Era uma vez o rei D. Manuel II
D. Manuel II (1889-1932) foi o último rei de Portugal e foi afastado na sequência de um golpe republicano em 1910. Foi coroado depois de ver o pai e o irmão mais velho serem mortos em 1908 .
D. Manuel II era o segundo filho do rei D. Carlos e de D. Amélia de Orleães tendo nascido em Lisboa e falecido em Twickenham, em Inglaterra, onde estava exilado.
Subiu ao trono na sequência do regicídio de 1908, onde viu morrerem o pai e o irmão mais velho.
Após cerca de dois anos de governação, D. Manuel II foi destronado na sequência de um golpe republicano, exilando-se em Inglaterra até à sua morte.
Participa na I Guerra Mundial, integrado na Cruz Vermelha, e torna-se um personagem reconhecido em Inglaterra, onde frequenta os círculos sociais. É também um ávido colecionador de livros portugueses antigos.
“Era uma vez Manuel” é uma viagem ao local de exílio do último rei de Portugal e conta a sua história a partir das marcas e dos afectos que o monarca deixou na comunidade de Twickenham, nos arredores de Londres.
Este trabalho foi realizado em 2010 quando se comemorava o centenário da mudança de regime no país
“Era uma vez Manuel” é uma reportagem de Eduarda Maio, com imagem de Luís Flores e edição de imagem de Marcelo Sá Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário