quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Poema do ciclo "Místicos"_ "FÉNIX....


fotos google


Fénix renascida das cinzas pardentas
reergue-se a alma ,do mar de tormentas!
Ergue a majestosa cabeça
envolta em plumas escurecidas
e assume-se como entidade, que revolve a VIDA!

Esperanças desfeitas
no imperfeito atalho do percurso a fazer
levantam-na, de súbito, com jeito…

É O MOMENTO DO RENASCER!

Um brilho, quase espectral,
solta-se da pobre, saída das profundezas…

Alma missionária em constante procura…
Enfrenta a realidade dura do mundo a desfalecer!

Noite eterna de sonhos cansados
deixa-te gélida, nos espaços desfeitos,
ao longo de caminhos não esperados…

Pobre Fénix, renascida de segundo a segundo…
Onde vais, alma estafada?
Trespassas barreiras, eternas canseiras,
andas Aquém e Além, cumprindo VERDADES!

E PASSA POR TI A BRISA DE UM PERSISTENTE MURMÚRIO…

Vamos! Segura-a! Agarra, por dentro,
o TEMPO da distância que te leva à dor!
Que fazes, sem mim? Sofres… por amor…

Depois… formosa, luzente, pomposa,
renasces de novo, SEM MIM…SEM DOR...

C7G- 4/37- MÍST.-NOV/=)

20 comentários:

  1. Renascer, sempre...
    O RENASCIMENTO nos dá a esperança de um caminho melhor, onde haja resposta às nossas buscas, nossas procuras e, das cinzas pardacentas e absolutamente frias surgimos, novamente, em cores vibrantes para uma vida mais justa e sem tantas desigualdades.
    Que profundo, Maria, eu amo a FÊNIX.

    ResponderEliminar
  2. A fénix sempre me acompanhou pela vida e pelo amor.

    É a derradeira representante da poesia romântica e não só.

    Serena, encara o fim
    Pois sente que o nascer do sol
    se aproxima.

    ResponderEliminar
  3. BRUCE: mas ela rejuvenesce, depois de várias centenas de anos... e nós...desaparecemos um pouco, todos os dias...
    BEIJITO da lusibero

    ResponderEliminar
  4. MALU: seria tão bom sermos como a FÉNIX... rejuvenescer, em vez de ir morrendo um pouco, dia a dia...
    BEIJITOS de PAZ
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Mas nós SOMOS como a fénix...no dia-a-dia, os pequenos-grandes obstáculos que temos que enfrentar, obrigam-nos e aprender, a evoluir, a resolver e, a cada passo dado, renascer!Avançar!

    E tu, qual fénix, tens renascido SEMPRE!

    Um abraço e um beijo gordo !

    ResponderEliminar
  6. Adorei o poema.

    A Fénix, representando o nosso renascimento espiritual.

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Impossível não retrucar...
    Acho linda esta fome de vida que tens, Maria.
    Isto te torna diferente de muitos que se acomodam com o "morrer" um pouco a cada dia.
    Sei como é, porque quero viver, ou melhor, renascer a cada momento.
    És mesmo vibrante, amiga minha...
    Beijinhos em teu coração

    ResponderEliminar
  8. "PARTILHA DE SILÊNCIOS": fico feliz por teres gostado! Obrigada pelas tuas palavras... Já que não podemos renascer fisicamente... ao menos não murchemos a um canto...É o que nos resta...
    BEIJINHOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. MALU: tem que ser assim, minha amiga! ÀS vezes, até tenho receio de me sentar a meditar, porque me vem logo um poema à ideia. Este , fi-lo ontem mesmo, antes de o publicar...
    BEIJINHOS da amiga lusibero

    ResponderEliminar
  10. "TERRA DE ENCANTO": muita da minha vontade de renascer é-me dada por ti e pelo Tó mas também pelos vossos filhos...
    Apesar dos momentos em que me sinto "ir abaixo", sei que te tenho ao pé de mim, pelo menos por agora...
    BEIJITOS DA MAMY

    ResponderEliminar
  11. Oi Maria!
    Vi sua duvida lá no blog da Silvana e vim te explicar:
    O Saci, ou Saci-pererê, é uma personagem bastante conhecida do folclore brasileiro, que teve sua origem presumida entre os indígenas da região das Missões, no Sul do país, por onde se espalhou em sua quase totalidade.
    O Saci é um negro jovem, de uma só perna, portador de uma carapuça sobre a cabeça que lhe confere poderes mágicos.
    Considerado uma figura brincalhona, que se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas, ou assustando viajantes noturnos com seus assobios - bastante agudos e impossíveis de serem localizados. Assim é que faz tranças nos cabelos dos animais, depois de deixá-los cansados com correrias; faz as cozinheiras queimarem as comidas; ou aos viajores se perderem nas estradas.
    O mito existe pelo menos desde o fim do século XVIII ou começo do XIX.
    A função desta "divindade" era o controle, sabedoria, e manuseios de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá, mezinhas, beberagens e outros medicamentos feitos a partir de plantas.

    Como suas qualidades eram as da farmacopéia, também era atribuído a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas.


    Pronto, agora vc sabe tudo sobre saci.
    Bjs e muito lindo seu blog.

    ResponderEliminar
  12. Fátima:obrigada pela sua explicação e pelas palavras sobre o meu blog. Sabe, às vezes, para nós portugueses , é difícil comentar certos textos vossos, precisamente porque há coisas que não sabemos.Penso que se dá o mesmo convosco... Até já sugeri a um meu seguidor brasileiro que traduzisse o significado de certas palavras, porque perdemos o sentido do texto e não conseguimos comentar, por não percebermos.
    BEIJO AMIGO DE LUSIBERO.(vou já ver teu blog)

    ResponderEliminar
  13. Muitos vivem, a vida, como uma noite eterna de sonhos cansados

    ResponderEliminar
  14. Maria:
    acabei de chegar por aqui e fiquei apreciando sua sensibilidade e o prazer que se nota no jogo com as palavras.
    Apareça, quando puder, para ouvir meus botões:
    mteresahf.blogspot.com
    Abraços,
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  15. ANTÓNIO: FUI CONHECER_TE... AMANHÃ, terei um comentário para atua escrita, que acho soberba! Já te pus ,aqui ao lado, nos meus favoritos. GOSTO DE QUEM ESCREVE BEM...
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  16. MARIA TERESA: vou já ver os teus "botões"; agradeço teres estado a avaliar-me...AMANHÃ , falarei no teu blog.
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  17. Renascer

    renascer sempre

    até que se apaguem todas as luzes!

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. VIEIRA CALADO: é essa a sina do ser humano...Não nos resta mais nada!
    BJS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  19. Este poema dá para "dissecar" na vertenta de uma fenix renascida ou estafada. E a Lusibero parece deixar um pouco da sua tristeza (!) nela, "renasces de novo, SEM MIM…SEM DOR..."

    Mas eu queria retirar a preciosidade que é este pedaço:

    "Esperanças desfeitas
    no imperfeito atalho do percurso a fazer
    levantam-na, de súbito, com jeito…

    É O MOMENTO DO RENASCER!"


    É como ouvir este Hallelluah de fundo aqui no seu blog enquanto leio. É um "empurrão" de vida este pedaço que retiro. Simplesmente maravilhoso.

    beijinho de sempre

    ResponderEliminar
  20. DANIEL SILVA(LOBINHO): na realidade, esse bocadinho é de dor, Daniel... É que ,apesar do sofrimento, a Fénix renasce sempre, como figura mitológica que é...e eu ,tu, os outros humanos, nunca o poderemos fazer...Fico contente que gostes da música de fundo. De vez em quando, vou mudando a música do primeiro lugar... Já ouviste a canção seguinte, do PAULO GONZO?
    BEIJITOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar