sábado, 16 de novembro de 2013

POEMA (MEU)

POEMA:


É TANTA A MANHÃ- DO -POUCO-QUE-FOI-A-NOITE…


…quando gravámos poemas nas nossas costas nuas das ânsias…
…quando dormimos, deixando cabelos desgrenhados
no chão,
tatuado com os nossos passos apressados…
…quando acabámos o dia em suspiros, enlaçados nas mãos que não nos largámos…

Atravessámos, então, todo o ar vivo, acima das nuvens,
numa película extasiada de tempo!

Em ti, senti frio e calor e vivi o silêncio do ciciar das ondas!
Em ti, fui insignificante perante a grandeza perturbante das veias
a viver-sensações…

Não me acordes longe desta Poesia!
Fá-lo, de modo a que pule marejada de pétalas
dos sussurros embriagados
pelas cores do horizonte…
Deixa que abra os olhos no lentamente -de-nós,
em odores de roseiras escarlates,
sem que a pele me pese nos
olhos das reticências, com pontos de interrogação…

É tanta a manhã, para que possa esperar pela noite,
se o corpo me souber a Ontem…
… e sinto que a pele voa sobre um resto de tempestade
de flores de cerejeira-a-desabrocharem…

Não, não me acordes sem que as gaivotas ancorem
nas árvores do quintal…
Depois, sairemos das molduras arcaicas e correremos,
inquietos, pelas áleas do Sonho, onde seremos , apenas-um-em-um…

Acorda-me com ternura,
quando o vento soprar e me descobrir
o peito, donde vão saltar fonemas imperceptíveis…
…de que conheces o murmúrio-lamento,
que a noite foi levando
ao som de uma brisa quente…branda…

Recordas como amámos a nossa fome-de-amor
numa sede infinita, num espaço de tempo…um Tudo-Nada…
um breve momento onírico…uma utopia…?

Recordas como fundimos os sentidos, num conto de fadas ebriático?
seria onírico…? seria utópico…?
Então, por que considero o meu poema um tributo a essa eternidade,
quase emblemática?


Acorda-me sim,
quando ,deitado perto de mim,
sentires rosas a escoarem
pétalas, em roseirais de mágico escarlate…
… e a esgueirarem-se por entre os sons das urzes,
que dormitam no escuro das estrelas…
… e o ocaso a repousar nos tons fortes
dos horizontes dos deuses…


Maria Elisa Rodrigues Ribeiro
(MERR)-SET/013-(ETC)-REG:CP — com Susana Duarte e 4 outras pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário