quinta-feira, 9 de março de 2017

Sobre o 1º ano de mandato do Presidente da República



Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje um ano de mandato que se caracterizou por um estilo muito interventivo.
O Presidente dos afetos, conquistou-me pela proximidade em relação aos cidadãos, e pela desdramatização e procura de convergências.
Não foi a minha opção de voto, mas hoje assumo que é o meu Presidente, um Ser Humano que se identifica com a minha forma de estar na vida...a REconstrução de um País mais Humano e Solidário.

Não admira que a sua relação com o PSD liderado por Pedro Passos Coelho tenha registado, por isso, alguma tensão.
******
"No plano externo, realizou 21 deslocações ao estrangeiro, três das quais visitas de Estado, a primeira em maio, a Moçambique, e as outras em outubro, à Suíça e a Cuba – onde teve um encontro com Fidel Castro, um mês antes da morte do líder histórico cubano.
Destacam-se ainda as inéditas comemorações do 10 de Junho em Paris com os portugueses residentes em França, juntamente com o primeiro-ministro, e a deslocação ao Brasil em agosto para a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
As suas saídas do país foram quase todas de curta duração, para encontros institucionais ou cimeiras, e a maioria a capitais de países europeus: Vaticano, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido. O chefe de Estado esteve também no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, e foi recebido em Casablanca pelo rei de Marrocos.
Marcelo Rebelo de Sousa viajou ainda três vezes para assistir a jogos do Euro 2016, em França, incluindo a final, que Portugal venceu.
Em território nacional, realizou três edições de uma iniciativa a que chamou “Portugal Próximo”, no Alentejo, em Trás-os-Montes e na Beira Interior, e visitou a Região Autónoma da Madeira, incluindo os subarquipélagos das Desertas e Selvagens.
Evitou os Açores em ano de eleições regionais, mas tem agendada para Junho uma visita a todas as ilhas desta região."
******
Apesar de todas estas viagens, mostrando o que de bom tem este País e este Povo, o atual PR reduziu substancialmente os gastos em relação ao anterior PR.
Cavaco Silva falhou nas suas metas para a inovação, apesar de as defender...situação que neste momento se está a recuperar com o nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Parabéns Sr. Presidente!

Sem comentários:

Enviar um comentário