sexta-feira, 12 de outubro de 2012

"ESTA APAGADA E VIL TRISTEZA..."







“ESTA APAGADA E VIL TRISTEZA”


Ainda mal nos tínhamos refeito dos erros do ministro das finanças, eis que o mesmo, de braço dado com passos coelho, veio a público anunciar a mais hedionda carga de novos impostos sobre o pouco que as famílias portuguesas e os reformados têm, para sobreviver. O “murro no estômago” foi tão forte desta vez, que “nem coice de cavalo” poderia causar tanto pânico  em quem já não sabe o que fazer à vida ,para ir à loja comprar o arroz ou o azeite.

Lembro-me da miséria que caracterizou o meu período da infância. Lembro-me da “caderneta” da loja onde tudo se anotava para se ir pagando, à medida das posses; lembro-me da peça de roupa que se comprava, uma vez por ano, no dia da festa da terra; lembro-me de se comprar 100 e 200 gramas de arroz. Lembro-me que os ricos não eram TÃO ricos com são, agora, e que a Igreja ajudava os pobres com esmolas que alguns países como a Holanda, distribuíam por essa Europa fora. Era o pós guerra que se prolongava para além dos tempos numa Europa martirizada, esfomeada, abalada na sua dignidade.

Nunca me faltou com que matar a fome, mas não havia “luxos” na mesa; o frango dava ovos para vender e a carne com arroz comia-se uma vez na vida; o talho? Era para os ricos dos hotéis e das pensões que tinham hóspedes no Verão, nas Termas da Curia…De vez em quando, lá vinha a matança do porquito, para ajudar e as cabras davam o leite que se não podia comprar. Quanto leite bebi das “tetas” dos animais que tantas vezes espremi!
Não havia luz eléctrica… Os trabalhos da escola e do Colégio eram feitos à luz do gasómetro, com aquele cheiro característico que vive, ainda hoje, no meu cérebro…
Pensava que tudo tinha passado…Mas eis que, no dealbar do novo século, Portugal volta à miséria indigna de então … PORQUE OS GOVERNANTES NOS ROUBAM, DESPUDORADAMENTE, PARA PAGAR LUXOS! para pagar ROUBOS que se têm feito a este povo, debaixo “das suas barbas” , sem termos dado por eles. Trabalhámos 35 , 40 anos, na esperança de termos uma velhice descansada, com direitos que a força dos braços e do cérebro nos garantiam. Estamos a perder tudo!

ESTAMOS NA MISÉRIA, NOVAMENTE! E agora, é pior este tipo de “vandalismo social” porque estão a roubar a quem menos tem, a quem quase nada tem, para pôr na mesa ou para pagar os seus encargos, como qualquer povo do mundo. A nossa famosa democracia  acabou , às mãos duma cambada de incapazes que, não sabendo o que fazer com este povo, resolveu, pura e simplesmente, aumentar BRUTALMENTE, IGNOMINIOSAMENTE, os impostos ,que nos estão a atafegar, pois não sabemos para onde nos virarmos , a pedir socorro.
A proposta de Orçamento de Estado ( OE) para 2013 apresenta a mais brutal subida de impostos que alguma vez pensámos que um homem pudesse propor. A vida dos portugueses será impossível pois é um exemplo da cegueira com que estes homens do desgoverno congeminam contra o povo, sem alma, sem decência, sem pudor, sem humanismo. O governo apenas trabalha no como acabar com os reformados, pois são eles os mais penalizados com esta hecatombe de impostos. A nossa economia não existe; as lojas, restaurantes, distribuidores de gasolina etc, estão a “cair como tordos”, a fechar, porta sim, porta sim, pois não há quem compre e os portugueses voltaram ao tempo em que se levava o tachito de casa , com a sopa para o almoço.
ESTAMOS A ASSISTIR À MORTE LENTA DE UM POVO QUE FOI GRANDE!
É um ataque imoral, brutal, vergonhoso ao , já parco, sustento das famílias. Não se pode estar doente, porque não se ganha nada na doença e ainda se pagam todos os custos da saúde, mesmo que continuemos a pagar impostos nesse sentido. A sociedade está em trauma.
Comentadores conotados com todos os partidos, da esquerda à direita, avisam para a gravidade desta situação.
Hoje, no debate na Assembleia da República, o primeiro-ministro parecia louco a teimar em todas as medidas e mais as que forem precisas, se ele assim o entender, para pagar as contas que até a chefe do FMI já reconheceu serem excessivas num país dos que ela sabe que estão em dificuldades…Portas não esteve lá… o primeiro-ministro, à vontade, riu-se muito com as palavras da oposição… Bagão Félix, do CDS, diz que estas medidas são um terramoto, no país; o Bastonário dos fiscalistas afirma que se ultrapassou o limite da dignidade humana!

TEMOS QUE LUTAR! TEMOS QUE NOS DEFENDER DA LOUCURA DESTES TIPOS! A resposta do (des)governo de Portugal e dos seus “lautos e jovens assessores “à miséria em que estamos a viver tem sido deplorável, chamando-nos  "Piegas" e "ignorantes”. Entretanto, os lobbies que gravitam atrás deste "governo" ficam mais gordos e o cidadão é esmagado no chão. Todos os governos em Portugal desde 1974, assumiram o cargo com as palavras "Não vamos pedir mais sacrifícios ao povo português", e em seguida, procederam à implementação de políticas que servem os donos do capital, reduzindo os trabalhadores à miséria, à escravidão, e hoje, à fome.

Um epitáfio político nojento para os partidos que levaram Portugal, um país de médio porte europeu, para a sarjeta, gerido por estrangeiros também, em grandes empresas, que não têm qualquer ideia sobre a realidade , quer do campo, quer da cidade. Os portugueses, protegidos pelas políticas de esquerda, mais uma vez descobriram o Poder Popular, uma força invencível contra o terrorismo social implementado pela direita política. Se souberem usá-lo, não se esquecerão das enormes manifestações de “massas” de há poucos dias; se não se revoltarem, pacificamente, como é, apesar de tudo, hábito deste massacrado povo, tudo nos cairá em cima, de tal modo, que o “pequeno rectângulo” pode desaparecer…O Futuro negro que adivinhávamos quando a Direita assumiu o poder, está aí, meus amigos. Sente-se na indignidade desta governação; e não advogo o não pagar as dívidas que assumimos…Advogo a possibilidade de alargar prazos para que não morramos de fome a pagar impostos sobre impostos, para os quais não temos dinheiro. OS REFORMADOS SÃO SAGRADOS! JÁ CUMPRIRAM UMA VIDA DE TRABALHO E IMPOSTOS! QUE OS PAGUE QUEM TEM FUGIDO AO SEU DEVER SOCIAL!




Mealhada, 12 de Outubro de 2012
Maria Elisa Rodrigues Ribeiro
http://lusibero.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário