quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Através de meu filho, um amante da MÚSICA (António Duarte)

 

We are the world
Em 1985 acontece a maior reunião de cantores pop para um tema que pretendia juntar dinheiro e ajudar a combater a fome na Etiópia. As imagens diárias da fome eram de uma frieza e nudez pornográfica que jamais esquecerei. Incomodavam-me de uma maneira atroz e, com frequência, chorava... Não tinha poder para mais e nunca fiz nada para combater isso!
Como tantas outras pessoas. Ver e olhar para o lado com um encolher de ombros, assumir que era triste e soltar uma lágrima ou desabafar com amigos, era o que se fazia. Mas não resolvida nada!
Pessoas, nomeadamente artistas de música, que eram ouvidos e tinham o poder de chegar a todos, felizmente, fizeram!
O primeiro projecto que deu origem ao "We are the world", vinha da Band Aid, que era uma super banda, dados os nomes envolvidos! Bob Geldof e Midge Ure!
Bob Geldof e Midge Ure, que criaram o tema "do they know it's christmas?" com o fim de angariar fundos para esse combate tão necessitado. Este tema foi apresentado no natal de 1984 e foi um sucesso imediato. Originou o primeiro envio de dinheiro, bens alimentares e médicos para ajudar a combater a fome e as doenças em África, mas muito centrado na Etiópia, país onde morria, em média, um milhão de pessoas com fome por ano! Há imagens de crianças raquíticas, ao colo de desesperados pais, a comerem terra para manter o estômago a funcionar, para o enganar. Os olhos vazios conviviam com moscas e com necrófagos atentos...
Quinci Jones, maestro e promotor de "we are de world", pedebajuda a Michel Jackson e Lionel Richie um tema para entrar nesta guerra de combate à fome na Etiópia. Após 4 dias trancados numa casa, surgiram com a letra finalizada. Quinci Jones deu-lhes aquando, do pedido, um esboço musical e a letra, ambos, "em bruto"! e só lhes pediu que cada um cantasse umas frases. O resultado desses quatro dias foi bem melhor e teve a participação de 45 nomes da pop e rock da altura.
Antes do "we are the world" o activista e actor Barry Belafonte sugeria usar a organização sem fins lucrativos, USA FOR AFRICA, para doar os valores conseguidos, mas envolvendo artistas para ter um peso mais evidente. A ideia vinha do sucesso do super grupo Britânico, Band Aid. Belafonte contracta um empresário de mídia, Ken Kragen, que junta ao projecto, Kenny Rogers e Lionel Richie para desenvolverem o projecto. O primeiro passo foi juntar a eles Stevie Wonder...
Tudo culminou com a criação do tema!
Na noite da gravação, mais de 200 artistas queriam participar... O objetivo era a ajuda através do USA FOR AFRICA! E neste caso, USA, não era a sigla dos estados unidos... Era United Support of Artists for África.
A fome também os incomodava e, eles sim, fizeram algo para mudar isso!
A 28 de Janeiro foi feita a gravação durante a noite. Durou até de manhã e os nomes famosos que participaram, (vê -se bem!), nos olhos de cada um, agem como fãs, uns dos outros! Participar sabendo que íam gerar dinheiro e ajudar! era um orgulho tremendo para todos! E o motivo muito nobre.
O lançamento oficial foi a 7 de março de 85.
O sucesso foi o que todos vocês sabem.
Estava lançado o mote para o que Bob Geldorf faria a seguir
O Live Aid!
Obrigado a eles!

Sem comentários:

Enviar um comentário