terça-feira, 29 de dezembro de 2015

DECLADO O FIM DA EPIDEMIA DO "ÉBOLA", na GUINÉ -CONACRI


Declarado o fim da epidemia de Ébola na Guiné-Conacri




EPA/AHMED JALLANZO

PUB


A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje que a Guiné-Conacri erradicou o vírus do Ébola ao fim de dois anos marcados pela epidemia que provocou milhares de mortos em África.

"Hoje, a OMS declara o fim da transmissão do vírus Ébola na República da Guiné (Guiné-Conacri)", anunciou a agência das Nações Unidas através de comunicado.

Segundo a OMS, o país vai agora "entrar num período de alta vigilância", que se vai prolongar durante os próximos 90 dias, no sentido de detetar de forma eficaz eventuais novos casos de Ébola.

O anúncio é encarado de forma marcante pela Guiné-Conacri, um dos países mais pobres do mundo, onde foi detetado o "paciente zero" em dezembro de 2013.

Emile Ouamouno, uma criança da Guiné Conacri, foi a primeira vítima do surto da epidemia de Ébola registada há dois anos e que se alastrou a outros países da costa ocidental africana.

A declaração da OMS ocorre 42 após ter sido anunciado que o segundo teste efetuado ao último paciente afetado pelo vírus, na Guiné-Conacri, estava livre de perigo.

Os outros dois países da África Ocidental, seriamente afetados pela epidemia desde 2013 -- Serra Leoa e Libéria - já declararam que a epidemia foi erradicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário