quarta-feira, 31 de outubro de 2018

De Eduardo Prado Coelho , in Net:
"Cultura
Nunca se trata de levar a arte ao povo, mas de levar o povo à arte. Por outras palavras, não vamos pôr os poemas de Pessoa em banda desenhada para serem mais acessíveis, mas devemos desenvolver as estruturas pedagógicas para que as pessoas entendam os poemas tais como eles são. Isto é o ABC de uma política cultural: promover a qualidade e criar dispositivos de ensino que permitam a inteligência adequada dessa qualidade.
Público / 20060110

De Gaston Bachelard (1884-1962) , in O Pensador 

"Basta falarmos de um objeto para nos acreditarmos objetivos. Mas, por nossa primeira escolha, o objeto nos designa mais do que o designamos, e o que julgamos nossos pensamentos fundamentais são amiúdes confidências sobre a juventude do nosso espírito. Ás vezes nos maravilhamos diante de um objeto eleito; acumulamos hipóteses e os devaneios; formamos assim convicções que tem a aparência de um saber. Mas a fonte inicial é impura: a evicência primeira não é uma verdade fundamental. De fato a objetividade científica só é possível se inicialmente rompemos com o objeto imediato, se recusamos a sedução da primeira esolha, se detemos e refutamos os pensamentos que nascem da primeira observação. Toda objectividade, devidamente verificada, desmente o primeiro contacto com o objecto."

Gaston Bachelard

PATXI ANDIÓN- COMPAÑERA

Katie Melua The Walls Of The World

Dana Winner - One Moment In Time (live) | Liefde Voor Muziek | VTM

Esta é a Mais Bela Música do mundo! Incrível! Ouça

Oporto aerial view - Porto visto do céu

Boa tarde, meus amigos!

Boa tarde, meus amigos!
(Foto Pinterest)

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Poema de minha autoria-Poema REGªªªªªªªªªªªªªª

Poema:
ENTRETANTOS-do-VIVER…
…sai uma lágrima luxuriante das videiras, que saúdam as bagas de insistente cor roxa, num pranto enxuto- a- desvendar- mosto…
…a ventania passeia-nos pelos nervos, e acomoda-se nas metáforas do novo outono…
…os dentes doirados das madrugadas raiadas de sol ,sorriem às papoilas, que partiram até à sabedoria do âmbar oriental,
do nácar e do coral,
enquanto um trovador canta o amor numa conhecida fria fontana do bosque medieval...

…e ondulam rostos na persistente frescura do enigma de um botão, que germina ao som dos gestos da alfazema, a espalhar seu mágico odor…
…e, como se houvesse um sulco de infinito amor, as mãos permanecem enlaçadas-em-gotas-de-suor…

os pássaros povoam o fiozinho de água e sol dos peitos das plantas, que ascendem à ternura da penumbra do entardecer…
…e os búzios rasgam a sensual lisura do areal que fez amor com as ondas do mar, cobertas de cinzas-de-espuma…
…e o luar crescente-ventre-de-mulher arruma a saudade pelos corredores dos escombros da vazia solidão dos homens, num recanto da memória;
( ouve-se a melodia dos recônditos das emoções a convocar pensamentos…)
Entretanto…
…dentro de mim há mil vozes de outros tempos a confirmar que tudo, afinal, foi sempre assim…
…que os versos são, só e apenas ,a verdade do vento infiel que se move ao sabor do amor- na-noite, que se levanta de novo ao alvorecer, do meio do nevoeiro, onde alucinaram ondas de quente fervor…
Depois, há verdades que só nós dois pudemos viver, no intervalo entre -todos-os-instantes…
…e amanhecemos sempre que a vida adormece, entre a terra e o céu…e há este entretanto em-que-Me-creio, para além do eco sensível das montanhas, para além do sol que arreda nuvens, para além das nuvens que regam searas e com elas fazem amor…
Entretanto…
…no azul das estrelas o riso salta no desassossego dos corpos e enlouquece os sentidos…
…e a noite tem séculos que se desfazem ao alvorecer, nas vielas empedradas das guitarras-a-chorar, em todos os" entretantos" do nosso-SER-a-VIVER…
Maria Elisa Ribeiro

MONSTRO À "RÉDEA SOLTA"!!!!!!!!!!!

Blitz
4 h
“Não houve nada de ‘happy‘ nesta tragédia“
China Daily adicionou 4 fotos novas.
2 h
Xinjiang has infused 7 billion cubic meters of water to the dry trunk stream of the lower reaches of the Tarim River in 18 rounds of water diversion since 2000, making the local forest of desert poplar a tourist attraction. #Xinjiang
A nurse serving a life sentence for two murders went on trial Tuesday on charges that he killed more than 100 patients at two hospitals in Germany.
CHINADAILYHK.COM
Niels Hoegel, serving a life sentence for two murders went on trial Tuesday on charges that he killed a further 100 patients at two hospitals in Germany.

El País
2 h
ÚLTIMA HORA | Al menos diez muertos por las fuertes tormentas en Italia
ELPAIS.COM
La situación es crítica en las regiones de Liguria, Piamonte, Véneto y Friuli

El País
1 h
Un grupo de investigadores presenta la primera inmunoterapia para uno de los tipos más agresivos de cáncer de mama
ELPAIS.COM
Un grupo de investigadores presenta en el congreso europeo de oncología la primera inmunoterapia para cáncer de mama triple negativo

Bom dia, amigos! Chove em Portugal!


Poema da minha obra REGªªªªªªªªªªª




RUMORES POÉTICOS


As árvores querem falar…O rumor trepidante das sementes enclausuradas a nascer, faz-se sentir sob os pés deambulantes, ansiosos por as verem abrir. As aves falam e revolteiam nos ares, sem medo de cair…Os galhos furam os troncos e saúdam as novas sombras, ajudados pelo redondo das fartas copas, prontas a florir. Que calma e que paz nos vem desta Natureza, que ouvimos a sorrir! A Primavera abraçou-se aos troncos novos, autênticos ventres do mundo para , talvez, lhes falar do sangue que lhes corre nas veias ,em gotas de seiva profunda. Sem sangue-seiva, as palavras da fala das árvores não podem seguir suas viagens telúricas pelo mundo doente de injustiças, carente de amor. Os ventos rumorejam o rasto que vão transcorrendo, levando no dorso o corpo das mensagens. Pelo ar, sussurra o pólen da salvação dos ávidos insectos, cheios de natural sofreguidão. Minha mensagem segue viagem pelas ruas da emoção dos mundos abertos, das encostas cobertas de pinheiros e de água dos rios que correm para os mares do desafio à vontade dos Homens.

Rumores da vida_______canção dos ares_________pedras rolantes no papel___________
___________________________que respira, ofegante._____________________________



Maria Elisa Ribeiro
AGT/018

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

"When debate is no longer through regulated media, courts and institutions, politics will default to the mob. Social media – once hailed as an agent of global concord – has become the purveyor of falsity, anger and hatred. Its algorithms polarise opinion. Its pseudo-information drives argument to the extremes. Even an apparently stable democracy such as Germany this week finds its centrist consensus torn apart, as the electorate divides between far right and radical left."