segunda-feira, 7 de setembro de 2009

“MISSIONÁRIA de PALAVRAS, a luta continua….”




Quase sem dar por isso, encontrei-me ontem à noite, perante o CANAL HOLLYWOOD da TV CABO, a ver, pela enésima vez, o filme “AMOR SEM FRONTEIRAS”, cujos protagonistas, Angelina Jolie e Clive Owen encarnam as personagens de uma funcionária da ONU, para os refugiados e um médico empenhado em causas humanitárias. É evidente que há uma história paralela… mas não é por esse motivo que falo, hoje , do filme e nem sequer me importam os nomes dos actores. SARAH e o Dr.CaLLAHAN estão ao serviço de causas humanitárias, em terríveis teatros de guerra, de fome, de brutalidade feroz, que só o demónio pode provocar. O curso de MEDICINA exigiu dele um compromisso sagrado: salvar vidas! O posto que ela ocupava (tudo isto em1995!) na Comissão de apoio aos refugiados, exigia dela um grande envolvimento na entrega de bens de primeira necessidade, quer para os médicos quer para matar a fome aos esquecidos por DEUS.
A história começa no, já então, martirizado SUDÃO e no DARFUR, palco de um dos maiores genocídios da humanidade, ainda nos dias que correm e no momento em que, em paz, eu estou ao computador a escrever este post…
Por uma questão de carácter e de consciência cívica, reajo de um modo sentidamente brutal, a este tipo de situações; a falta de água em qualquer parte do mundo, a falta de alimentos por falta de chuva, a falta de tecnologias que ajudem a superar estas carências, a brutalidade da chacina de mulheres e crianças em circunstâncias que nada têm a ver com o prazer de matar, mas mais com os instintos de animais ferozes com que o diabo dotou seres que ,à partida, deviam ser humanos, impedem-me de me calar.
(E já estou a “ouvir as habituais vozes do “contra”…)
Confesso aos amigos uma coisa, muito íntima: sempre desejei pertencer a uma organização humanitária. Acontece que, como diz o ditado popular, “O HOMEM PÕE E DEUS DISPÕE”: vi-me, aos 19 anos PROFESSORA PRIMÁRIA…casei e tive dois filhos…vi-me divorciada a tirar o curso de PORTUGUÊS/INGLÊS na UNIVERSIDADE DE COIMBRA…vi-me a ter que ganhar a vida para mim e para os meus filhotes…e vi o sonho para sempre adiado! Hoje, a idade já não me permite veleidades…
Por tal motivo, não há maldade de ninguém que me faça pensar duas vezes, quando é preciso bater nestas situações que envergonham o mundo, dito, civilizado e desenvolvido, eu incluída.
EM 1995 havia no mundo 50 milhões de refugiados. Hoje, 2009, as estimativas, por alto, são de 250 milhões!
Neste filme de que vos tenho estado a falar, as duas personagens passam dos horrores do Sudão aos do CAMDOJIA DO TEMPO DO FACÍNORA POL-POT e aos da guerra da TCHECHÉNIA, onde uma terrível luta lembrava ao mundo que a “EX UNIÃO SOVIÉTICA” não pretendia ser apenas “RÚSSIA”, Em todos estes casos, as organizações humanitárias têm sido forçadas a encararem seres diabólicos, saídos das cavernas do mais profundo inferno, seres graníticos (com todo o respeito que o granito me merece!), sem alma e sem SEREM… qualquer coisa!
Poderia falar de outros grandes genocídios da HISTÓRIA da humanidade: o do RUANDA, o da JUGOSLÁVIA, o da CROÁCIA…
Poderia lembrar as” CRUZADAS” da BAIXA IDADE MÉDIA e também já da ALTA IDADE MÉDIA…Poderia referir os genocídios provocados por ÁTILA e por GENGIS KHAN…
DEIXO AO PENSAMENTO DE QUEM ME LER, ESSA TAREFA, PARA DIVIDIR O SOFRIMENTO…

11 comentários:

  1. Eu também dei por mim a ver esse filme...

    Triste e bonito ao mesmo tempo, o mundo é incompreensível, a humanidade nunca chegou a perceber o que é realmente importante.

    Nunca irá perceber.

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade , BRUCE! METE PENA VER QUE,SE NÃO HOUVER PETRÓLEO, não há necessidade de intervir... Veja os EUA, a U.E, a ONU, etc
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. Isto é consequência da má redistribuição da riqueza e das politicas mundiais, obviamente. O que nos faz pensar nao num país terceiro mundista mas num mundo atrasado com a internet na mão e pessoas a morrer de fome, cuidados primários de saude e de sede noutro.

    A sua voz de missionaria chama-a, impele-a, e nao falçe na idade. Há muita maneira de servirmos o proximo no voluntariado também em Portugal. Muitas vezes podemos fazer perto o que julgávamos só eficiente longe. Nao me leve a mal, mas atreva-se a dar mais o seu tempo com a sua disponibilidade e capacidade de serviço em serviços de voluntariado: os que entender.

    aquele beijinho e gostei muito de ler a maneira como abordou o assunto falando também do seu percurso.

    beijinho amigo

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria !!!

    Seja bem vinda !!!

    Antes de mais queria dizer-lhe que os temas da sua playlist foram muito bem seleccionados,tornando-se ainda mais aprazível a passagem por este blog,parabéns !!!

    Agora comentando o seu texto, deixe que lhe chame "Mãe Coragem", acho que foi isso mesmo que a Maria foi, perante todas as adversidades que a vida lhe colocou...o importante é que consigamos dar a volta por cima, penso que isso a Maria conseguiu.. e bem !!!
    Agora comentando a outra parte do texto, infelizmente Maria, sabemos que perante grandes interesses económicos a vida humana vale "zero", e dificilmente conseguiremos mudar isso, mas tal como diz a Maria, nunca é demais agitar-mos as águas para despertar-mos mentes adormecidas.
    Para finalizar,gostaria de dizer-lhe que temos um ponto em comum, tal como a Maria também gostaria de fazer parte de uma Organização Humanitária, mas não consigo dispor de tempo suficiente para tal, quem sabe um dia !!!

    Beijinho

    Norberto

    ResponderEliminar
  5. NORBERTO:cansei-me de tanto passar pelo seu blog...Isso é que foram férias longas, seu maroto...
    Fico feliz por a "playlist" estar a agradar aos amigos; se eu pudesse , poria imensas músicas de que gosto... Assim, vou-as substituindo, de vez em quando!
    O mundo é estranho, não é Norberto?
    MAS É NESTE QUE VIVEMOS E ENTENDO QUE DEVEMOS LUTAR PARA QUE SEJA MAIS JUSTO!
    Não, meu amigo, não sou uma mulher corajosa... Mas sei quando e até onde posso ou devo ir;
    OH, DEUS! às vezes, também me engano! Sou humana...
    BEIJINHO MUITO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. DANIEL(LOBINHO):é verdade o que dizes e é o que eu faço... Pertenço a uma organização que se empenha em procurar, junto de empresas, comida e/ou outros bens para distribuir por quem precisa. E só te digo isto , AQUI, para não pensares que não sei que fazer nos tempos livres...Aliás ,só o estou a dizer a ti...
    BEIJINO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. Apenas relevei o seu espírito missionário e altruísta, e sim, estava a pensar AÍ porque se torna prático e pode dedicar mais tempo, mas olhe que o voluntariado no hospital é muito gratificante ou nas paróquias em associações e pessoas carenciadas de apoio que nao tem de ser necessariamente material.

    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Mulher corajosa :-)
    Muito bonita a forma como encaixa o enredo do filme com a sua experiencia de vida e como partilha os seus anseios e alguns sonhos ainda por realizar. Nunca se ache com demasiada idade para perseguir os seus sonhos, minha amiga. Uma beijoca

    ResponderEliminar
  9. FRANCISCO: não sou nada corajosa! Sou ,até, uma "caguinchas", como dizem cá pelas nossas partes! Só que há momentos na vida em que a dignidadeou a força do amor e dos princípios "puxam" mais por nós...
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria !!!

    Infelizmente minha amiga, a minha ausência não se deve a essas férias,(que ainda não tive), mas sim a problemas pessoais, nos quais preciso acreditar que tenham um final feliz.

    Beijinho

    Norberto

    ResponderEliminar
  11. Também vi esse filme, que é um verdadeiro apelo ao mais profundo e humano em nós: a capacidade de dar.
    Um beijo muito grande.

    ResponderEliminar