sexta-feira, 11 de junho de 2010

"Sobre o 10 de JUNHO,"DIA DE PORTUGAL..." "

Foto google



Comemorou-se, ontem,mais uma vez, este dia.
Dia, também,de"Camões e das Comunidades Portuguesas" espalhadas pelo mundo .Muitos esperam esse dia para "a festa" da Parada Militar(!), da atribuição de medalhas, dos discursos a engrandecer o país...
Eu adorei a "vaia" a Sócrates!Primeiro com "cara de pau" e, depois, com os sorrisos de circunstância, a fazer de conta, lá teve que suportar o grande discurso de ANTÓNIO BARRETO e o de SUA EXa , O SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA, donde ressaltou, a certo momento, o adjectivo "insustentável", no que se refere ao estado em que se encontra o nosso país.
Confesso que ainda não saí de casa para ir buscar os meus jornais; mas já ouvi na TSF o suficiente para saber que este adjectivo causou mal- estar ,em certas camadas políticas. O povo, esse já sabemos que estará, na sua grande maioria, de acordo com o sr. adjetivo, uma vez que é o povo simples e desempregado, que sente na vida, na bolsa e no "mês anterior" ,que falta peso no saco das compras...Isto ,porque, está endividado de mês para mês! e sabe que é ele que vai pagar os novos impostos, aqueles que os oportunistas multimilionários e as empresas pôdres de ricas, não pagam!

Agradou-me ,de sobremaneira, a honra e a homenagem prestadas, pela primeira vez, aos antigos combatentes de guerra que, por terem cumprido para com a Nação as ordens do regime caduco, foram, desde o 25 de Abril de 1974 ,de tal modo marginalizados, que parecem os "lazarentos" de PORTUGAL, a tal Nação "VALENTE E IMORTAL"...Creio não haver uma única família em Portugal que não tenha lidado ,de perto, com esse drama , que foi a guerra colonial.

É claro que ,por muito que o tal adjectivo tenha desagradado ao poeta alegre- triste, concordo ,PLENA E FRONTALMENTE, com o adjectivo!Só não concordo que se aplique essa palavra ,no princípio do discurso, para depois acabar o mesmo ,dizendo "que esta não é a hora de os portugueses e os partidos estarem desunidos..."UMA NO CRAVO E OUTRA NA FERRADURA"?
Falei no poeta ALEGRE- TRISTE...É claro que ,como ele está "numa camisa de forças" que é capaz de ter uma apoplexia, porque não pode "morder neste momento, a mão de quem lhe pode dar de comer, está mortinho que O PRESIDENTE anuncie que é candidato, para "malhar" nele...

De resto, quanto a este dia ,que faria chorar CAMÕES, se ele cá voltasse agora, náo tenho mais nada a dizer ,que não seja mandar um abraço de solidariedade aos portugueses na diáspora, que foram, como os portugueses sempre fizeram e continuam a fazer, para "terras do demo" (ou do dinheiro) à procura do bem-estar que lhes é negado no seu país, na sua aldeia, onde não entram os carros "topo de gama" dos incompetentes que nos des(governam).


VIVA O NOSSO QUERIDO PORTUGAL!!!

12 comentários:

  1. Minha Querida
    Os teus versos dos santos Populares estão....brilhantes! Desculpa não ter dito nada mas esperei que fizesses a postagem no teu blog como estava pedido e já alguns o fizeram...
    Re não quiseres entrar na blogagem colectiva..publico-os eu!! Fico á espera que me digas algo...
    Beijo
    carinhoso
    Graça

    ResponderEliminar
  2. Que viva, de preferência "ALEGRE", a ver se conseguimos, os resistentes e, apesar dos "ditos e quejandos", sustentar o insustentável!...
    Beijinho solidário

    ResponderEliminar
  3. GRACINHA: perdoa, mas não interpretei bem a tua MENSAGEM, pensava que era para tu escolhers e publicares no teu blog! Olha ,já que pensei assim... publica-os tu, no teu. O que me estava a preocupar era a tua pessoa, pois não é costume estares longe ,muito tempo. Vou agora aos tratamentos e ,depois, volto a falar-te.
    BEIJOS DA Mª ELISA

    ResponderEliminar
  4. Quicas vou aos tratamentos ,agora, e logo falo-te!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Diria que concordo inteiramente consigo, Maria. Mas como discordo inteiramente, não posso deixar de o dizer igualmente...

    ResponderEliminar
  6. Cirrus: obrigada ...por discordar! Cada cabeça... sua sentença, e devemos dizer SEMPRE o que pensamos, não é assim?
    Um abraço amigo de
    Lusibero

    ResponderEliminar
  7. Não entendo da política portuguesa para poder opinar. Entendo um pouco de corrupção e de concentração de renda, males que há muito nos acompanham. Consigo compreender também essa diáspora, e sei que deve ser muito dolorida.
    Quanto ao meu blog, eu tenho dois. O entremeios e o carinhos entremeios. O primeiro eu posto escritos meus e o tenho feito semanalmente e o outro posto poetas que gosto. Não sei o que anda acontecendo mas que muita gente que comentava no primeiro não esta mais comentando. Caso tenha alguma idéia do que possa estar ocorrendo peço que me diga.
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Belo e lúcido texto, Maria. Viva, sim, o nosso querido Portugal. E, em particular, a nossa querida Aveiro, terra de meu saudoso pai! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Angela: se for como o que se passou comigo, a certa altura, nós tivemos a sensação nítida de que o entremeios tinha acabado...não sei porquê, talvez uma ou outra palavra que tenha dado essa impressão, porque, eu até tenho esse nos meus favoritos, mas quando lá passava ...ia para a frente!
    A política, minha querida, é a mesma caca em todo o mundo...
    Beijitos de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. "O Árabe": muito prazer em ouvi-lo!
    Uma pessoa até pode discordar do que outra diz ,a respeito de certas coisas; mas o país está de tal ordem que só nos vêm estas ideias à cabeça!Penso, até, que há gente que, muitas vezes não comenta certos posts por não concordar... mas isso não é caso para não se dizer. A verdade da situação está à vista de todos...
    Fico contente por vocÊ ter vindo... Venha sempre, mesmo que discorde, pois nós neste espaço, enriquecemo-nos com os pontos de vista dos outros.

    VIVA , SIM, PORTUGAL, AVEIRO e todos os que gostariam de cá estar e a vida não permite
    ABRAÇOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Querida Maria,
    Pelo visto, nossos países estão doentes e os sintomas são os mesmos, o que leva a crer que tem a mesma doença. Por aqui só quem paga imposto é a classe trabalhadora, que vive no sufôco e que tem seus direitos pisoteados pelo governo e pelo judiciário (que é nomeado pelo governo!). Os pobres não pagam por razões óbvias, e nem querem trabalhar, afinal, tem bolsa familia, bolsa disto e daquilo, etc. Os ricos não pagam e pronto! E a corrupção continua correndo à solta. É uma vergonha. Uma tristeza. Portanto minha amiga, no dia de teu país, transmito meus parabéns pela coisas boas que passaram e me solidarizo com as mágoas. Talvez as futuras gerações, se bem orientadas, consigam modificar esse quadro tão triste em que vivemos hoje. Enfim, Viva Portugal! Beijo grande.

    ResponderEliminar
  12. MINHA querida MARLIBORGES:Infelizmente, tens razão: é de corrupção, de desemprego, de fortunas multi mlionárias feitas à custa da miséria, que eu falo. Em todo o mundo é igual, eu sei, e mesmo que você não perceba nada da realidade portuguesa... percebeu tudo!
    BEIJITOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar