quarta-feira, 30 de março de 2016

Portugal derrota a Bélgica!


CRÓNICA DE JOGO
Uma hora convincente e meia-hora suficiente


TIAGO PIMENTEL

29/03/2016 - 21:39


Nani e Cristiano Ronaldo fizeram os golos da selecção portuguesa diante da Bélgica, líder do ranking da FIFA. Equipa nacional só volta a jogar em Maio na preparação para o Euro 2016.Nani marcou o primeiro golo da selecção portuguesa FRANCISCO LEONG/AFP




0







TÓPICOS

Futebol internacional
Euro 2016
Selecção
Futebol
Fernando Santos

MAIS
Fernando Santos: "Hoje fizemos melhor as duas coisas"


Quatro dias depois de uma derrota embaraçosa diante da Bulgária (0-1), a selecção portuguesa restabeleceu a sua imagem com um triunfo (2-1) sobre a Bélgica, primeira classificada no ranking da FIFA. Numa partida realizada uma semana após os atentados que fizeram 35 mortos, em Bruxelas, e que obrigaram à mudança do jogo da capital belga para Leiria, a equipa de Fernando Santos conseguiu ser convincente — pelo menos durante uma hora, o tempo que Cristiano Ronaldo esteve em campo. Na meia hora final a selecção perdeu fulgor, mas resistiu e segurou o 11.º triunfo em 16 jogos sob o comando de Santos (dez deles pela diferença mínima).

Tal como tinha acontecido frente à Bulgária, Portugal teve um início forte mas, desta vez, contou com a eficácia necessária para transformar em golos as oportunidades criadas. Com seis novidades no “onze” — só Pepe, Adrien Silva, João Mário, Nani e Cristiano Ronaldo mantiveram a titularidade — a equipa nacional dominou perante uma Bélgica desfalcada de algumas das suas principais figuras.


Courtois começou por ser o protagonista, mas aos 20’ foi impotente para travar o remate de Nani, que surgiu em excelente posição, após passe de André Gomes.


POSITIVO/NEGATIVO

Cristiano Ronaldo e Nani

Marcaram um golo cada e mostraram que o ataque da selecção portuguesa é uma coisa com eles em campo e outra completamente diferente sem eles.
Raphaël Guerreiro

Grande exibição do lateral esquerdo, que mostrou a Fernando Santos que pode contar com ele para o Europeu. Intransponível a defender e com pulmão para ajudar no ataque.
Lukaku

Numa partida com carga emocional, foram dois irmãos a construir o golo belga. Romelu não marcava pela selecção há quase um ano e meio.

Meia-hora final

A dependência de Cristiano Ronaldo e Nani teve tradução literal naquilo que a selecção portuguesa fez nos últimos trinta minutos: sem os dois em campo, tornou-se praticamente inofensiva.

Nesta fase, a Bélgica era praticamente inofensiva e a selecção portuguesa não tirou o pé do acelerador. João Mário teve o segundo golo nos pés, mas, após receber a bola de Cristiano Ronaldo, perdeu a oportunidade para rematar e, perante a oposição de Courtois, não conseguiu criar perigo (31’).

Passados alguns minutos, a combinação foi a inversa e resultou no 2-0: João Mário fez o cruzamento e Cristiano Ronaldo finalizou de cabeça, apontando o seu 56.º golo pela equipa nacional na 125.ª internacionalização.

A superioridade da equipa portuguesa manteve-se no início da segunda parte, com Cristiano Ronaldo a errar o alvo logo aos 51’: Gillet falhou à entrada da área e deixou a bola à mercê do capitão da selecção, só que o remate foi ao lado.

Mas a tendência do jogo iria mudar à medida que Fernando Santos fez alterações na equipa. O seleccionador começou por retirar Adrien Silva e João Mário ao intervalo, e depois Nani e Cristiano Ronaldo, aos 61’. E a selecção ressentiu-se disso quase imediatamente. Depois de um disparo fortíssimo de Nainggolan, que obrigou Rui Patrício a uma grande defesa, a Bélgica reduziu a desvantagem no marcador aos 62’, com Romelu Lukaku a colocar um ponto final na “seca” de golos ao serviço da selecção, que durava desde Novembro de 2014. O avançado do Everton correspondeu à assistência do seu irmão Jordan, que entrara pouco antes.

Sem Nani e Cristiano Ronaldo no ataque, a selecção portuguesa deixou de incomodar Courtois. A Bélgica também não fez o suficiente para marcar mais qualquer golo e confirmou-se o sexto triunfo português num historial de 17 encontros com os belgas.

Sem comentários:

Enviar um comentário