quinta-feira, 26 de julho de 2012

NOTÍCIAS: PORTUGAL A "ARDER"...(ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DA MEALHADA)


PORTUGAL EM “ FOGO”…

“A política e os destinos da humanidade são quase sempre forjados por homens sem ideais nem grandeza. Aqueles que têm grandeza interior, não vão para a política.”
Albert Camus, (1913-1960)


1-A estação de T.V. –SIC acabou de mostrar as imagens da paisagem algarvia, depois do terrível incêndio que por lá tem lavrado de há três dias a esta parte e que ainda não está completamente debelado, ao contrário do que hoje foi anunciado.
É uma paisagem de desastre, de perfeita hecatombe ecológica, que faz chorar!
Onde antes se vivia no meio de um verde pujante e saboroso nas colinas desta parte de Portugal, há agora cinzas e terra negra, uma paisagem desoladora que, para além do mais, deixa inúmeras famílias sem bens, sem esperanças de recomeçar uma vida de 30, 40 e 50 anos, depois de a ter passado a construir o que , criminosamente ou não-pensamos que as polícias vão investigar…-foi destruído.
As mesmas imagens da Ilha da Madeira…um Portugal a arder, inexoravelmente, de tal modo que é impossível não nos sentirmos mais pobres, do que já estamos e estávamos.
Vêm-me à mente as imagens dos filmes que retratam os escombros dos incêndios da 2ª Grande Guerra, principalmente, que puseram a Europa em chamas de horror e ódio.
Vêm-me à mente, igualmente, imagens do filme “ PARIS JÁ ESTÁ A ARDER”.
Em 25 de AGOSTO de 1944, entraram em PARIS os tanques dos “aliados”, que puseram fim ao reinado diabólico das tropas nazis de Hitler; nesse filme, um verdadeiro épico da saga da 2ª Grande Guerra, pudemos ver a recriação da luta travada para a Libertação da cidade-luz, então mergulhada em escuridão; vimos, igualmente, a odisseia da RESISTÊNCIA francesa nos dias que antecederam a LIBERTAÇÃO.
Isto tudo para estabelecer o contraste com a falta de atitude das nossas autoridades na coordenação dos serviços de ataque aos fogos, -sempre previsíveis -mais agora do que noutras épocas do ano, como, aliás, já foi reconhecido pela própria Protecção Civil !E é com um certo e desagradável espanto que ouvimos as palavras do dirigente máximo desta entidade a dizer que , realmente, não foi capaz de prever esta hecatombe! Alguns pedem já a lógica e natural demissão do homem. Mas como os portugueses sabem, é difícil haver alguém neste país, com vontade de demitir seja quem for, por falta de competência e competências…
2-Tem feito história, uma triste história! diga-se de passagem, o caso do ministro relvas, braço direito de Passos Coelho, que “tirou” uma licenciatura na Universidade Lusófona, sem ter estado nas aulas, sem ter feito exames, sem ter prestado provas como qualquer aluno de qualquer faculdade, baseado , apenas, nos seus conhecimentos pessoais , nos trabalhos que tem feito na carreira política e pouco mais!!!!Mas não só este facto este triste facto está contra o senhor ! Ele é o homem que ,também! alvitrou que os Professores e demais desempregados deveriam emigrar…ele esteve, de um modo ou de outro no caso das “Secretas”…ele advoga o fim de muitas freguesias de Portugal…ele está ligado, de um modo ou de outro, ao caso da notícia que o jornal “PÚBLICO” quis publicar e não publicou por causa dos seus telefonemas exaltados, para que não tocassem no seu nome…E hoje já estamos a ver porquê…mais ainda do que por ora não se sabe… Diz o nosso povo que “Cesteiro que faz um cesto, faz um cento!”
Este é, e continua a ser! um “fogo” da política portuguesa, que não se apaga, enquanto o homem não tiver a decência de se demitir. Pelo menos nas redes sociais, o triste caso não tem descanso. Passos Coelho não diz nada…ou melhor, não vê motivo para se desfazer do seu braço direito. Algumas personalidades, ligadas ao PSD e ao CDS, advogam a sua saída do Governo, enfraquecido pela política e por esta lamentável história ( que , segundo dizem, é legal desde o tempo do ministro Mariano Gago, do governo Sócrates) que está a arrasar a confiança do povo nas instituições, que deveriam estar acima de qualquer suspeita. Mas o homem não quer arredar pé! E o “tacho”???”OUTROS FOGOS”…
3-Sabe-se, hoje, pelas notícias nos jornais, que o senhor que se apresenta como ministro da educação, anunciou o fecho de mais 239 escolas primárias ( 1º ciclo do ensino), de norte a sul do país, já no próximo ano lectivo! Somemos-lhes as outras quase 4000 já encerradas desde o tempo de sócrates e pensemos nas nossas aldeias do interior, desertificadas, pobres e envelhecidas, sem freguesia, sem tribunal, sem dinheiro, sem forças para lutar, sem hospitais, cuidados de saúde, empregos…NOVO “INCÊNDIO” neste pobre país que “deu mundos ao mundo” e que vê os seus jovens licenciados, cheios de valores que todos pagámos com os nossos impostos, a fugirem deste recanto que os viu nascer, para contribuírem para outros povos com o seu valor!
4-Ontem, dia 23 de Julho, lia-se nos jornais que os doentes com cancro estão a ser, miseravelmente punidos, pois as políticas de “cortes “na saúde não permitem acesso aos cuidados que todos pagamos, com “ língua de palmo”, nos impostos e taxas que o governo de Direita todos os dias inventa, por não conseguir resultados com a sua fracassada política de austeridade…Dizia no jornal “ Público” o Presidente do núcleo do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC),Vitor Veloso, que as pessoas com esta terrível doença não estão a ser devidamente tratadas e seguidas, que desistem das consultas e exames por não poderem pagar, que o sistema é de tal modo perverso que os doentes têm MEDO! MEDO! MEDO! de se queixarem e MEDO das represálias dos serviços onde deveriam ser tratados, se o fizerem!
Poderia dizer-vos mais, portugueses como eu, mas não digo porque entendo que deve começar a vigorar uma consciência nacional contra a nossa perca de direitos adquiridos, muitos do tempo do estado novo! Uma coisa é certa e já se começa a sentir: entramos no mês seguinte já “empenhados” do mês anterior! “FOGOS”…
5-Estou, ao escrever este artigo, plenamente consciente da minha Liberdade pela Palavra! Estamos em DEMOCRACIA desde os idos de 1974! Tenho o direito a protestar sem que alguém venha, nas minhas costas destilar “veneno” num qualquer artigo contra a Esquerda, só porque é de Direita! Sempre falei aos meus leitores com a consciência de que a PALAVRA é uma forma de ARTE que ninguém deve conspurcar, seguindo caminhos turvos e dúbios. A Palavra é um dom que , ou se tem , ou se “faz de conta que se tem”. Sempre tive o cuidado de a usar, imparcialmente, dizendo depois de me documentar; respeitei, nas minhas críticas sócio-políticas, o direito que as pessoas têm a ser tratadas com respeito, mesmo quando não partilhamos as mesmas ideias. Falei de uns e de outros, de acordo com o que lia nos jornais. Sim, porque eu faço questão de ler jornais e livros e por tal reservo-me o direito de, se me permitirem, expor o que penso. E podem crer que assim penso em relação a todas as partes, de Esquerda e de Direita, que constituem a nossa sociedade.
Começa a ser prática normal do povo que não tem dinheiro para ir às manifestações a Lisboa, o vaiar e apupar os membros do governo quando estes, por qualquer motivo, se deslocam às suas terras. Há quem, sendo militante ou apoiante do PSD não se dê bem com as práticas democráticas e escolha as páginas de um jornal local para “expurgar” a sua revolta contra o direito das gentes à manifestação contra o seu desemprego, a sua fome, o seu fim das esperanças, que se perdem quando se perde o emprego.
Acusam a CGTP-INTERSINDICAL NACIONAL de “manobrar” os operários! A verdade, porém, é que nestas pequenas (mas” cirúrgicas”) mostras do desagrado de um povo que já ultrapassa o milhão de desempregados, tem estado também gente da UGT e autarcas do próprio PSD, preocupados com o rumo que o país está a levar, em direcção a todo o tipo de descalabros. Um homem atirou-se para cima do carro do” ministro-faz-de-conta”? Oh, que desgraça! Como se o ministro não tivesse outro carro, -topo de gama, ainda por cima! que o governo compra com os nossos dinheiros! E, falando como sinto, por que não podemos ter um deslize emocional deste género, quando vemos e sentimos que este governo se atira aos portugueses, encarniçadamente, levando-lhe a saúde, a justiça, os ordenados, as pensões e muitos outros direitos adquiridos ao longo de décadas e mais…mais…mais…TUDO?!
NÃO ACHO BONITO QUE UM “DEMOCRATA” SEGUIDOR “ CUSPA VENENO NOS DIREITOS DO POVO QUE ESTÁ A PERDER DIREITOS E O DERRAME NAS PÁGINAS DE UM JORNAL PLURALISTA, DE FORMA MENOS PRÓPRIA! A NÃO SER QUE QUEIRA MOSTRAR O QUE É…
O bom uso das Palavras serve a formação das sociedades e ninguém se deve servir delas para o seu denegrimento; a Palavra é Liberdade, também! Por meio do seu ESTAR-EM-NÓS, não serve, (a Liberdade!)-para ofender, roubar, matar, destruir, ou torturar …
Um democrata respeita, com actos e palavras, a democracia e os direitos dos outros.
É chocante, no mínimo, e ultrajante, no máximo, a falta de sensibilidade e humanismo que denotam os “discursos” do agora primeiro-ministro. Para ele, os portugueses, além de “piegas”, devem emigrar “,porque isso não é drama nenhum e até pode ser mais uma oportunidade!!! E mais: ontem, dia 25 de Julho, em Cantanhede, onde o povo piegas continuou a apupá-lo e a vaiá-lo, o senhor, com todo o gosto próprio de quem não sofre, disse, alto e bom som, que “o governo não está a pedir DEMAIS ao nosso povo”! Chego à triste conclusão de que o homem não sabe nada do que anda a fazer, pois não sofre na carne nem na carteira o que o povo está a sofrer! Quem pode conduzir este senhor pelas aldeias do país que ele desconhece e lhe mostra o PORTUGAL que ele não consegue ver?
Fui à Net ,à procura do pensamento do nosso grande ANTÓNIO SÉRGIO, sobre a DEMOCRACIA.
Os textos do grande pensador são grandes; encurtei esta ideia, que anexo ao meu artigo: “…como as grandes crises sociais, colocam inúmeros desafios à democracia (…)é necessário que assim seja porque a autoridade não pode ser senão um meio(…) e a autoridade só se justifica quando é um meio para a liberdade.”
6-Por fim: SAÚDO COM RESPEITO OS BOMBEIROS DO MEU PAÍS PELO QUE FAZEM POR NÓS, DANDO A VIDA DELES PELA NOSSA!

Até sempre, leitores.
Mealhada, 24/27 de Julho de 2012-07-24
Maria Elisa Ribeiro
http://lusibero.blogspot,com
lisitarodrigues@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário