quarta-feira, 24 de junho de 2015

Poema: (obra regª)














Poema:

UMA PÁGINA BRANCA

Numa página branca-parede de fresco caiada-
______inscrevo o poema do raio de sol que a iluminou
________ao chegar a nova alvorada.
Poema a dourar a água-luz-azul de barcos a empreender
jornadas loucas
de pássaros a habitar céus desconhecidos
nas copas das palmeiras onde nidificam,
sob velas de sangue das-OUTRORA
esperanças mutiladas.


Minha página branca,
- branca como deusa do Olimpo-
vê as dores acumuladas em frios bancos de jardim,
a chorar noites geladas do dia sim-dia sim;
_________________com óleos do Oriente,
___________ perfuma o olhar de uma criança faminta,
________as mantas de cartão molhado de um qualquer velho pedinte,
_____os olhos sem aura de quem não tem pouso quente.

“Era uma vez, um conto de feéricas ilusões, onde não havia
noites negras, temerosas, cheias de ogres horrorosos
a ensombrar o humano acordar. “

______________O tempo quase parou e as rosas de olhos tristes
___________quase não existiam…nem as rosas envelhecidas…
_______-pobres de frio, coitadas, morriam…
As aves corriam velozes num voo tão espantoso,
________________que os olhos mal as descobriam…
O mar não se temia, pois que uma guitarra de acordes
________________melodiosos, quase o adormecia…

E nessa página branca, onde minh’alma escrevia,
______________uma orquestra de plátanos descia a muda avenida,
_________________e cobria com suas ramas frios bancos de jardim,
_______________onde adormeciam desesperos e trágicas lucubrações.

É nela que dormem as notas das pautas enternecidas,
que procuram uma terra branca, numa página de papel…
__________Uma fragmentada felicidade rompe as nuvens-tapetes-das deusas
_________________que desembocam nas calçadas a dormir.
.
E minha vida, minha página já não em branco
______________por tantas rasuras que o tempo aí fez, acontece inscrita
_________________nos lexemas-de-memórias, suaves e musicais, onde
_____________________acabam os dormitórios nos bancos dos jardins.
Apresso-me a atravessar chamas intensas do meu interior.

Ouço a música da página branca, onde me fiz e refiz,
___________nas notas da pauta da verdade, que não conheço,
________________ que continua a iluminar a noite dos meus olhos.

Maria Elisa Ribeiro
Junho/014

Sem comentários:

Enviar um comentário