Aprenda a usar a vírgula com 4 regras simples
295
1 ● Portugal Glorioso ● 23:10 A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na língua portuguesa. Pouca gente sabe ao certo onde deve e onde não deve usá-la. O motivo disso é simples: sempre nos ensinaram de forma errada! Pelo prof. André Gazola - fonte: geledes
Já deve ter ouvido dizer coisas como "a vírgula é usada para indicar pausa", ou "prestem atenção em como vocês falam, quando tiver pausa, usem vírgula".. Tudo isso não é correcto, pois cada pessoa fala de maneira diferente, usa pausas diferentes e, basicamente, decide como quer falar. Mas não podemos, simplesmente, decidir onde tem e onde não tem vírgula. Ela tem poder demais para ser arbitrária.
Para saber o enorme poder da vírgula, vamos ver este pequeno vídeo:
Viu como a vírgula é importante?
Pois bem, existem algumas regras para o uso da vírgula, e elas são baseadas na gramática. Calma, não se assuste! O objectivo aqui é "triturar" a gramática para que não estrague os seus dentes. (No final do artigo proponho um interessante exercido a todos os leitores).
Clique para continuar a ler:
__* * * * *__
EXERCÍCIO SOBRE VÍRGULA E PONTUAÇÃO
O sr. Alfredo estava já no fim da vida e escreveu o seu testamento. Infelizmente, esqueceu-se da pontuação, e o texto ficou assim:
Deixo minha fortuna ao meu sobrinho não à minha irmã jamais pagarei a conta do alfaiate nada aos pobres
Reescreva o testamento 4 vezes. Em cada uma delas você deve dar a herança para alguém diferente. Pode usar qualquer sinal de pontuação, mas não pode mudar as palavras. É um exercício interessante e tem várias formas de ser resolvido. Escreva as suas tentativas nos comentários. (via facebook ou via Blogger)
(tradução e adaptação por portugal glorioso)
Sem comentários:
Enviar um comentário