sábado, 17 de março de 2012

POEMA: SEREIAS...


POEMA: SEREIAS…


Numa nesga de mundo distante de mim,
acomodo-me na tranquila intranquilidade de SER.

O puro ar da hora do alvorecer carrega-se de lembranças…
coisas que o passado se decidiu a esquecer.

O piar das aves encostado à Vida-a-deslizar
voa , apressado, no caminho da Primavera.
As sombras enevoadas da aurora a espairecer
abrem-se à passagem da hora do amanhecer.
Tudo acentua a alegria da vontade de responder
ao brilho dos olhos do sol, a romper.
O calmo riacho continua o seu viver, com o passado no presente
do futuro sempre a vir.

Talvez eu venha a ter asas para reviver
as múltiplas primaveras que estão para vir…
Quero voar sobre o mar para saber das sereias do teu viver.

No meu tempo dos mistérios- de -outro -viver
desconhecia que o sol, como a esperança, não devem morrer
e que o rio sempre corre a rejuvenescer a semente que floresce…
Era o meu-tempo-do-viver-a-ansiar…
Desconhecia a tua imagem na miragem das ruas intranquilas
na- mística- tranquilidade-de-existir.
Hoje, sei…
Sei das vielas empedradas das esquinas enviesadas…
Sei de ti…dos ciúmes que me negam sonhos de humano complemento…
…sei a não-verdade dos teus olhos…
…sei que até os rios vencem escolhos…
…sei o fogo e a cinza da grande árvore queimada
que devia morrer de pé…

Sinto uma Verdade do que podia Ser e não é…
Sinto o fogo que queima, sem te deixar perceber…
Escondo-me na espuma do mar
à espera das sereias de encantar…
As ondas chamam-me, para as acompanhar.

Não consigo avançar…preciso da lista de sons que dá vida
às pautas do mar –catedral…

No meio das flores que esvoaçam nas brisas do vento
que as sugou, permanecem as abelhas-sereias-da-floresta
que as enamorou…
Revisto-me das cores que o vento não levou…
A lua canta o seu brilho. Eu sigo no mesmo trilho, mas não
encontro jardins de sereias-dos-sentidos
para roubar a luz do luar-vida-no-cio-música-de-encantar…

Como é triste ser jardim-pântano-enganado!
Meu Tempo – sem-música-nem-flores…
Andorinha ferida nas outras asas…as dos amores…
Odores de sonho -do-viver perderam-se nas pratas-das-sereias-a-enegrecer…

R-13N-50-ert-jan/012
Marilisa Ribeiro

2 comentários:

  1. Minha querida Maria

    Ouvi em silêncio a tua alma, para sentir a minha.
    Como sempre intensa.

    Beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  2. Minha querida SONHADORA: obrigada por teres vindo e teres lido...Somos duas ardentes "sonhadoras"...Beijo-te, com muito carinho, esperando que estejas bem.
    LISA

    ResponderEliminar