terça-feira, 24 de janeiro de 2012





OPINIÃO

UM POUCO DE TUDO…


PORTUGAL: o “COSTA CONCÓRDIA” da EUROPA?
De Wikipédia, frase de GEORGE WASHINGTON: “O GOVERNO NÃO É UMA RAZÃO, NEM É ELOQUÊNCIA. É FORÇA! OPERA COMO O FOGO; É UM SERVENTE PERIGOSO E UM AMO TEMÍVEL; EM MOMENTO ALGUM SE DEVE PERMITIR QUE MÃOS IRRESPONSÁVEIS O CONTROLEM.”






A semana que acabamos de viver, entrou, desapiedadamente, na que estamos a viver agora, por imposição de acontecimentos que permanecem na nossa mente e dos quais se continua a tirar conclusões, pois são assuntos que não fogem, facilmente, do âmbito de avaliação das nossas vivências.
Escolhi quatro assuntos, que vou detalhar, na plena consciência da minha liberdade, como portuguesa e como cidadã:
1-Várias entidades do país assinaram, sob o beneplácito de Sua EXª, o Presidente da República, aquilo a que foi chamado “ACORDO DE CONCERTAÇÃO SOCIAL”. Lá está consignado que os portugueses se submetem, “voluntariamente”, a um sem número de arbitrariedades, quer do patronato quer do governo, que não olham a meios para conseguirem os seus fins…Uns, querem continuar a enriquecer, com o “trabalho escravo”; outros, que desconhecem o que seja trabalhar no duro, de “enxada “ na mão, para sustentarem as famílias, lá conseguiram com a –sempre- prestimosa ajuda da UGT, diminuir os direitos adquiridos ao longo de décadas de luta laboral, no domínio das férias, dos feriados cortados “à machadada”, no aumento de número de horas de trabalho não-pago, nos direitos de indemnização ,em casos de despedimento, no corte de regalias sociais como o direito aos subsídios de natal e de férias…Tudo lá está consignado, mesmo que por outras palavras!
Nem se lembraram de que, sem capacidade de adquirem bens, o consumo está a diminuir, em todas as vertentes comerciais e industriais, do norte ao sul deste meu pobre país, que tem os aumentos de salários congelados “ad aeternum” e que não pode acudir, atempadamente às necessidades sociais como a Educação, a Saúde, os Transportes, a Energia… e outros campos que seria fastidioso enumerar e que todos conhecemos. As falências são aos milhares, pois o pobre não tem possibilidade de comer, quanto mais comprar “luxos” desnecessários como um par de sapatos ou uma camisola…
Nos postos de fronteira com a Espanha já fecharam as bombas de gasolina, na sua grande maioria…A excursão às lojas de ste país para adquirir o que lá é mais barato, já começaram, há muito e não me admiro nada de que, qualquer dia saia uma lei a proibir o povo de ir fazer compras ao país vizinho…Visão demagógica? Não! Quem vive em Portugal sabe que tudo é possível nos cérebros dos mandões! Mas o governo ainda não viu que estamos a enriquecer o erário público de Espanha? por que é que a gasolina e o gasóleo lá são muito mais baratos, se os compramos aos mesmos fornecedores?E entretanto, os carros estão a circular menos…as estradas, com o preço das SCUTS afastaram os nacionais e estão a afastar os espanhóis, os micro e hiper mercados estão cada vez mais “às moscas”, os parques de estacionamento vão fechando, aqui e ali…as farmácias, onde fazíamos fila para a nossa vez estão sem clientes-o preço dos medicamentos e os custos de saúde ensinaram os pobres a fugirem de ir ao médico-
As pessoas não têm carro para se deslocarem para hospitais, a meio da noite, quando lhes dá a dor e acabam como se pode imaginar, até porque já se começa a pagar, só de pôr um pé num “sítio” de saúde!... os pais desempregados estão a ver os filhos saírem das universidades ,porque não podem pagar os estudos e alimentá-los, ao mesmo tempo…(isto, embora um comunicado de última hora ,da inteligência, que é o ministro da Educação, afirmar “ que não está provado haver relação directa entre a crise e estas situações de abandono dos estudos…)-grande cérebro, este ministro da Educação!Mas ,continuemos, que temos caminho para andar…
Os amigos sabem, como eu, que, apesar dos brutais impostos que pagamos para termos direito à saúde, não temos hospitais ou SAPs, como tínhamos, que as ambulâncias dos Bombeiros voluntários já quase não se movem, pois não têm dinheiro para transportar os doentes…os tais , pobres deles, que não têm carro próprio para o fazerem -muitos têm o velhinho carro-de-mão!-…as ambulâncias do INEM chegam ,quando chegam…e por vezes, tarde demais!
Para o novo ministro da Saúde, “o pobre que se amanhe”…ele tem acesso fácil a tudo….A verdade é que o pobre muitas vezes nem se “amanha”, porque morre antes da tarefa…MAS PAGAMOS IMPOSTOS PARA A SAÚDE…ou para o governo “tapar” buracos e ajudar JARDIM, da MADEIRA?
2-Entretanto, numa atitude de leviandade, pelo que comporta de egoísmo, num momento em que afirma a tal estafada ideia de “equidade”, o Supremo Magistrado da Nação, Sua EXª, o Senhor Presidente da República veio, no fim-de-semana, queixar-se de que os seus milhares de euros mensais não lhe chegam para as despesas! Por esta não esperávamos nós , pois não, portugueses?
Um homem que diz compreender os sacrifícios que o povo está a fazer, que fala da obrigatoriedade de todos pagarmos uma crise que não criámos porque não pertencemos aos últimos governos, um homem que diz que todos devem pagar de acordo com as suas fontes de rendimento…(EU TAMBÉM ME CHAMO “ANIBAL” E NÃO TENHO A DÉCIMA PARTE DO QUE O SENHOR PRESIDENTE TEM!)…nunca deu para ser poupadinha e pôr uns tostões de parte!...
Deontologia, precisa-se!
E lá veio, novamente…subrepticiamente…a reforma de 800 Euros da primeira dama…
Pois, se a senhora tivesse cumprido 38 anos de serviço docente, como deveria ter feito, a sua reforma seria um pouco maior!mas a senhora preferiu andar “sempre” perto do marido, de mão dada, quando ele saía em funções de Estado, abandonando os alunos que dela dependiam e que ficavam nas mãos dos Assistentes…ela lá sabe porque o fazia…
Até sabemos que o Sr. Presidente prescindiu do seu ordenado, na presente legislatura, a bem da “equidade”. Poderia não o ter feito…mas fê-lo! Por que se queixa, agora? MAS, sabe Vs EXª , Sr.Presidente, como estão a viver…a vegetar…os pobres do seu país? Dou-lhe um conselho amigo… de quem não votou em si, mas que o respeita como aquilo que é, um símbolo da Pátria: vá por essas aldeias de Portugal, sem batedores da GNR, sem câmaras de TV, no seu carro próprio, a expensas suas, ver os rostos dos portugueses para quem o Sr diz que governa. Veja a miséria, veja a fome, a doença, a falta de meios, a falta de escolas e serviços de saúde…veja os “séculos” de história, sentados nas soleiras das portas, veja como o povo tem fugido a “esta sarna” que nos desgoverna, que não consegue com os nossos estafados impostos, mandar a economia para a frente, modernizar o país ou dar esperanças a quem por cá fica, sem forças para o abandonar, porque cá nasceu!
Vá, SR. Presidente, meta-se a caminho e veja o estado em que está o seu povo…o que construiu o Portugal das caravelas…
3- Com grande relevo dos jornais e outros “media”, sabe-se, hoje, que a tuberculose resistente está a aumentar! Pudera! Sabem os senhores membros do governo, muitos dos quais não eram nascidos por alturas do 25 de ABRIL de 1974 e são hoje os cérebros da nossa miséria, que há gente a passar o dia, comendo um pão com chá?!
Ah, não! Não me venham dizer que não sabem…e MUITO MENOS ME DIGAM QUE SABEM, porque aí eu tenho vontade de gritar!
Recordo a obra de José Saramago, “A Jangada de Pedra”, conhecido, traduzido por tantos países do mundo, onde o escritor –profeta aventa a hipótese de a Península Ibérica se afastar , lenta e paulatinamente, da velha EUROPA que ajudou a fundar.Leram-no, Vas EXas, senhores membros do governo? Leu-o, Va Exa, Sr, Presidente da República?
Pois como conheço de antemão a resposta, proponho-me a ajudar-vos a interpretá-lo…LEIAM-NO, AGORA!
Estou cansada de escrever sobre tantas misérias onde, APESAR DE TUDO, há excepções…para quem paga e para quem recebe!
Saúdo os leitores, pedindo desculpa por estas milhentas palavras…
Mealhada, 24 de Janeiro de 2012
Maria Elisa Ribeiro

2 comentários:

  1. Só me apetece chorar...
    Há algo no seu texto que está ferido de morte, então queria vossa Senhoria que o nosso presidente tivesse passado os seus cultos olhos pela obra do GRANDE SARAMAGO não se recorda vossa ex que foi um bastrado deste que práticamente expulsou o nosso mago da escrita.
    NÃO NÃO NÃO este tipo mais a sua dama vivem num País diferente não vivem, nunca viveram nesta plantaforma colucada a beira Atlantico.
    "só sinto vergonha, não por mim que nunca risquei um quadradinho visinho da sua foto, mas por todos nós que vamos sofrer a bom sofrer com estes filhos de uma mãe menor."

    ResponderEliminar