domingo, 7 de fevereiro de 2010

Poema :"cruzados do mar..."

FOTOS GOOGLE




Corre-me nas veias, sangue com odor a maresia…

Não há vida que sorria
Ao povo que do mar nasceu,
Se não puder ver surgir
As águas do viver seu…

Engolem-se lágrimas,
Sorve-se a Esperança trazida
Em garrafas de Vida…

MAS…SEM MAR, NÃO HÁ VIDA!

Personagem presente, na ausência…
Nostalgia à deriva nas ondas da evidência,
És tu, MAR-OCEANO,o lado lúdico
Da impaciência
Do viver do exilado, do outro lado da Terra!

Está em guerra, o português,
Sempre que, longe da PÁTRIA
Não pode molhar os pés
Nas lágrimas do marulhar
Do seu bocado de Mar…

TERRA MOLHADA DE PEIXE A ESCORRER
ÁGUA SALGADA…

Desterro de quem viu a vida naufragada
Nos óleos orientais
Das palmeiras perfiladas…

Cruzados do ACHAR um outro mundo
Com MAR…
Soluços de impaciência!
MAR- MÚSICA a marulhar, no ir e no vir,
No sangue a fluir,
No partir e no chegar…
Azul-vermelho da Vida do povo do NAVEGAR…
Andrajoso, corajoso,
Ansioso por se DAR,
O povo do meu país come as lágrimas do suar…

MAR- SOFRIMENTO-POESIA!
Verdade do dia-a-dia!
Sinto-te a vida a pulsar
No beijo da ardente Despedida…
LÁBIOS- VIDA… ressonância bíblica…
Bebida do sofrer na água inesgotável, arável…
Fonte da IMAGEM- PÁTRIA- FLORIDA!



C7G-44/29 (mds) -FEV/010

19 comentários:

  1. Na verdade, este poema é uma ode á nossa LUSITÂNIEDADE...canta os nossos sentimentos, as nossas lágrimas, as nossas odisseias e por fim...AINDA, a nossa esperança! Lindo! Para ser lido com pompa e circunstância no dia de Portugal... sem dúvida nenhuma!
    Parabens!
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  2. "Ó mar salgado, quanto do teu sal
    São lágrimas de Portugal!"...

    "MAR- MÚSICA a marulhar, no ir e no vir,
    No sangue a fluir,
    No partir e no chegar…
    Azul-vermelho da Vida do povo do NAVEGAR…
    Andrajoso, corajoso,
    Ansioso por se DAR,
    O povo do meu país come as lágrimas do suar…"

    Maria,

    estou achando que o teu poema está melhor que o de Fernando Pessoa, minha amiga! Ou, não deixando nada a desejar para o poeta!
    Bravíssimo!

    Beijos, amiga!
    Grata por visitar-me...

    ResponderEliminar
  3. A Poesia faz parte do respirar dos portugueses,
    embora muitos a repudiem, ou digam que já
    não é importante, como se se pudesse desistir
    da mesma.Mas não só dos portugueses, há outros
    povos que respeitam e amam a poesia.
    Saudações bloguistas/Irene

    ResponderEliminar
  4. GRAÇA PEREIRA: minha amiga! Pois se eu não consigo que uma qualquer Editora tenha vontade de apreciar a minha POESIA(não apstam em novos autores!) como é que o hei-de ler ,num DIA de PORTUGAL?
    Obrigada, querida amiga, pelas tuas palavras que são um elogio grandioso!
    BEIJOS de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. "silenciosamente ouvindo...":O que disse à GRAÇA PEREIRA serve ,perfeitamente, para responder ao teu comentário, Irene! mas, como bem sabes, os portugueses não dão valor a outra cultura que não seja a do dinheiro...
    Recordas que já CAMÕES se queixava disso no fim dos Cantos de "OS LUSÍADAS"?
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. MINHA QUERIDA GRAÇA: obrigada por essas palavras tão elogiosas. PESSOA É o MAIOR, depois de CAMÔES, para mim!Eu nem sequer sou poetisa editada, reconhecida com tal!Vou escrevendo e oferecendo a minha obra aos amigos da Blogosfera!
    Não tens que agradecer a minha visita ao teu sítio; vou onde acho identificações comigo, com o meu sentir.
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. É um forte e belo poema ao país do mar que corre ainda no nosso sangue, cruzados do sonho e da universalidade, ficou-nos na diáspora, a melancolia, o amor e a saudade.
    Gostei do teu poema feito de mar e de olhos que não largam, na terra estreita que nos coube no regresso, o perfil longínquo dos barcos no horizonte.
    Obrigado pelas tuas visitas ao meu blogue, À Beira de Água. Pelo nome do blogue podes ver como adoro as águas e o mar, que é o Grande Poema.
    Nunca vivi em S. Tomé. Mas conheço. Pois tenho lá a Rita, a mimha filha a trabalhar e fomos lá vê-la, em 2008, onde paassámos duas semanas.
    É uma terra linda.
    Onde vivi durante 9 anos foi no Oriente. E por lá conheci a Diáspora. O amor que os portugueses espalhados pelo mundo sentem por Portugal. É, aliás, na distância que se ama o país nosso. E se pode sentir mais profundamente poemas como o teu.
    Um abraço.
    Eduardo

    ResponderEliminar
  8. EDUARDO ALEIXO: é um prazer ler as tuas palavras e ver que os portugueses como nós, ainda fazem poemas ao mar, dos nossos genes e que, apesar de tudo, nos mantém na Diáspora.é interessante que nós, portugueses ,temos, na realidade arreigado em nós esse Amor pela Pátria que ,ao nos encontrarmos longe dela, sofremos aquele "SOFRER" inexplicável que advém da Saudade, da falta do nosso Ar e do cheiro do nosso Mar...
    "Ver-nos-emos" por aí, meu amigo, pela blogosfera...
    BEIJO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. "MAS…SEM MAR, NÃO HÁ VIDA!"

    O mar, o mar, sempre recomeçado!

    Sabe caríssima amiga, fui do mar muitos anos.

    Amei.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Dizem que somos um país de poetas, mas somos tudo isso e muito mais... um belo poema que traduz a essência dum povo.
    Parabéns
    Chris

    ResponderEliminar
  11. MANUEL MARQUES: o amigo "foi" do mar ...e é do MAR! Ele possui-nos com garras, do "PARA SEMPRE"!
    BEijo amigo de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. CRIS: tens razão! a nossa essência está no mar que nos traçou o Destino...
    BEIJO ,amiga!
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. É a primeira vez que entro neste espaço acolhedor, sentindo-me identificado em muitos dos temas abordados, encarando como privilégio ser um seguidor.
    Apreciei muito o seu poema. Os portugueses sâo um povo de grande personalidade e extremamente destemidos, repartidos entre a terra e o mar. Faço este comentário de Sines, terra de Vasco da Gama, símbolo e orgulho de Portugal no mundo.
    Cordialmente do AZIMUTE
    (kanimambo-carlos.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  14. jorge: é com imenso prazer e muita honra que o vejo por aqui. Já o estou a seguir, porque fui ver o "AZIMUTE" e gostei! Vou, no entanto, estudá-lo melhor ,para fazer um comentário estruturado e honesto!
    ABRAÇO AMIGO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  15. Lindo este poema, Maria!!
    Obrigada!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  16. Que poema bonito você escreveu, e que forte!
    Poema de quem ama o mar.
    beijo

    ResponderEliminar
  17. Minha querida Maria
    lindissimo poema...talvez seja o mar que nos faz poetas.
    Somos um grande povo.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  18. Mº LÚCIA E ANGELA: é o que faz amar o Mar, desta portuguesa maneira! Mar é princípio e será sempre o fim da nossa identidade...
    Beijitos para vós de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  19. SONHADORA: somos um grande povo, verdadeiramente...Infelizmente, nunca temos governantes à altura da nossa grandiosidade e, por isso, lá voltamos a divorciarmo-nos da PÁTRIA madrasta, com a mala de cartão, à procura do pão, noutros longínquos cantos do mundo...
    Beijitos amigos de
    Lusibero

    ResponderEliminar