"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
quarta-feira, 3 de janeiro de 2018
Sobre o nosso Filósofo AGOSTINHO DA SILVA
Manuel Gama Departamento de Filosofia e Cultura Instituto de Letras e Ciências Humanas UNIVERSIDADE DO MINHO
1. Falar do futuro ou falar da vida em prospectiva pode parecer o mais fácil. Como não há factos positivos para contradizer o fruto do imaginário, tudo aparece como um mundo de possibilidades. De qualquer modo, é uma actividade fascinante e cativante tentar intuir o mundo do porvir. É um acto de pensamento que remete para a esperança, um dos antídotos mais eficazes contra o desencantamento dos espíritos. É este horizonte que encontramos no pensamento de Agostinho da Silva.
2. Irromper no ideário de Agostinho da Silva é entrar em comunhão com um pensamento encantatório. Deambulando de ideia em ideia, depressa o nosso espírito se deixa cativar pela beleza do seu percurso, onde se vislumbra uma harmonia sedutora. Harmonia: é, para nós, o conceito nuclear na sua filosofia. Num aparente desconcerto, no seu pensamento, tudo parece dar certo. Tal como em Rousseau, encontramos uma concepção antropológica em que o homem é, por natureza, um ser livre e dotado de bondade. Por outro lado, em Deus vê 2 Agostinho a conciliação de todos os contrários1 , tese que, na sua profundidade e amplitude, engloba mesmo o fim da contraposição entre o Bem e o Mal. Quanto ao primeiro aspecto, no seu ensaio Educação de Portugal, afirma que «o homem nasce bom», que a ideia do bom selvagem tem de se pôr de novo como um conceito positivo e que «o mundo em nada nos melhora.»2 Quanto ao segundo aspecto, como a binomia espaço-tempo aprisiona o homem, só em Deus, por que a transcende, poderá haver conciliação das oposições, como aforisticamente – tão do gosto e do jeito de Agostinho da Silva – traduz: «Deus não é nem espaço nem tempo; mas em nós os pensa ou vê»; «Todo o Deus que me apareça será Homem, pois que em tempo e em espaço.»3 É dentro daqueles pressupostos que queremos desenvolver algumas ideias agostinianas acerca do porvir do homem e do seu mundo.
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