Detalhes… Na floresta mágica da Serra da Lousã... o Castelo medieval de Arouce (Séc. XI)...
“É próprio do homem ser prisioneiro de miragens que estão fora de seu alcance.“ - James Dean
É quase invisível no meio da vegetação da verdejante da encantada Serra da Lousã, sobranceiro a da Ribeira de São João, e a actual Praia Fluvial de Nossa Senhora da Piedade o pequeno castelo medieval da Lousã ou também como é conhecido por Castelo de Arouce, pertenceu a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra, surgindo documentado pela primeira vez em 1087 no testamento de D. Sesnando Davides onde este declara que mandou povoar o local.
Visitar este local, é como iniciar uma viagem sem tempo. O lugar conhecido entre a população por "Burgo", fascina, além do castelo de Arouce construído em xisto, é também um centro de peregrinações à capela da Nossa Senhora da Piedade e às Ermidas, todo o "Burgo”, transporta-nos através da história do concelho.
Admite-se que a edificação (ou reedificação) do Castelo remonta a 1080, quando a povoação de Arouce foi pacificamente ocupada pelo conde Sesnando Davides, governador da circunscrição conimbricense, cujo mandato lhe foi outorgado por Fernando Magno, soberano que havia conquistado Coimbra aos mouros desde 1064, trazendo a Reconquista cristã da península Ibérica até à região das serras da Estrela e da Lousã. Nos primeiros tempos da monarquia, a localidade desempenhou um papel importante, a que não foi alheia a sua condição de vila de fronteira. Em 1124, uma incursão islâmica tomou o castelo e, de novo na posse do Condado Portucalense, foi agraciada com foral em 1151, por D. Afonso Henriques.
O castelo é de pequenas dimensões, apresenta planta no formato hexagonal irregular, nos estilos românico e gótico. As muralhas, em alvenaria de xisto, são reforçadas por três cubelos (um a Sudoeste, e dois, menores a Oeste. Outros dois, semicilíndricos, flanqueiam o portão de entrada, a sudeste. Atravessando-se este, abre-se uma praça de armas com cerca 130 m². O topo das muralhas é percorrido por um adarve, defendido por merlões chanfrados.
Adossada à muralha, pelo lado norte, ergue-se a Torre de Menagem, com planta quadrangular, ameada. Nela se rasga uma porta em arco ogival, ao nível do adarve, com seteiras pelo lado oposto, e mais duas portas no pavimento superior, em cada uma das fachadas. É encimada por merlões chanfrados.
(40° 6'2.24"N 08°14'7.72"W) “Burgo” - Lousã - Serra da Lousã – Coimbra - Região Centro – Portugal
#Lousa #Castelo #Burgo #NossaSenhoraDaPiedade #Medieval #Portugal #RegiaoCentro #Romanico #Gotico #SerraDaLousa #Xisto #Mouros #Muculmanos #Portugalcomefeitos
©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc
Sem comentários:
Enviar um comentário