segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O "MURO"de BERLIM, 20 anos depois do "ABATE"

Não posso deixar passar este dia, sem me referir ao que se está a passar na capital da Alemanha unificada, como comemoração deste acontecimento, de 1989.
Recordo a alegria desse momento de há duas décadas em que, presos às imagens que nos chegavam da Alemanha,através das Televisões, vimos o "cair em pedaços"do muro anti-liberdade.
Abominável maneira de dividir as almas... todos os muros que por aí proliferam!
Com a Queda do muro de BERLIM, começava o fim da antiga União Soviética; acabava, também, a "Cortina de Ferro"e as famílias podiam unir as mãos e os corações, depois de muitas mortes e décadas de separação.
GORBATCHOV e LECH WALESA, "pais" respectivamente da "PERESTROYKA" e do movimento "SOLIDARNOSZ","abriram, quase sem querer, as "portas" do Leste europeu aos martelos e camartelos que destruiram o autoritarismo, que ofuscava a dignidade de milhões de seres humanos.

ENTRETANTO, hoje mesmo, os palestinianos deram uma "machadada" simbólica num outro "muro", o da "SEPARAÇÃO", que está a ser levantado por Israel contra possíveis ataques contra o seu território.Foi simbólico, bem o sabemos , uma vez que os camiões palestinianos abriram, somente, uma brecha de quase dois metros, no dito muro.Apelos constantes do mundo ,pedem diálogo aos dois povos...Como ninguém cede nada a outrém, talvez a próxima celebração seja a da queda deste e doutros "muros" que se vão levantando, perante as gentes atónitas e estarrecidas, um pouco por todo a humanidade!

Há"muros" por derrubar, bem mais difíceis de fazer "em cacos":o da corrupção, o da guerra, o da fome, o do enriquecimento à custa do trabalho das pessoas, por parte dos "ditadores"do bem-estar, tipo"venha SÓ a nós o vosso reino e os outros que se amanhem"... Há os muros da violência contra crianças, mulheres e idosos... Há o muro das multi- nacionais que "fecham as portas na cara "dos trabalhadores que exploraram , na maior parte dos casos com a conivência de governos bacocos, que não souberam assegurar os investimentos que nelas fizeram , de milhões de euros ou de CONTOS do erário público, que o mesmo é dizer, de todos nós que pagamos impostos, com "língua de palmo"...E não esquecer o "muro" feito com "sucatas" vergonhosas dos que nos (des)governam...

É urgente que possamos todos passar uma qualquer PONTE DE BORNHOLMER STRASSE... que demos novamente passos de cheirosa liberdade em Portugal, em CEUTA e MELILHA,no TIBETE, no IRAQUE, BIRMÂNIA, ZIMBAWUÉ...
Mas a História da "QUEDA DO MURO DE BERLIM"deu-se em função, ainda e também, de muitas outras histórias da França, da Alemanha, da América, da antiga UNIÂO SOVIÉTICA... HISTÓRIAS políticas ,económicas e sociais ,das quais não vou falar... porque ,dessas, se encarredará de falar a própria HISTÓRIA DA HUMANIDADE!

ACIMA DE TUDO...VIVA A LIBERDADE!esteja ela onde estiver!
ABAIXO , ESTEJAM TODAS AS "STASI" do mundo!

15 comentários:

  1. Há muitos muros sim. Não apenas físicos em tantas partes do mundo (mais do que aqueles que eu julgava existir), mas muros nas pessoas, que interrompem a doacção natural e sua receptividade. Motivo:raiva, ódio, destruição... do e no tecido humano...

    Infelizmente 20 anos depois da queda do muro de Berlim para a qual contribuiram gradativa e gradualmente Lech Walesa e com ele João Paulo II, entre as situações de abertura que ia havendo, como Gorbatchev, etc. e a própria Alemanha a definir uma reunificaçao em dois moldes (imediata ou gradual, tendo prevalecido a imediata, felizmente), o facto é que a leiberdade de que fala no final precisa de ser conquistada e não adquirida por razoes que julgamos apenas nossas, como acontece com os adolescentes que por uma opinião julgam todo o mundo.

    O dever de ganhar essa liberdade é proporcional à correcção e ao dever de respeito que devemos ter como pessoas. Pena é que após 20 anos ainda sejam muitas as diferenças entre as "duas" Alemanhas.

    Bj

    ResponderEliminar
  2. Ora, bem verdade, que muitos muros se erguem. E muitos bem perto. Pela Justiça! Pelo menos da justiça!

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria, aplaudo e assino embaixo de cada palavra tua!
    Nunca saberemos amiga,o que realmente acontece de verdade atrás de todos os "muros" do nosso mundo. Se olharmos a História antiga com a visão do que vemos hoje, já temos a noção do quanto de mentiras foram transmitidas por gerações.
    E esse ser humano, que não quer mudar? Que ainda luta por um pedaço de terra tendo milhares de pedaços espalhados pelas terras?
    Como conseguem assistir a tanta tristeza nos olhos de povos.E quem é inocente; e quem é o verdadeiro culpado?
    Amiga, se eu não tivesse fé em Deus, acho que não resistiria!
    Benditas as pessoas como tu que elevam suas vozes para dizer aquilo que muitos não conseguem enxergar!
    Belo post, Maria!
    Beijos n'alma! E no teu coração!

    ResponderEliminar
  4. Maria
    Se fosse só o muro de Berlim... e esse, já caiu!Mas os outros tantos e tantos como dizes, caírão alguma vez? Nós temos o nosso muro da "vergonha" cuja espessura aumenta cada dia com novas noticias que vão chegando, dificultando abrir nem sequer uma brecha, quanto mais deitá-lo abaixo...
    Um beijo e boa semana
    Graça

    ResponderEliminar
  5. Viva a liberdade, Maria!
    Festejemos a queda do muro de Berlim, mas... como dizes, e bem, há muitos muros por "aí", à espera de serem derrubados. É preciso lutar por esses, pela sua erradicação, de preferência, de toda a face do planeta.

    Deixo-te um abraço :)

    ResponderEliminar
  6. ANA PAULA:esses muros por "AÍ"... dão por nomes como "OPERAÇÃO", por processo CASA PIA, POR FREEPORT, APITO DOURADO, caso PORTUCALE, caso DAS "SUCATAS" e dos lixos como os que os governos, foram passando da política para a administração de bancos, etc...
    Esses, creio que vai ser mto difícil derrubá-los, porque, ao contrário de nós, os alegados criminosos dão a mão uns aos outros.
    BEIJITOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. CIRRUS, meu amigo, tenhamos fé, em nome da PAZ!
    TU CONHECES-me, há tempo suficiente, para saber que não há hipocrisia nestas palavras. Eu continuo a estender a mão, até ver que não vale mesmo a pena... mas mesmo assim , espero não morrer enquanto não se derrubarem alguns muros, no sentido real. Confio que no SER humano há mais coisas que nos unem do que as que nos desunem... LÍRICA? UTÓPICA?
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. MARIA IZABEL VIEGAS: é preciso perder o medo e chamar as coisas pelo seu nome, "enfrentar o touro pelos cornos" porque o que "o touro" quer é ,precisamente, que tenhamos medo para ele andar por aí "a pastar", impunemente!
    BEIJINHOS EM TEU CORAÇÂO, também.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. GRAÇA E DANIEL SILVA: já falo convosco!COMO ANDO A FAZER "IMPLANTES DENTÁRIOS" tenho sempre vez marcada no dentista...MAS depois vocês nem me conhecerâo...
    ATÉ já
    lusibero

    ResponderEliminar
  10. Sempre houve duas Alemanhas. A rica, a Ocidente,plena de matérias primas, industrializada, a pobre, a Oriente. No pós-guerra a divisão manteve a rica no Ocidente, a pobre ficou sob a alçada da ditadura comunista (18 milhões de habitantes, mais coisa menos coisa). Nos anos 50 a URSS propôs a reunificação (numa leitura simplista, queria ver-se livre "daquilo"), com a condição da Alemanha não vir a possuir exército, nem tecnologia nuclear. Americanos e ingleses opuseram-se, alegando o perigo que representaria a reunificação. Nove anos depois nasceu o muro!
    A Oriente continua a pobreza, a Ocidente o bem estar e a riqueza. A Oriente reconquistaram-se as liberdades cívicas, a Democracia. Apreendeu-se a cultura do consumismo. De Oriente veio uma senhora que se tornou chanceler e diz não estar ainda a reunificação completa (!).
    Vinte anos depois da queda, mais de cinquenta por cento dos "orientais" diz que antes vivia melhor (!!!???).
    Ter visto o "dominó" nas comemorações chocou-me! Hollywood não faria melhor.
    A Liberdade corre-me nas veias, desejo-a para todos os povos, a começar pelo meu. Mas, aquelas comemorações...
    Não me juntei a esta festa...
    Não vi, até hoje, que dos escombros do muro tenham nascido vontades para derrubarem estes outros:
    Estados Unidos/México.
    Chipre – Gregos/Turcos.
    Coreia – Norte/Sul.
    Cisjordânia – Judeus/Palestinianos.
    Irlanda – Católicos/Protestantes.
    Rio de Janeiro – Favelas/Cidade.
    Mediterrâneo marroquino/espanhol – Imigrantes/Espanha, com arame farpado.
    Eslováquia – Eslovacos/Ciganos.
    Não festejo.

    Um beijo daqui

    ResponderEliminar
  11. CARLOS ALBUQUERQUE: se bem leste o que escrevi, a tua opinião e´a mesma que a minha.
    Só me faltou referir o muro do BRASIL, no RIO DE JANEIRO, a separar os ricos dos pobres...
    De resto, em termos de HISTÓRIA, também lá está a minha opinião...
    UM BEIJO DAQUI

    ResponderEliminar
  12. GRAÇA PEREIRA: eu bem te percebo...Ouviste nas notícias que não são válidas as escutas entre sócrates e vara...? Assim...com letra pequena ,que isso é gente que espalha má aura...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. DANIEL SILVA(LOBINHO): bem sei a que "outros" muros te referes, meu amigo... Mas contra os muros da ignorância, da soberba , do ódio de cada um ...há muito a fazer e duvido que se consiga melhorar. Não te esqueças que o mundo é feito a preto e branco...
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  14. Há cantos de liberdade e muita sofreguidão em teus escritos, Maria. Teus poema, sinceramente, me alcançam bem fundo. A analogia com todos os muros que precisam ser derrubados me convence de que nem tudo está perdido. Parabéns.

    ResponderEliminar
  15. JM CUNHA SANTOS: penso que naquilo que escrevo, seja POESIA, SEJA PROSA, há uma grande frustração por ver que pouco posso fazer para ajudar , em muitas causas.Ó MEU DEUS... se eu fosse mais nova!
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar