segunda-feira, 9 de novembro de 2009

LEMBRAR ALBERT CAMUS (1913-1960)

FOTOS GOOGLE
FOTOS GOOGLE


Nascido em 1913 em MONDOVI, na ARGÉLIA, FILHO DE PAIS HUMILDES E ILETRADOS, foi crescendo dando provas de talento nos estudos e no Pensamento, desde muito cedo. Morreu,no entanto, em França, em VILLEBLEVIN, num acidente de viação que ,na altura foi considerado estranho, mas que as poucas provas obtidas não deixaram que fosse mais do que isso. Comecei a tomar contacto com a sua obra , já na Faculdade, e chamou-me a atenção o seu pensamento inquieto com o ver o Homem sempre como um "estrangeiro", por vezes em termos de Pátria, mas sempre em relação a si próprio...Hoje somos uma coisa, amanhã, somos outra... Haverá alguém, mais estrangeiro a si , do que o próprio HOMEM?
Em França inscreveu-se no PARTIDO COMUNISTA e, como seria de esperar, na altura da Segunda Grande Guerra foi membro activo da Resistência ,contra a ocupação nazi. Contemporâneo e amigo de SARTRE, tal como ele foi defensor e difusor das doutrinas existencialistas.
Da sua obra destaco ,precisamente ,os livros que li e me causaram profundos problemas interiores e de identificação: "O ESTRANGEIRO", "A PESTE" e "O MITO DE SÍSIFO". Estas obras, com o tempo, tornaram-se textos programáticos, precisamente por abordarem temáticas como a da existência do HOMEM e de DEUS, O sofrimento humano sem sentido, se na realidade este é feito à imagem e semelhança de deus... Se Deus nunca morre, se sempre É, sempre FOI e sempre SERÁ, como pode o HOMEM estar condenado a acabar em cinzas, no fundo de uma cova escura? Tudo passa aser tão ABSURDO( O MITO DE SÍSIFO), que o suicídio passa a ser encarado como uma fuga possível e aceitável para o desespero humano...
ESTAS obras contribuíram para que, em 1957, a ACADEMIA SUECA lhe atribuísse o PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA.
COMO O ESCRITOR RUSSO FÉDOR DOSTOIEWSKY que ,apesar de confessar o seu Ateismo, dizia:"SE DEUS não existisse, tudo seria permitido... Ainda bem que ELE existe!", partilhando abertamente estas ideias dedicou-se CAMUS aos pensamentos do Absurdo, como modo de escapar ao marasmo das sociedades. NO livro "LA CHUTE"( A QUEDA), retoma os temas existencialistas discutindo sobre as liberdades humanas, "impostas" por um DEUS que faz entender que o HOMEM é um ser livre, mas que limita a sua acção pelo facto de lhe atribuir inteligência...
Para CAMUS, por conseguinte, aí está o conceito do ABSURDO: A MORTE É ABSURDO, o ACASO É UM ABSURDO, o não entender o real e o irreal é UM ABSURDO...mas TRAÇA OS DESTINOS DO HOMEM!!!

4 comentários:

  1. "Poder ser santo sem Deus, eis o único problema que hoje conheço"... É uma frase dele que me ficou sempre. Mas se pensarmos em Sartre e outros existencialistas, para além de Albert Camus, todos encontraram na morte provocada a angústia da existência...

    Bj

    ResponderEliminar
  2. VERDADE, LOBINHO! NÃO ESQUECER O NOSSO ANTERO DE QUENTAL, por exemplo.
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. Olá Maria,
    Camus em determinada época foi um dos meus escritores preferidos, li tudo o que havia para ler, foi marcante, assim como Sartre. Eu digo foi, mas continua a ser, de vez enquanto tenho que revisitar os seus livros, pelos sublinhados que deixei e folhinhas com notas, é assim que eu faço, relativamente a certos escritores.
    Bj,
    Manuela

    ResponderEliminar
  4. MANUELA FREITAS:PRECISAMENTE COMO EU! NÃO CONSIGO LER UM LIVRO SEM SUBLINHAR, SEM TOMAR NOTAS AO LADO...SÓ ASSIM, ELE TEM VIDA, PARA MIM!
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar