quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os inqualificáveis, recentes, tumultos ,na Grâ BRETANHA...

A ONDA DE TUMULTOS NA GRAN BRETANHA


DISSE JOÃO PAULOII: “A VIOLÊNCIA DESTRÓI O QUE ELA PRETENDE DEFENDER:A DIGNIDADE DA VIDA E A LIBERDADE DO SER HUMANO.”

Inqualificável, no mínimo, até sob o ponto de vista dos valores humanos, aquilo que nos foi dado ver, através dos meios de comunicação, na GRAN BRETANHA.
Não quis escrever sobre esta matéria, “a quente”, para não correr o risco de me “inflamar”-
Diz um nosso ditado popular, muito conhecido, que “ depois da casa roubada, trancas na porta”!E cito-o ,agora, a respeito da falta de meios para actuar de imediato, por parte das forças da ordem britânicas… país onde nunca se pensava ver as mesmas forças tão indefesas, perante uma horda de brutais delinquentes, em luta contra a ordem pública. Máscara na cara e um capuz encobridor, ei-los prontos a destruir meia Londres!
Cenas parecidas com a luta pela vida, tal qual nos mostram os desenhos animados, nos tempos da Idade das Cavernas…?Não! Cenas de roubo, destruição gratuita de instintos malvados, vandalismo militante contra bens alheios, saque puro e simples…Cenas a que nenhum país se deve deixar chegar, a bem da manutenção de regras e valores sociais que muitos não respeitam e nem todos estão empenhados em valorizar, dado que é mais fácil roubar do que se engrandecerem ,no bem.
Sei que estes tumultos têm sido tratados, como não podia deixar de ser, por peritos nos fenómenos sociais e anti-sociais. Sei que há muito “fogo” por detrás destas “chamas”…Sei que há defeitos dos governantes que podem despoletar ondas de choque deste calibre!
Entrevistados, na altura em que tudo parecia começar a acalmar, por um jornalista inglês, a respeito das causas de tal violência e sobre o que tinham ganho com aquelas manifestações de selvajaria, três dos implicados, -com cara coberta!-e um desassombro chocante, responderam que ganharam roupas de marca, comida, televisores “plasma”, electrodomésticos e muitas coisas que não podiam ter, porque “tudo” ia “para aqueles ,ali”( os habitantes dos grandes prédios de Manchester, os ricos!)

Alguma coisa está mal num mundo que permite respostas destas de jovens que tudo deviam fazer para estar na escola, em programas de formação, em vez de se dedicarem, por puro ódio e malvadez, ao saque, à pilhagem e destruição dos bens alheios. Ali, a união familiar não funcionou! Ali, a polícia de sua majestade não previu e não estava preparada para suster a onda de fogo e violência. Ali, falhou redondamente um qualquer plano para a integração social de emigrantes! Ali, falhou a Grã-Bretanha tal como a França de SARKOZY, há três anos! Ali, enfim, falhou o Humanismo!
Com muitos destes delinquentes já reconhecidos e na prisão que os deve acolher por anos, seria bom que os governos da Europa começassem a preparar-se, no meio da fome e da miséria em que todos estamos atolados, para suster outras ondas de violência que se espera que aconteçam.
Mas em que mundo estamos a viver? Que se pode esperar desta Europa onde “os homens de amanhã”, hoje com 12. 13, 14 anos, afronta o Futuro com ódio e vingança, perfeitamente primitivos?
Podemos afirmar, com convicção, que esta situação foi originada, SÓ pela crise económica e financeira que varre o velho continente e outras partes do MUNDO?
ROUSSEAU, o enciclopedista francês, afirmava que o “homem é naturalmente bom, que a sociedade é que o estraga…”Teria razão, o filósofo?
Mas a verdade, em contraponto, é que eu se não posso pagá-lo, não tenho carro! Se tenho uma casa, paguei-a com “língua de palmo”! Nem por isso assaltei o banco, a casa, nem parti os vidros de um STAND para ter um carro topo de gama, quais “sapatilhas NIKE ou ADIDAS!
As fogueiras de Londres trouxeram-nos, directa e indirectamente, lições que os “barões e baronetes” das políticas europeias e mundiais, devem tirar daqueles calores.
Recordo, neste momento, a luta de todas as polícias portuguesas, em prol da dignificação das suas actividades e melhoria das condições de serviço…
É hora de eu me sentir ao lado da “minha polícia” pois é só com ela que posso contar ,se ela tiver condições para me ajudar!
24 de AGOSTO de 2011-08-24
Maria Elisa Ribeiro





1 comentário:

  1. Eis uma reflecção um pouco fria, bem calculada e com uma distancia razoavel, tanto em distancia como no tempo.
    Minha cara também eu segui apavurado o desenrrolar dos acontecimentos, também eu fiquei procupado no mumento, no entanto depois de reflectir sobre a almofada fui dando conta que nem tudo foi mau, foi apaenas um aviso de que algo vai mal nesta velha Europa, uma Europa criada ou recriada para ser social e humana.
    Temos vindo a dar conta que os Srs(Sras) que lideram esta Europa só se preocupam com puder, custe o que custar...

    São os mesmos que acinaram a mais velha aliança do mundo, são os mesmos que tentaram duminar o mundo pelo puder das armas, são os mesmos que invadiram várias vezes este país no tempo de Napolião,esta-lhes no sangue conseguir o poder sobre o exterior, não é mau de todo que tenham algum problema interno para pararem e reflectirem.
    (CAMPISTA SELVAGEM)

    ResponderEliminar