terça-feira, 24 de novembro de 2009

Freddie Mercury morreu há 11anos...



Faleceu, no dia 24 de Novembro de 1991. No dia anterior, confessou ao Mundo, aquilo de que já se desconfiava, ao vê-lo em palco, tão fisicamente depauperado:estava contagiado pela SIDA!

Nascido em 1946 , na belíssima ILHA de ZANZIBAR, com nome de baptismo FARROKH BULSARA, cedo se dedicou à música ,em geral, e ao ROCK, em particular. Foi no grupo "QUEEN" que ganhou fama, dando fama ao grupo, com o nome de FREDDIE MERCURY. Marcou o mundo musical pela sua extravagância, pela genialidade das suas espectaculares actuações, pela grandiosidade com que vivia tudo o que cantava. Com o microfone na mão, transfigurava-se, emprestando aos trechos que interpretava, todo o seu espírito e profissionalismo, que o tornaram, a par dos "QUEEN", um ícone do mundo musical.

Recordo, com saudade, o grandioso concerto para a abertura dos JOGOS OLÍMPICOS DE BARCELONA, ao lado de MONTSERRAT CABBALLÈ! A ímpar interpretação do hino "BARCELONA", apesar da sua debilidade física, não nos deixa esquecer FREDDIE MERCURY! Atraiçoou-o a doença ,depois de ele atraiçoar a VIDA, com os excessos de quem tinha medo de não ter tempo de viver tudo o que o muito dinheiro lhe proporcionava! Recordo "LOVE KILLS"( o amor mata), canção profética, a que se segue uma outra canção única, em tom confessionalista, como que a pedir perdão de tudo o que, de exagerado, fez: "IN MY DEFENCE"( em minha defesa)!

"THE GREAT PRETENDER" acabava a sua peregrinação , ao fim de 45 anos de vida, intensa!RESTA A MÚSICA, COMO LEGADO, QUE NÃO MORRE!

DEIXO A TODOS OS QUE O NÃO ESQUECEM O HINO " BARCELONA"...
.

14 comentários:

  1. Reconheço que não é dos grupos que mais gosto.

    ResponderEliminar
  2. Esta sim, uma perda verdadeiramente irreparável.

    ResponderEliminar
  3. CIRRUS: não posso estar mais de acordo! Adoro continuar a ouvi-lo; é como se ainda ali estivesse...
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. DANIEL SANTOS: EU ADORO "QUEEN", com FREDDIE `MERCURY...COM PAUL RODGERS, NÂO SOA A "QUEEN"...MAS adoro "PINK FLOYD", U2. SCORPIONS,R.E.M,...
    BEIJITO DE LUSIBERO
    (HOJE NÃO pude ir visitar-vos, a ti e ao MANUEL GOUVEIA)

    ResponderEliminar
  5. Uma das melhores vozes de todos os tempos !

    ResponderEliminar
  6. 11 anos?

    Não te preocupes com os intelectuais de pacotilha que não sabem apreciar um génio!

    ResponderEliminar
  7. Realmente, grande voz que não perdemos, amiga, porque a música é imortal e podemos ouví-la a todo instante, principalmente personalidades como FREDDIE MERCURY, que são estrelas que nunca apagam.
    Um bom dia e sempre beijinhos

    ResponderEliminar
  8. ANTÓNIO, O IMPLUME: OLHA SÂO18 ANOS, EM VEZ DE !!! EU ENGANEI-ME NAS CONTAS E O NOSSO AMIGO FRANCISCO VIEIRA TEVE A AMABILIDADE DE ME CORRIGIR! TALVEZ SEJA O SUBCONSCIENTE A QUERER FUGIR , COM O "RABO À SERINGA" DO TEMPO QUE PASSA...JÁ 18
    ANOS, MEU AMIGO!
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. JOÃO ANTÓNIO, ESTOU DE ACORDO CONTIGO! É UMA DAQUELAS PERSONAGENS QUE NÃO MORREM, PORQUE A SUA VOZ ESTÁ VIVA, ENTRE OS QUE O AMARAM. É RARO O DIA EM QUE A RFM NÃO NOS FAZ OUVIR UM TRECHO DE FREDDIE MERCURY. COMO DISSE AO "IMPLUME" JÁ SÃO, não 11 ,MAS SIM 18 ANOS!!!

    ResponderEliminar
  10. MALU: É BEM VERDADE! PARA QUEM AMAVA AQUELA VOZ ESPECTACULAR, ELA CONTINUA VIVA POIS NÃO HÁ DIA EM QUE O NÃO OIÇA!
    JÁ LÁ VÃO 18 anos, como me corrigiu o FRANCISCO VIEIRA, ONTEM À NOITE, COM AMABILIDADE, POIS EU ENGANEI-ME A FAZER AS CONTAS...IMPERDOÁVEL...MAS ERRAR É HUMANO.
    BEIJOS DA LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. TENS RAZÃO, CIRRUS! DO CORAÇÃO! SE pensarmos bem, há quem esteja pior do que nós... POR VEZES SOMOS EGOÍSTAS, sem reparar que o somos...
    UM BEIJO AMIGO

    ResponderEliminar
  12. Sem margem para dúvidas, JANE DOE...
    OBRIGADA DE LUSIBERO

    ResponderEliminar