sexta-feira, 23 de agosto de 2013

REFLEXÃO, AO ANOITECER...








REFLEXÃO, AO ANOITECER...


Quando escrevo, procuro libertar-me de "pesos" desagradáveis, porque as Palavras são lindas e falam-me de maravilhas que ainda não conheço.Os desagrados da vida e as coisas que me torturam não desaparecem , só porque escrevo...mas a escrita tem o condão de as desvanecer e de me iludir-sem-ilusões.Cada Palavra que uso, impõe-se-em-mim e subsiste, para que eu vá conhecendo o mundo, que interrogo , permanentemente, mesmo sem dizer uma delas. O cérebro fala por mim-comigo e eu encontro-me com as minhas verdades, as minhas mentiras, as ilusões , as utopias...Hoje, sou o que não sabia-se-seria...
Hoje, chorei de tristeza, porque -coisa banal-que pode acontecer, matei , sem querer, os peixinhos do meu lindo aquário. Enganei-me no bactericida e todos morreram.
Ora este facto que pode parecer uma banalidade, para mim foi uma tristeza, porque amo a Vida, todas as formas de vida e, nas noites mais solitárias, "falo" com os peixinhos que estão na minha frente e , ao vê-los revoltear pelo espaço de vidro, amplo, sinto-me serena e meditativa.
Rodeia-me a música na pessoa dos meus livros, acarinhados pelas plantas que se deliciam com os acordes de Chopin, de Bach, de Schuman...
A casa descansa...As paredes , que me ouvem os desabafos das injustiças e das raivas com que as vivo,aconchegam-me ...
Todas as noites tenho a honra de ser convidada para um sarau -em-que-actuo-para-mim, a pensar em todos.
Penso que vivo porque Existo...Sim, porque "viver" não é o mesmo que "Existir"...
Um destes dias, veio ter comigo o grande TEIXEIRA DE PASCOAES, através da sua obra "Livro de Memórias". Guardei para vós , meus amigos, a par da tristeza da morte dos meus peixinhos, um extracto de um poema seu, que diz , assim:" E o teu retrato, Leonor?Se eu conseguisse expô-lo, cá fora, ao sol, conforme te tenho pintado, na lembrança?E, todavia, nunca exististe...(...) Mas VIVES em Mim, na verdade..."
A Prova de que Viver é diverso de Existir...Virão novos peixinhos, mas foi com outros que já falei tanto...


Mealhada,23 de Agosto de 2013

Maria Elisa Rodrigues Ribeiro

4 comentários:

  1. Estas contrariedades custam-nos muito, mas penso que a vida continua. É preciso arrumar a casa e adquirir novos peixinhos.
    Afinal não foi só Santo António que falou aos peixinhos...
    Quando lhes falamos parece que eles nos ouvem e nos ajudam.

    ResponderEliminar
  2. luís rodrigues coelho Coelho: é claro que a vida continua,seu maroto...Obrigada, amigo, por ter deixado o seu comentário! Beijo amigo de lusibero(Maria Elisa Ribeiro-Mealhada) , com página no facebook!

    ResponderEliminar
  3. Por razões menos felizes pudemos deliciar-nos com estas lindas palavras.
    David Maciel

    ResponderEliminar
  4. David:obrigada por teres passado por cá! Obrigada pelo teu comentário, meu querido!
    Beijinho de lusibero(Maria Elisa Ribeiro)

    ResponderEliminar