quarta-feira, 17 de outubro de 2012

POETAS PORTUGUESES-DAVID MOURÃO-FERREIRA


David Mourão-Ferreira nasceu em 1927 e faleceu em 1996.

É detentor de uma das escritas mais belas da Literatura Portuguesa do século passado , que continua a deliciar o nosso espírito, hoje ainda.

Gosto, essencialmente da POESIA! Poucos autores modernos usaram a PALAVRA com a alma , como Mourão-Ferreira o fez. Poemas sobre temáticas que enchem a vida e a obra de todos os poetas, ele viu-os de modo humanista, com um vocabulário elevado e simples de arrepiar.

Escritor, poeta, jornalista, apresentador de programas de televisão, colaborador da "SEARA NOVA" e do "DIÁRIO POPULAR", foi, em 1973, Secretário Geral da Sociedade Portuguesa de Autores.

Depois do 25 de Abril , de 1974, dirigiu o jornal "A CAPITAL" e exerceu o cargo de Secretário de Estado da Cultura, com breves interregnos, de 1976 a 1979.

Foi ele o criador da Companhia Nacional de Bailado.

Tantas e tão ricas e variadas actuações no campo cultural português originaram que recebesse vários grandes prémios, com que se procurava prestar-lhe tributo: foi condecorado com o Grau de Oficial de Santiago de Espada; pouco antes de falecer, recebeu o Prémio de Carreira  da SPA e foi agraciado com a GRÃ CRUZ da Ordem de Santiago de Espada.

A sua poesia de índole mais sensual é das coisas mais delicadas que podemos ler sobre o amor físico, pelo respeito e admiração que nutria pela MULHER.

Fui à NET procurar estas datas todas e o poema que vos deixo.Deliciem-se, procurando mais poemas do grande Homem de Letras.



Crespúsculo

É quando um espelho, no quarto, 
se enfastia; 
Quando a noite se destaca 
da cortina; 
Quando a carne tem o travo 
da saliva, 
e a saliva sabe a carne 
dissolvida; 
Quando a força de vontade 
ressuscita; 
Quando o pé sobre o sapato 
se equilibra... 
E quando às sete da tarde 
morre o dia 
- que dentro de nossas almas 
se ilumina, 
com luz lívida, a palavra 
despedida. 

1 comentário: