segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de ABRIL/011....


FOTOS GOOGLE






Mais um ano passa sob as comemorações deste dia, que marcou a moderna sociedade portuguesa, desde o último quarto do século anterior.

Tenho visto e ouvido o que as personalidades têm estado a dizer, sobre este momento da nossa história recente.Os quatro presidentes da REPÚBLICA destes 37 anos, reunidos pelo actual PRESIDENTE, em cerimónia diferente, no PALÁCIO DE BELÉM, discursaram perante o povo, através dos mais modernos meios de comunicação, apelando à concórdia, à esperança e à participação dos portugueses, no sentido de reformularmos a sociedade e vencermos, mais uma vez, os tremendos problemas com que nos confrontamos, neste angustiante período da nossa história.

Discursos consensuais, versando todos, mais ou menos ,a mesma temática e pedindo aos partidos que se entendam, antes e depois das próximas eleições; sem esse entendimento, numa posição de força contra os ataques especulativos da banca intenacional, pouco se pode fazer e mais ainda se os portugueses se acomodarem e não reagirem contra este estado de coisas!
Tocou-me ,mais profundamente, o discurso de JORGE SAMPAIO, mais duro e realista, pedindo aos sindicatos que sejam realista nesta altura e aos políticos para dizerem a verdade, que se impõe!

Os portugueses já sentem, tremendamente, nas suas vidas, a verdade da recessão...talvez porque,sempre viveram ,diz JORGE SAMPAIO,acima das suas possibilidades!"POBRE ZÉ"!...Então, e os milhentos Euros das vaidades das grandes empresas e do Governo que têm desbaratado os dinheiros em luxos ,jantares, carros topo de gama, ...todos esses que não viveram ABRIL, mas que se "arranjaram"à custa de ABRIL?

Os cravos murcharam...as angústias e a fome aumentaram...o desemprego de milhares e milhares de pobres portugueses, tira-nos momentos de repouso interior...O FMI aí está, novamente, a preparar-nos "a cama"...

PoRTUGUESES...QUE FAZER? Não ouvi, de nenhum deles, uma palavra para a miséria em que hoje vivemos...

6 comentários:

  1. O que mais me entristece é que se reconheça a necessidade de um consenso para uma solução governativa entre partidos. Ou seja, mandar-se a democracia às malvas. A bruxa do PSD é que tinha razão, isto agora é suspender a democracia e mais nada. Consensos??? Entre aqueles que nos puseram a mendigar??? Quem deseja isso ou é masoquista ou então também mama nas mesmas tetas.
    Só com uma ruptura sofrida poderíamos dar a volta a isto e dizer a essas gentes que realmente há muita gente a viver acima das possibilidades - eles!

    ResponderEliminar
  2. Querida Amiga
    Tambem ouvi os discursos dos quatro "Ases" e, igualmente gostei mais do de Jorge Sampaio, duro e contundente para chamar á razão a classe política! Receio que a ambição se sobreponha ao amor a uma pátria e ao seu povo! Concordo contigo quando afirmas que "se serviram de Abril" mas há sempre alguem que paga as "favas" e esse, será sempre o mais fraco: o povo!
    Os cravos já murcharam há muito e acabo de os substituir por rosas!! Têm espinhos...pois é! Pode ser que esse obtáculo seja motivo para nos unirmos TODOS e ultrapassá-lo. Foi o que nos faltou no passado recente...julgávamos que era só pôr o cravo ao peito!!!
    Beijo e boa semana.
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Que os cravos renasçam, que as esperanças de vocês sejam gotas de alegria esparzidas nas novas pétalas e também em seus corações.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. CIRRUS: é esse o drama! Não sabemos, no meio de tanta ominosa tralha, o que podemos escolher! Todos nos sugaram o sangue ,até à medula!Também, no meio desta desgraça toda, há gente que ainda os aplaude!E eles, entretanto, continuam a "fazer-nos a cama"...
    BEIJO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  5. Maria Teresa; isto não tem salvação e isso é o que nos dói...Obrigada, amiga.
    Beijo
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  6. Gracinha: esse é o reverso da triste medalha! Eles falam, falam ,falam...mas já não dizem nada! e nós, os mais conscientes, já nem o cravo pomos ao peito, como fizeram EANES e SAMPAIO...
    BEIJO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar