segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Página 20 do "Público" de23/2/09...


Estou satisfeita com a atitude do Governo espanhol,ao agraciar o povo de Barrancos, pela humana ajuda aos espanhóis, que fugiam, aterrorizados, da guerra civil espanhola.
Há muito que não ouvia falar deste tema. Tenho presente na minha memória , o quadro de Picasso, "Guernica". E isso diz-me tudo o que devo lembrar , para sempre , desta época terrível da História recente, do país vizinho.
Recordo que, era pequenita...mas percebia bem que "aquela" família ,em casa da tia Beatriz, chorava ,ao lembrar a família que se encontrava ,ou em Espanha ou "talvez "ainda em Portugal, escondida. Recordo também que muitos espanhóis se mantiveram por cá durante muitos anos, com medo de voltarem para casa... Aqui, na Bairrada, muitos foram os que repartiram com "nuestros hermanos" o pouco que tinham para comer.
A solidariedade foi sempre uma humana característica do meu povo!Não quero com isto dizer que somos "bons"; há de bom e há de mau, como em toda a parte...Mas na hora de ajudar ,seja outros povos seja o nosso próprio povo nas recolhas de géneros alimentícios ou não, lá estamos nós , de saca na mão, a dar o que podemos...

Sem comentários:

Enviar um comentário