terça-feira, 28 de maio de 2013

RESUMIDA BIOGRAFIA MINHA PARA A EDITORA "MODOCROMIA"








Modocromia
Maria Elisa Rodrigues Ribeiro

(Marilisa Ribeiro) é uma autora “bairradina”: nasceu em Curia, concelho de ANADIA, distrito de Aveiro e fez a sua escolaridade básica na sua terra; o ensino secundário foi feito no Colégio de Nossa Senhora da Assunção, em Anadia, e ainda nos Colégios de São Tomás de Aquino e Pedro Nunes, em Coimbra. Alunas sem problemas de percurso, todas estas mudanças se deveram ao facto de, antigamente, não se fazer todo o percurso escolar na mesma escola; eram poucas as escolas, poucos os colégios e poucos os alunos que continuavam a estudar; era, por isso, absolutamente necessário, andar “de cá para lá”, para dar continuidade aos estudos.

Frequentou a Escola do Magistério Primário de Coimbra (hoje, Escola Superior de Educação) onde tirou o seu primeiro Curso, como Professora do Ensino Primário.
Mais tarde, já casada e com dois filhos, foi aceite na Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português-Inglês.

Efetivou-se na Escola Secundária de Mealhada, onde o exercício docente a “prendeu “ até ao momento em que completou quase trinta e sete anos de trabalho, que abandonou, há poucos anos, por cansaço, face à falta de dignificação e reconhecimento da especificidade do trabalho docente. Além do mais, sentia necessidade de tempo para outros elevados projetos, como a Poesia, que a não abandonava, apesar do muito trabalho na Escola.

A partir de 2009, passou a dedicar-se a essa paixão, em pleno, sem ter parado mais. A alma expande-se pelos fonemas que geram lexemas que redundam em frases-versos com uma força inaudita, quase compulsiva, sendo difícil dizer que não a um poema!

Como Professora do Ensino Secundário, exerceu os mais diversos cargos, inerentes à docência: professora de Português e Literaturas, Diretora de turmas, Diretora de Biblioteca, Delegada de Grupo e Representante de Grupo, também, com assento permanente nos Conselhos Pedagógicos da Escola.

Como personalidade de respeito no meio em que se insere (MEALHADA), colabora, assiduamente e sem outra gratificação que não o respeito dos leitores, com o “Jornal da Mealhada”, agora, online também (www.jornaldamealhada.com); foi Diretora do jornal “Mealhada Moderna”.

Mulher de causas, foi edil na Câmara Municipal da Mealhada, por um movimento independente conotado com os ideais socialistas; tendo em conta que, como afirma PONGE, “O homem é o futuro do homem”, entende que, como cidadã, tudo deve fazer para contribuir para o bem geral.

Num certo momento da vida, o insondável destino levou-a, nos finais dos anos 80 e princípios dos anos 90, a viver em Itália durante três anos, quase quatro, que lhe permitiram viajar por vários continentes, Europa, Ásia e África, onde sentiu que se enriqueceu pessoalmente, ao contactar e conhecer, mais profundamente, culturas e filosofias de vida absolutamente arrasadoras de tão ricas, belas e humanas.

Hoje, a escrita de ensaios, textos de interesse literário, poesia ocupa muito do seu tempo que ainda dá para colaborar com Instituições de Solidariedade Social, através das quais expande, naturalmente, o seu modo de estar no mundo Telúrico-filosófico, numa esperança contínua de ser parte de um mundo melhor, para bem do próximo. Continua a dedicar-se ao Ensino, de modos diferentes, pois, como afirma, “há vírus que nos não largam”.

Tem página no Facebbok (http://www.facebook.com/profile.php?id=100000197344912) e mantém, desde 2009, um blogue (http://lusibero.blogspot.com/), onde escreve poesia, análise política e social e ensaios literários e filosóficos.

2 comentários:

  1. Bom eu continuo a seguir, umas veses mais aciduo que outras mas continuo por aí...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Campista...Eu também continuo por aqui, como pode ver.
    Beijo amigo por continuar a seguir-me!
    Ma Elisa

    ResponderEliminar