segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Poema meu!








POEMA:

MEDITAÇÃO À SOMBRA DO VELHO MAR

À sombra, porque a sombra não tem cor…

Por vezes passo horas a meditar à sombra
desse mar-velho, resignado, absoluto.

E doem-me sempre
as cores das coisas que não consigo entender.

Olhei para a espuma antiga das ondas sempre-a-rolar…
mas não consigo entender se aquela sombra onírica
é branca, acinzentada, ou mesmo se a água do velho elemento
é azul ou esverdeada.

Nada é tão verdadeiramente distinto
como o “ramalhete rubro
das papoilas” vermelhas do pic-nic de Cesário…

E será que algumas rosas brancas, quando largam gotas de orvalho,
choram por não serem amarelas, ao nascerem no velho atalho?

Poderei eu pintar o meu poema de meditar
à sombra do velho mar,
com matizes coloridos, a brilhar?

Todas as manhãs começo o meu-dia-a-SER!
Hoje Sou, à sombra do mar que vem pelo areal
e foge a esconder-se na crista das ondas,
um poema-construir,
onde enganarei a sombra das memórias das gaivotas
que o foram tentando desvendar.

Enquanto SOU, sinto-me absoluta!
Porque o absoluto-sem-MIM-não-é-VIDA-nem-ETERNIDADE!
E porque o meu Absoluto não-é-teu, mar sombrio,
mas sim de um INFINITO que não consegues suplantar,
mesmo que te desfaças a fazer caretas contra as falésias
que queres dominar…

Maria Elisa Ribeiro
JLH/018 

Sem comentários:

Enviar um comentário