUÇÂO, criado em MARÇO de 1975, pela ASSEMBLEIA do MFA( MOVIMENTO das FORÇAS ARMADAS), foi extinto com a revisão da CONSTITUIÇÃO em 1982; no entretanto,teve tempo para se transformar num entrave , político e jurídico, pelas restrições que quis impor , não só às liberdades dos cidadãos como à livre iniciativa, difundindo, subrepticiamente,a ideia de que só uma certa esquerda tinha salvação e lugar, nesta sociedade.Será que podemos falar de um certo ABSOLUTISMO de ÍNDOLE, ESQUERDO/MILITAR?

DESDE o século XIX, não havia eleições livres por sufrágio universal, no nosso país.
FRANCISCO DE SÁ CARNEIRO tinha conseguido a maioria absoluta , em 1979, mas estava com dificuldades para governar, por causa do peso dos ideólogos militares. Apesar da legitimidade dos direitos dos cidadãos, conseguidos por essa via, era o CR qe mandava em tudo, que decidia da JUSTIÇA, da ECONOMIA, da POLÍTICA, tendo, inclusivamente,quase imposto um modelo de "SOCIALISMO" que, se tivesse tido "pernas para andar"nos poderia ter aproximado do exemplo cubano.

MUITOS, mais ou menos na casa dos "sessenta" se lembrarão de que o MFA se propôs activar um modelo de democracia assente em três "D":democratizar, descolonizar, desenvolver.O "descolonizar" deu na hecatombe que ainda hoje temos na memória; o "desenvolver"perdeu-se pelo caminho no meio de algumas estradas e auto-estradas, que nos ligaram à EUROPA e deram trabalho a alguns milhares de pobres e a possibilidade de enriquecimento de alguns...MAS, o BANCO DE PORTUGAL TINHA OIRO, como aval...PERGUNTEMOS AO SR. TEIXEIRA DOS SANTOS se ele ,alguma vez o viu?
O que é certo é que o desenvolvimento, nos enganou... meteu-se por caminhos escusos...HÁ milhares de desempregados, há fraudes e corrupção como não se podia imaginar, há casos de escandaloso enriquecimento ilícito, os pobres estão cada vez mais pobres, os pensionistas pagam impostos sobre os impostos que pagaram toda uma vida de trabalho, " meia dúzia"de tipos, sob um governo auto-intitulado socialista actuam comoverdadeiros "SUCIALISTAS"NUMA DE "ELES COMEM TUDO/ ELES COMEM TUDO/ ELES COMEM TUDO E NÃO DEIXAM NADA", há fome,miséria, enganos constantes por parte de um governo que mente descaradamente, com toda a impunidade e coragem, para poder manter-se no poder e tentar fazer calar -sei lá quem e sei lá o quê-há mentiras que, encobertas em momento próprio deram uma encolhida vitória eleitoral... há desilusão e impotência perante uma justiça que o nâo é, para poder "SAFAR"os grandes... HÁ...TUDO O QUE OS AMIGOS SABEM E DE QUE NÃO PODEMOS FALAR...

Só não há vassouras para varrer todo o lixo que vai conspurcando PORTUGAL e que tem permitido que sejamos, hoje, ao contrário do que dizem sócrates e teixeira dos santos, o país mais miserável da EUROPA! TEMOS TANTOS VALORES, ESPALHADOS POR ESSE MUNDO FORA A ENCHER SALSICHAS EM FÁBRICAS SUÍÇAS...

Quanto ao terceiro "D" do MFA, o democratizar... está um pouco à vista, neste tempo de sócrates: país controlado por "câmaras fotográficas", por radares, por "chips" de toda a ordem, por jornais "ameaçados" se disserem mal do senhor sócrates...
RESTA-NOS, se lutarmos por ele, O PENSAMENTO!
Pelo caminho ficou um PREC, uma REFORMA AGRÁRIA, uma adesão , em Junho de 1985, à então CEE; há um CESSNA que explodiu no ar com SÁ CARNEIRO, ADELINO AMARO DA COSTA SNU ABECASSIS e outros políticos ou não e há , finalmente, UM RAMO DE CRAVOS QUE NÃO QUER MURCHAR!

18 comentários:

  1. Um bom texto, Maria. Uma lição de história recente de Portugal.

    Só não concordo que sejamos o país mais miserável da Europa. Porque, de facto, não somos. Mas que poderíamos estar muito melhor? Sim, isso é certo. E se a esquerda revolucionária, na altura do PREC, quase transformava este país numa colónia de férias soviética, não é menos verdade que os dez anos de governo do actual Presidente da República representaram a maior oportunidade histórica desaproveitada por Portugal na sua história contemporânea, sendo responsável por muitos dos abusos e atrasos que hoje sofremos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,
    Toda esta sua prosa, fez-me pensar em todos os acontecimentos vividos. Toda a sua esplanação está correcta, dentro daquilo que eu também penso. Vivi todos os acontecimentos de uma forma apaixonada, subi a pique, mas depois fui caindo por aí abaixo! Não temos o país com que sonhamos, vive-se num mar de grande descontentamento e poluído de tanta coisa desagradável. Foi a isto que chegamos!...
    Eu também sou das pessoas que gosta de cheirar o cravo vermelho!...
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  3. MANUELA: É isso que eu digo... isso tudo!
    MAS podes crer que quero que os dravos da Liberdade continuem a cheirar! BEM sei- e também o digo- que não estamos bem, somos um país pobre, estamos desiludidos e feridos com as expectativas goradas...
    MINHA AMIGA, este tema é fraturante, há milhões de opiniões... só dei o meu ponto de vista e, mesmo assim, dado que o texto ficaria maior ainda, não disse tudo o que qeria dizer...Sinto nas tuas palavras que tens, provavelmente, outros motivos de amargura, em relação ao tema...TENTO COMPREENDER-TE e peço-te que não deixes que outras tristes lembranças te possam pôr contra o que eu disse ...porque é só uma refer^ncia àquela data.
    BEIJINHOS DE MUITA AMIZADE DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. CIRRUS: TENS RAZÃO, a ROMÉNIA ESTÁ PIOR QUE NÓS! MAS ESSA SÓ ENTROU "AGORA"... QUANTO AO DESPERDÍCIO DE OPORTUNIDADES JÁ DESDE O TEMPO EM QUE CAVACO SILVA ERA CHEFE DO GOVERNO, PLENAMENTE DE ACORDO COM A TUA OPINIÃO! MAS REPARA QUE EU SÓ DEI O MEU CONTRIBUTO para lembrar essa data... TUDO o que o texto possa suscitar são pontos de vista; eu nem disse tudo o que queria dizer... não posso... tenho medo... mas que sei falar de outras coisas e pessoas relacionadas com este tema... podes crer!
    O adjectivo "MISERÁVEL", tens razâo, pode tersido exagerado... MAS diz onde é que, na EUROPA, os reformados como o meu pai, com 85 anos e mais de sessenta de trabalho, recebem menos de 300 EUROS? TEMOS 10 milhões de habitantes: onde é que há tanto desemprego ,em proporção? ONDE HÁ UM 1º ministro e um ministro das finanças a actuarem como os nossos, sempre contra o povo e os trabalhadores?
    E isto, CIRRUS, foi ,como eu disse à MANUELA, só um contributo meu, para recordar esse dia, pois podes crer que , mesmo sendo de esquerda, não quereria viver num regime "cubano"...
    BEIJO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Era militar na altura,a coisa esteve preta.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Estive para sair sem comentar, mas como gosto desta professora poetisa, voltei atrás.
    Começo por dizer que faço minhas as palavras de Cirrus.
    Posto isto digo que a história da "Maioria Silenciosa" e do 25 de Novembro está por fazer.
    Quer duma quer doutro conhecemos, apenas, a versão dos vencedores. A História é assim, demora a revelar-se.
    O 25 de Novembro começou antes, no dia 7, quando, a mando do Governo provisório que nada tinha a ver com a Esquerda, os emissores da Emissora Católica foram atacados à bomba, silenciando-a. Na altura, a emissora era tida com uma voz rebelde, incómoda. O ataque aos emissores, situados na Buraca, foi aplaudido por muitos dos que hoje acusam o Governo de querer acabar com a liberdade de expressão no nosso País e de pretender silenciar aquilo a que chamam a "comunicação social livre" (leia-se Jornal Nacional - só à Sexta-Feira - de MMG!). Não me consta que andem por aí ministros de bazuka na mão! Como já aqui disse uma vez, não sou "socratiano" nem apoiante do PS, ou de qualquer outro partido. Amo a verdade, voto sempre de acordo com a minha consciência.
    A Liberdade de que hoje gozamos, e que nos sabe bem, não a devemos a Jaime Neves ou a Ramalho Neves (conheço ambos, pessoalmente). Se têm prosseguido com o 25 de Novembro, estaríamos hoje sob as botas cardadas de uma ditadura militar de extrema-direita. Isto é, fugíamos ao perigo do absolutismo soviético para cairmos noutro. Eanes ainda tentou segurar o poder ao criar, mesmo sendo PR, o PRD. O partido desmoronou-se rapidamente, faliu, o seu criador é nada, um vazio completo que só pela força das armas poderia chegar aonde queria!
    A nossa Liberdade pós 25 de Novembro devemo-la a dois homens, especialmente a um de que pouco se fala - Ernesto Melo Antunes, de que tanto fala António Lobo Antunes, o outro é Vasco Lourenço que em assembleias do MFA se opôs, tenazmente, a Otelo Saraiva de Carvalho -.
    Quanto ao quadro que traças do nosso país actual, muito teria a dizer, mas este não é o espaço para tal. Fico-me pelo que escreveu Cirrus.
    Um beijo daqui

    ResponderEliminar
  7. Maria:)

    O que faz mais impressão é hoje em dia ainda haver quem defenda os "precs" e as "revoluções", como se nada se tivesse passado.

    ResponderEliminar
  8. CARLOS ALBUQUERQUE. TERIAS FEITO MAL, se tivesses saído, sem dizer tudo o que disseste, amigo. É que podemos aprender todos , um pouco mais, com quem sabe mais, ou com quem vê as coisas de modo diferente! E como disse ao Cirrus, adorei ,como aliás, gosto sempre , das opiniões dele. BEM sei que , como mulher e jovem, não vivi as coisas como tu, por exemplo, que conheces essas personagens todas.
    Mas continuo a dizer, o meu trecho foi só um recordar a data, com o meu ponto de vista... O que há para aprender, sob outros modos de ver essa época, estou a fazê-lo contigo, com o Cirrus, com todos os que se quiserem pronunciar!
    Obrigada, amigo, por responderes por causa de gostares da professora -poetisa!
    UM beijo amigo e grato da LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. MANUEL MARQUES: ora aí está outro comentário digno do meu grande respeito e admiração!Obrigada MANUEL, por teres estado lá e por tudo o que viveste ,sob tensão. EU sei que muitos dos amigos estão na minha faixa etária e podem dizer ( se se puder...)das suas experiências e conhecimentos.
    BEIJO AMIGO, MANUEL.

    ResponderEliminar
  10. LEVY: realmente passou-se tanta coisa que muita gente está longe de imaginar... E eu, pobre de mim, por muito que saiba, que leia e que oiça ,como ouvi da boca de alguns intervenientes (AMIGOS) no processo, só sei que há quem saiba muuuuuuitomais do que eu, pobrezita...
    BEIJO amigo da LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Não tens que agradecer.
    Gosto deste professora poetisa por várias razões, de entre elas uma que me é muito querida - o abrir o seu blog a um espaço de liberdade, de saudável e enriquecedora troca de opiniões. Bem hajas por isso. O mundo real e a Blogosfera precisam de gente assim.
    Se o Sócrates descobre o LUSIBERO é que vai ser um sarilho :))
    Um beijo daqui, muito amigo, eu é que agradeço o teres este espaço de LIBERDADE!

    ResponderEliminar
  12. OBRIGADA, CARLOS!
    PODES CRER QUE ESSE SENHOR NÃO ME METE MEDO... SE me meter em PENICHE, sei que os amigos deste espaço correm com ele...
    ACABO DE VIR DO TEU BLOG e adorei aquele natal, que cheira a filhós, a rabanadas , a batatas com bacalhau, sei lá que mais...
    BEIJO AMIGO

    ResponderEliminar
  13. Maria, apesar dos desperdícios, apesar da má governação, apesar dos parcos rendimentos dos mais pobres, há países conjunturalmente bem pior que nós. Como a falida Irlanda, a falida Islândia, e mesmo a nossa vizinha Espanha, onde o desemprego está quase nos 20%.

    ResponderEliminar
  14. TENS RAZÃO , CIRRUS. HÁ SEMPRE QUEM ESTEJA PIOR DO QUE NÓS... POR VEZES SOMOS EGOÍSTAS, sem sentir que o somos.
    Um beijo amigo da lusibero

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga poetisa Maria, seu blog está enxuto, no sentido literário elegante, sem excessos, e interessante,sua sabedoria atrelada ao seu senso de lógica criticidade, a fazer uma analise coerente do mundo social politico em que vive,sua consciência de seus deveres e direitos, dentro da realidade de seu pais. Muito informativo. Parabéns,beijocarinho, Lu

    ResponderEliminar
  16. LUFAGUE: VOCÊ É UMA AMIGA MUITO QUERIDA! FAZ-ME COMENTÁRIOS LINDOS E SENTIDOS, ONDE SE VÊ SINCERIDADE E CARINHO. EU É QUE ESTOU MAIS EM FALTA, AMIGA QUERIDA, POIS POR CAUSA DAS AULAS QUE ESTOU A DAR EMCASA, A QUE NÓS CHAMAMOS EXPLICAÇÔES, POR VEZES ATRASO AS VISITAS A ALGUNS AMIGOS, POIS O TEMPO NÃO CHEGA A TUDO. ME PERDOA, AMIGA, HEI_DE COMPENSAR VOCÊ; O JOÃO RAIMUNDO , O PORTUGALMARESIAS e TANTOS...
    UM BEIJO MUITO AMIGO, LUFAGUE!

    ResponderEliminar
  17. A magia da noite": tremendamenre marcante... e estou segura de que desse dia ,não sabemos nem metade...
    Lusibero

    ResponderEliminar