terça-feira, 29 de maio de 2018

REFLEXÃO: a eutanásia





Não é fácil abordar este tema.
Em causa estão valores humanos, morais, éticos, valores que não há palavras para descrever, fugazmente, a eutanásia ,como acto a adoptar no caso da vida de quem está no fim da vida.

Sou ,por princípio e por crer na Vida que nos foi dada, contra a eutanásia. Amo a vida e não estou preparada para falar da morte, mesmo que assistida!-que os deputados hoje vão votar no Parlamento português!

Não admito, nem aceito, sequer, que meia dúzia de tipos chamados deputados, se julguem no direito de votar pelo SIM, pelo criminoso SIM! A eutanásia é e sempre será UM CRIME!

Não deveria ser fácil para nenhum familiar "DITAR" a hora da Morte de alguém, em fim de vida.

É ao poeta Fernando Pessoa , no seu heterónimo Alberto Caeiro, que vou buscar uma achega para o meu sentir, em relação a este tema. Diz ele:" O único sentido das cousas, é elas não terem sentido nenhum..."Não há sentido para tal desumanidade!

Sou católica. Não aceito a prepotência de quem se faz passar por deus, para desligar máquinas de vida ou para dar, na Suíça ou na Holanda, a injecção que pode acabar com a VIDA de alguém!

E se o doente que pedir para morrer, não estiver em seu perfeito estado mental, em função da vontade de morrer?

Não sabemos como vai ser o fim da nossa vida. Até pode ser que, em perfeito estado mental, a certa altura soframos tanto que peçamos para nos deixarem "PARTIR"...

De recordar que este país que , hoje, vota a Eutanásia, já votou sim ao aborto!

O Humanismo não é monopólio de ninguém. Como é que alguém, incluso médicos, pode medir o sofrimento de um pobre doente?

É uma falácia esta liberdade que dizem que o doente pode ter.

Como se irão sentir no caso de um crime desta natureza? Mesmo aqueles que estão a favor, hoje, podem não ser capazes, a certa altura, de decidir pela morte de um pai, de um marido/mulher,de um filho...O próprio CORPO CLÍNICO está dividido, nesta matéria!

Não haverá problemas suficientes neste país para se discutirem no Parlamento??? Não morrem pessoas por fome? Não há que discutir as míseras Pensões de velhice? Não há crianças a deixarem de comer "aquela coisa" estranha a que as Escolas chamam de "REFEIÇÃO"?Não há o terrível aumento  dos combustíveis, que estamos a pagar mais caros que a Espanha, que nos compra a nós, portugueses, o petróleo  de que necessita?Não há a necessidade de aumentar ,dignamente, as pensões dos nossos reformados? Não há que discutir por que motivo as vítimas dos incêndios do passado Verão ainda não viram um tostão do que o Estado tinha obrigação moral de lhes pôr na mão, para refazerem a vida, as casas, os bens essenciais?

Deixo este pequeno pensamento aos amigos que me lêem, porque me sinto muito só no que é a minha dignidade...E afirmo: tenho medo!


Maria Elisa Rodrigues Ribeiro

Mealhada,29 de Maio de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário